Skip to main content

Abrace a Digital Tax transformação

Do processo fiscal manual ao automatizado

Mudanças em Global Tax, requisitos regulamentares em mutação desencadeiam ações

A transformação digital para as funções fiscais das empresas está ancorada em dados comerciais limpos, completos, relevantes e oportunos dos sistemas de planeamento de recursos empresariais (ERP). Os benefícios para uma função fiscal de uma transformação digital devidamente planeada abrangem o espetro de relatórios em tempo real, melhor transparência fiscal, confiança nos dados para fins de planeamento, conformidade eficiente e, finalmente, relatórios fiscais, que é uma componente importante dos relatórios financeiros. Os relatórios fiscais do futuro são agora orientados por dados transacionais, pelo que a transformação no ERP também começa mais acima na cadeia, em processos empresariais críticos concebidos e construídos para a empresa, juntamente com as necessidades de dados fiscais incorporados.

Com os relatórios agora orientados por dados transacionais, muitos processos manuais tradicionais podem não satisfazer as necessidades de dados dos departamentos modernos. É aqui que a implementação de ferramentas tecnológicas e de automatização será fundamental para acrescentar valor ao negócio. E com as informações certas, os líderes podem elaborar um roteiro para orientar a sua viagem digital.

Faça download do relatório

A gestão de dados fiscais é menos arte e mais ciência. Uma função fiscal em evolução deve ter todos os elementos necessários para gerir os dados fiscais necessários para a conformidade, elaboração de relatórios, planeamento e gestão de controvérsias.

Começa com a captura de elementos de dados e, em seguida, com a criação de etiquetas de atribuição para o tipo de imposto, jurisdição, classificação de contas, etc., no momento em que as transacções comerciais são registadas num sistema ERP.

Para uma gestão de dados fiscais bem sucedida, a função fiscal tem de identificar e compreender os fatores de negócio que criam dados fiscais no panorama dos sistemas da empresa.

Fatores empresariais que geram dados fiscais:

  • Novos mercados e produtos
  • Novas jurisdições
  • Mudança na cadeia de abastecimento
  • Novos regulamentos
  • Novos modelos de negócio

A função fiscal tem de compreender este tipo de desafios, analisar as suas necessidades relativamente à mudança e determinar como gerir esses dados para efeitos de conformidade, elaboração de relatórios e gestão de futuras controvérsias.

À medida que as autoridades fiscais se tornam mais sofisticadas, estão a exigir mais dados, com maior frequência, aos contribuintes, colocando exigências adicionais aos departamentos de Tax. Como resultado, muitos processos fiscais manuais tradicionais podem não satisfazer as necessidades de dados dos departamentos de Tax modernos.

Então, o que é que os profissionais precisam para ajudar a satisfazer os requisitos de dados dos modernos departamentos de Tax?

  • Tratamento de dados e ERP

As ferramentas de organização de dados podem ser utilizadas para extrair e formatar os dados necessários para cumprir as múltiplas regras de jurisdição. As soluções ERP na cloud podem integrar as Tax Technologies com outras aplicações financeiras e empresariais.

  • Data lakes

Data lakes - repositórios centralizados para dados estruturados e não estruturados - ajudam a aumentar a conveniência e a facilidade de armazenamento de dados. Um estudo recente da Gartner1 mostrou que 57% dos líderes de dados e análises estão a investir em armazéns de dados, 46% estão a utilizar centros de dados e 39% estão agora a utilizar los data lakes.

  • Application programming interface (“API”)

A API é uma interface de software que permite que duas aplicações interajam entre si sem qualquer intervenção do utilizador. Em termos simples, API significa um código de software que pode ser acedido ou executado. O software precisa de mudar ao longo do tempo, e as API ajudam a antecipar as mudanças.

A função fiscal de hoje e a função fiscal de amanhã exigem que os profissionais de Tax tenham acesso a dados em tempo real, ao nível das transações. E têm de poder confiar na sua exatidão. Isto não será diferente à medida que os clientes se preparam para responder ao segundo pilar e precisam de recolher informações a nível global num período de tempo muito curto.

A transição para aplicações baseadas na nuvem apoia melhor a gestão do risco através de atualizações consistentes do software, a fim de abordar futuros regulamentos e proporcionar uma maior visibilidade dos dados, ao mesmo tempo que fornece uma pista de auditoria digital acessível.

Para as multinacionais com grandes pegadas globais e exposições fiscais, uma mudança para a nuvem pode permitir aos líderes fiscais a nível de grupo e aos executivos da sede uma visão sem precedentes das posições, riscos e oportunidades fiscais globais da empresa.

Os líderes fiscais estão a recorrer cada vez mais à tecnologia para obter respostas - e encontrar novas formas de acrescentar valor ao negócio. Com a informação certa, os líderes podem elaborar um roteiro para orientar a sua viagem digital.

  1. Interaja com as funções de TI, comerciais e financeiras
  2. Compreender como planear a abordagem, pensar em termos gerais
  3. Alinhe-se com os objectivos organizacionais
  4. Ultrapasse os imperativos tradicionais de garantia da qualidade e de manutenção do controlo na gestão de projetos globais fiscais
  5. Acrescente mais valor em linha com as prioridades dos CFOs, envolvendo-se para além das fronteiras organizacionais tradicionais

Os líderes fiscais e os executivos das empresas devem garantir que as preocupações da função fiscal são representadas quando se considera a estratégia de dados a nível da organização e o percurso de transformação digital. Isto será imperativo para garantir que a organização está equipada para satisfazer os requisitos de negócio atuais e futuros impostos pelos stakeholders externos e internos.

Do processo fiscal manual ao automatizado

Mudanças em Global Tax, requisitos regulamentares em mutação desencadeiam ações

A transformação digital para as funções fiscais das empresas está ancorada em dados comerciais limpos, completos, relevantes e oportunos dos sistemas de planeamento de recursos empresariais (ERP).

Está interessado em saber mais?

Explore os sistemas ERP na nuvem para obter benefícios tangíveis imediatos