Skip to main content

Vencedores foram anunciados

4ª Edição dos Prémios Sirius

Vice-Presidente da República, Engº. Manuel Vicente, presente na entrega dos prémios.

Já foram revelados os vencedores da 4ª edição dos Prémios Sirius, uma iniciativa da Deloitte que culminou esta noite com a Gala de anúncio dos vencedores e entrega dos troféus, na qual marcou distinta presença o Excelentíssimo Vice-Presidente da República de Angola, Senhor Eng.º Manuel Domingos Vicente.

O Presidente da Deloitte em Angola, Rui Santos Silva, salientou que todos “os actores e os responsáveis pelo progresso e promoção da economia do País, chamando a si a responsabilidade que têm perante a sociedade além da sua actividade económica, extrapolando o seu papel para outros sectores de actividade. Em todos os vectores em que actuam, são também os empresários que se assumem responsáveis por tornarem Angola um País cada vez mais competitivo, assegurando o seu crescimento, no caminho do sucesso.”

O Júri da iniciativa, presidido pelo Professor Doutor Manuel Nunes Júnior, acompanhou os trabalhos que deram origem às distinções de empresas e personalidades, reconhecidas esta noite, pelos seus exemplos de valorização da economia e do empresariado nacional em Angola. Na intervenção de abertura, o Presidente do Júri partilhou que “premiámos os melhores e que são exemplo por desenvolverem boas práticas, por que são empresários e empresas esclarecidas e competentes” – referiu o presidente do Júri independente que encontrou os vencedores em cada uma das nove categorias.

Durante o evento, Sua Excelência o Vice-Presidente recebeu o Troféu Comemorativo Prémios Sirius entregue por Rui Santos Silva, presidente da Deloitte Angola, como um símbolo do apoio dado a esta iniciativa, confirmado pela presença tão distinta, que representou “um estímulo para fazermos ainda mais pela economia nacional através desta e de outras iniciativas”, afirmou Rui Santos Silva.

Para além do Troféu Comemorativo Prémios Sirius, a organização distinguiu o atleta José Sayovo,  com um Prémio Especial Sirius 2014, Angola no Mundo pela forma como colocou a sua brilhante carreira desportiva na projeção internacional do país.

 

Os premiados Sirius 2014 são:

 

Prémio Empresa do Ano, Sector Financeiro

Avalia a qualidade e alcance das estratégias e dos projectos e a qualidade, rigor e abrangência da informação publicada, por empresas do sector financeiro angolano.

VENCEDOR:

BFA – Banco de Fomento Angola

Outros nomeados na 4ª edição: Banco Angolano de Investimento, Banco BIC, Banco Millennium Angola, Banco de Negócios lnternacional, Banco Privado Atlântico, NOSSA - Nova Sociedade de Seguros de Angola.

 

Prémio Empresa do Ano, Sector Não Financeiro 

Avalia a qualidade e alcance das estratégias e dos projectos e a qualidade, rigor e abrangência da informação publicada, por empresas do sector não financeiro angolano. 

VENECEDOR:

Kero - Grupo Zahara

Outros nomeados na 4ª edição: Angola Cables, Cosal, CUCA - Companhia da União de Cervejas de Angola, Equador, FCKS - Fábrica de Cimento do Kwanza Sul, Mecofarma, Opaia, Pumangol, Refriango, Sociedade Mineira de Catoca, Sonangol, E.P., Unitel.

 

Prémio Melhor Relatório de Gestão e Contas, Sector Financeiro 

Avalia a qualidade da informação de gestão e financeira que a empresa produz anualmente sobre a sua actividade e performance ao longo do ano anterior.

VENCEDOR: 

Banco de Fomento Angola 

Outros nomeados na 4ª edição: Banco Angolano de lnvestimento, Banco BIC, Banco Millennium Angola, Banco de Negócios lntemacional, Banco Privado Atlântico, Banco Regional do Keve.

 

Prémio Melhor Relatório de Gestão e Contas, Sector Não Financeiro 

Avalia a qualidade da informação de gestão e financeira que a empresa produz anualmente sobre a sua actividade e performance ao longo do ano anterior.

VENCEDOR: 

TPA - Televisão Pública de Angola 

Outros nomeados na 4ª edição: EDEL- Empresa de Distribuição de Electricidade de Luanda, EPAL- Empresa Pública de Águas de Luanda, SISTEC - Sistemas, Tecnologias e Indústria, Sociedade Mineira de Catoca, Sonangol, E.P.

 

Prémio Melhor Gestor do Ano 

Avalia a qualidade, alcance e notoriedade do trabalho desenvolvido por um líder de uma Empresa ou Organização Pública ou Privada, dirigido a Gestores de Empresas e Organizações Públicas e Privadas.   

VENCEDOR: 

Manuel Gonçalves - ENSA

Outros nomeados na 4ª edição: António Nunes - Angola Cables, Jorge Arrulo – SOBA, José Macedo – Lactiangol, SA, Manuel Monteiro - Ferti Angola, Mário Barber - Banco Angolano de Investimentos, Rui Cruz – lmogestin, Rui Pinto - Clínica Sagrada Esperança, Rui Santos – SISTEC.

 

Prémio Melhor Programa de Desenvolvimento do Capital Humano 

Avalia a qualidade, alcance e impacto dos programas de valorização do capital humano nas empresas e de captação e promoção de talento.

VENCEDOR

Sonangol, E.P.

Outros nomeados na 4ª edição: Banco Angolano de lnvestimento, Banco Millennium Angola, Banco Privado Atlântico, Chevron - Cabinda Gulf Oil Company, Refriango, SISTEC - Sistemas, Tecnologias e Indústria, Terras do Futuro.

 

Prémio Melhor Programa de Responsabilidade Social 

Avalia a qualidade e alcance dos projectos/iniciativas de responsabilidade social, dirigindo-se a Empresas e Organizações Públicas e Privadas. 

VENCEDOR: 

BP - British Petroleum

Outros nomeados na 4ª edição: Banco Privado Atlântico, Chevron - Cabinda Gulf Oil Company, ENSA - Seguros de Angola, Odebrecht, Sociedade Mineira de Catoca.

 

Prémio Empreendedorismo 

Avalia empresários, gestores e líderes de organizações que, pela qualidade, relevância económica do desempenho e contributo, pelo potencial de futuro ou pelo papel que atribuem à inovação, contribuem para o desenvolvimento de Angola e, em particular, para a diversificação e/ou descentralização económica do país. 

VENCEDORES: 

António Faceira e Luís Faceira - Grupo Faceira

Outros nomeados na 4ª edição: Adérito Areias - Grupo Adérito Areias, Agostinho Kapaia - Grupo Opaia, António Branquinho Maia - Grupo Equador, António Soares - Grupo Cabire, Elias Piedoso Chimuco - Grupo Chicoil, Hélder de Sousa - Grupo Cafago, , Maria do Carmo do Nascimento - Federação de Mulheres Empreendedoras de Angola, Odete Marlene Fonseca - Associação de Mulheres Empresárias de Luanda.

 

Prémio Melhor Programa de Educação Financeira no Sector Bancário 

Avalia programas e acções que contribuam para a elevação dos índices de cultura e literacia financeira e para uma maior inclusão dos cidadãos e das famílias angolanas no quadro do funcionamento do sistema financeiro e das suas instituições.

VENCEDOR: 

Banco BIC

Outros nomeados na 4ª edição:, Banco Caixa Geral Totta Angola, Banco de Fomento Angola, Banco Millennium Angola, Banco Privado Atlântico, Banco de Poupança e Crédito, Banco Regional do Keve, Banco Sol.

 

Perguntas frequentes

P: O que são os Prémios Sirius? 

R: Os Prémios Sirius são uma iniciativa promovida pela Deloitte que tem o objectivo de reconhecer os melhores desempenhos da comunidade de negócios em Angola. Pelo quarto ano consecutivo desde 2011, a Deloitte organiza os Prémios Sirius, constituindo esta a 4ª Edição referente a 2014. A edição desde ano estreia uma nova categoria, para além das oito da edição anterior, sendo a nova categoria destinada a premiar o melhor relatório de gestão e contas no sector não financeiro. Os vencedores em todas as nove categorias serão anunciados numa gala de honra, a realizar a 27 de Novembro, em Luanda. 

P: Como são atribuídos os Prémios Sirius 

R: O Júri dos Prémios Sirius define os guias de nomeação que ditam os critérios e linhas orientadoras sobre o que o Júri valoriza nos projectos avaliados. Para cada uma das categorias a concurso existem grelhas de avaliação, definidas de acordo com as orientações do Júri e aprovadas pelo mesmo. O Júri define o universo das organizações e profissionais avaliados. As equipas técnicas da Deloitte conduzem um trabalho de pesquisa com base em fontes de informação públicas e informações recolhidas junto das diferentes organizações identificadas. Os membros do Júri, independentes da Deloitte, avaliam as entidades segundo os guias de nomeação e grelhas de avaliação, apurando os nomeados para cada uma das nove categorias. O mesmo Júri, sempre que necessário, solicita elementos adicionais de avaliação que permitam uma análise mais rigorosa para a tomada de decisão sobre o vencedor. Os premiados são conhecidos na gala de entrega dos Prémios Sirius que este ano tem lugar no dia 27 de Novembro, em Luanda, no Hotel Epic Sana. 

P: Qual o papel e a composição do Júri dos Prémios Sirius? 

R: O Júri dos Prémios Sirius tem como missão a definição dos critérios orientadores e a coordenação do trabalho de avaliação. O Júri mantém assim a necessária distância e independência face ao processo de escolha de nomeados e premiados, sendo composto por distintas personalidades da vida económica e empresarial que são representativas de diversas comunidades do mundo empresarial e de negócios. Os membros do Júri são: 

Manuel Nunes Júnior, Presidente do Júri 

Henda Inglês, Presidente do Instituto para o Sector Empresarial Público 

José Severino, Empresário, Presidente da AIA – Associação Industrial de Angola 

Laurinda Hoygaard, Economista, Reitora da Universidade Privada de Angola 

Manuel Alves Monteiro, membro do Conselho da EDP 

Vera Daves, Administradora Executiva da Comissão de Mercado de Capitais 

 

Contactos


Para mais informações contacte:

Francisco Botelho

(+244) 928 68 98 97

fbotelho@jlma.co.ao