A 1 de fevereiro de 2021, o Presidente Biden anunciou, através da Proclamação 10144, que a tarifa suplementar de 10% sobre as importações de alumínio dos Emirados Árabes Unidos ("EAU") permaneceria em vigor. Esta medida anulou as medidas tomadas pela anterior Administração Trump, que tinha concedido uma exclusão destas tarifas para o alumínio originário dos EAU, que entraria em vigor a 3 de fevereiro de 2021, depois de os EAU terem concordado com restrições de quotas para as exportações de alumínio para os EUA. Assim, a proclamação do Presidente Biden anulou efetivamente a exclusão dos EAU antes de esta entrar em vigor.
Os EUA impõem atualmente uma tarifa suplementar de 25 por cento sobre as importações de aço e uma tarifa suplementar de 10 por cento sobre as importações de alumínio provenientes da maioria dos países, incluindo os EAU, com base na posição dos EUA de que estas importações prejudicam os produtores americanos de aço e alumínio e, por conseguinte, ameaçam a segurança nacional dos EUA.
Os especialistas em Global Trade Advisory da Deloitte fazem parte de uma rede global de profissionais que podem prestar assistência especializada a empresas em questões de comércio global. Os nossos profissionais podem ajudar as empresas que procuram gerir os impactos e potenciais impactos dos desenvolvimentos acima descritos através de: