Skip to main content

Tech Trends 2022

Projecte o seu futuro tecnológico

O 13º relatório anual Tech Trends da Deloitte apresenta perspectivas e inspiração para desbloquear inovação, criar confiança e construir mais-valias para o seu futuro percurso digital. Convidamo-lo a explorar as sete tendências.

Tendências

Partilha de dados facilitada

As novas tecnologias dão origem a modelos de negócio e produtos inovadores, simplificando a técnica de partilha de dados entre organizações - preservando sempre a privacidade.

Facilidade na partilha de informação

Resumo

 

Uma série de novas tecnologias prometem simplificar a mecânica de partilha de dados entre as organizações, preservando simultaneamente a privacidade. Como parte de uma tendência crescente, as organizações estão a desbloquear mais valor dos seus próprios dados confidenciais, ao mesmo tempo que utilizam enormes volumes de dados de origem externa que tradicionalmente estavam fora dos limites. Isto pode abrir um novo cenário de oportunidades impulsionadas por dados.
Na verdade, a capacidade de partilhar dados seguros com outros dentro de um ecossistema ou cadeia de valor está a dar origem a novos modelos de negócios e produtos. Por exemplo, ao agregar dados clínicos em plataformas partilhadas nos primeiros dias da pandemia da COVID-19, investigadores, autoridades médicas e fabricantes de medicamentos conseguiram acelerar o desenvolvimento de tratamentos e vacinas. Adicionalmente, estes mesmos protocolos de partilha de dados ajudaram os fabricantes de medicamentos, agências governamentais, hospitais e farmácias a coordenar e executar programas de vacinação abrangentes que priorizam eficiência e segurança e protegem a propriedade intelectual. Leia a tendência completa para saber mais.

17 minutos de leitura8 de dezembro de 2021

Lições da linha da frente

Leia os insights dos líderes de pensamento e histórias de sucesso de organizações líderes.

CVS Health | CVS cria a partir de dados a base para distribuir vacinas

Catena-X | Catena-X altera o modelo de colaboração da cadeia de valor automóvel

DARPA | DARPA acelera a codificação de dados

Kyle Rourke, VP para a estratégia de plataforma global, Snowflake

Verticalização da Cloud

Os fornecedores de cloud e de software oferecem agora soluções verticais específicas que modernizam os processos antigos e impulsionam a inovação. Implantá-los é um processo de montagem, libertando desta forma as organizações para focarem os recursos na diferenciação competitiva.

A Cloud torna-se vertical

Resumo

O centro de gravidade em torno da transformação digital deixou de atender às necessidades de TI de uma organização agnóstica do sector para atender às necessidades estratégicas e operacionais exclusivas de cada sector e até mesmo de cada subsector.
Os fornecedores de Hyperscalers e SaaS estão a trabalhar com integradores de sistemas globais e clientes para fornecerem serviços e aceleradores de negócios modulares e verticais específicos que possam ser facilmente adoptados e construídos para uma diferenciação única. À medida que esta tendência ganha força, a implementação de aplicativos tornar-se-á num processo de montagem e não de criação – uma alteração que pode reordenar toda a pilha de valor.
Os processos de negócios irão tornar-se produtos estratégicos para serem adquiridos, libertando as organizações para concentrarem recursos preciosos de desenvolvimento em áreas fundamentais de estratégia e diferenciação competitiva. Leia a tendência completa para saber mais.

13-minutos de leitura | 8 de dezembro de 2021

Lições da linha da frente

Leia os insights dos líderes de pensamento e histórias de sucesso de organizações líderes.

Marijan Nedic, vice presidente, responsável pelas soluções de negócio TI, SAP

Blockchain, preparado para o negócio

As blockchain e outras plataformas de tecnologia de registo distribuído estão fundamentalmente a alterar o modo de fazer negócios para além das fronteiras organizacionais e a ajudar muitas empresas a reinventar a forma de criar e gerir ativos digitais e tangíveis.

Blockchain: Preparado para o negócio

Resumo

As criptomoedas modernas e os tokens não fungíveis (NFTs) capturam os títulos dos meios de comunicação social e a imaginação do público, mas estas e outras tecnologias blockchain e de registo distribuído (DLTs) estão igualmente a “fazer ondas” nas empresas. Na verdade, as plataformas blockchain e DLT atravessaram a desilusão através do hype cycle e estão no bom caminho para impulsionar a produtividade real. Estas estão fundamentalmente a alterar o modo de fazer negócios para além das fronteiras organizacionais e a ajudar as empresas a reinventar a forma de criar e gerir identidade, dados, marca, proveniência, certificações profissionais, direitos de autor e outros activos tangíveis e digitais.
Os progressos técnicos emergentes e as normas reguladoras, especialmente em redes e plataformas não públicas, estão a ajudar a impulsionar a sua adopção por parte das empresas para além das organizações de serviços financeiros.
À medida que as empresas se sentem confortáveis com o blockchain e DLT, estão a proliferar em muitos sectores casos de utilização criativa, com líderes consagrados do sector a expandir os seus portfólios e a criar novos fluxos de valor, enquanto as startups sonham com novos modelos de negócios empolgantes. Leia a tendência completa para saber mais.

19-minutos de leitura | 8 de dezembro de 2021

Lições da linha da frente

Leia os insights dos líderes de pensamento e histórias de sucesso de organizações líderes.

Caisse des Dépôts | Caisse des Dépôts expande programas de blockchain nas finanças francesas.

Chow Tai Fook | O blockchain é para sempre para um joalheiro

US Department of Treasury | Como é que o blockchain passou de um mistério para uma tendência dominante no US Treasury

Andre Luckow, doutorado, responsável pelas tecnologias emergentes, Grupo BMW

TI reinventa-se a si mesma

As organizações de TI voltadas para o futuro estão a modernizar o “back office de TI”, afastando os humanos de reagirem a tickets e a tarefas para passarem para um modelo proativo de serviço livre e de engenharia de automatização.

As TI, perturbam-se a si mesmas: Automatização em escala

Resumo

Perante a crescente complexidade tecnológica e das expectativas mais altas de estabilidade e disponibilidade, alguns CIOs estão a reestruturar radicalmente as suas organizações de TI. Como? Tirando partido de uma página do manual de fornecedores de cloud. Estão a identificar processos manuais repetitivos e a aplicar uma combinação de engenharia, automatização e serviço livre. O resultado líquido são calendários simplificados, entrega de valor acelerada e TI mais eficaz e estável em todos os aspectos.
Este tipo de automatização disruptiva representa uma enorme oportunidade, contudo ainda não realizada. As tendências tecnológicas anteriores, tais como NoOps, Zero trust e DevSecOps, partilham um tema em comum: a importância de migrar para o código em toda a organização. Migrando da administração manual para a engenharia e automatização, as organizações podem gerir sistemas complexos com mais eficiência e melhorar a experiência do cliente através de uma maior disponibilidade e resiliência. Leia a tendência completa para saber mais.

15-minutos de leitura | 8 de dezembro de 2021

Lições da linha da frente

Leia os insights dos líderes de pensamento e histórias de sucesso de organizações líderes.

Capital One | A automatização na cloud desencadeia a agilidade do programador e a velocidade da inovação

Anthem | A automatização ajuda a Anthem a permanecer na liderança da turbulência do setor de seguros

UiPath | UiPath abriu caminho para o sucesso da automatização de TI

Bill McDermott, presidente e CEO da ServiceNow e da C.J. Desai, diretor de operações na ServiceNow

Inteligência artificial no ciberespaço

À medida que as organizações lutam contra as violações de segurança, a IA cibernética pode ser um multiplicador de força, permitindo às equipas de segurança não apenas responder mais rápido do que os ciber atacantes se movimentam, mas também antecipar estes movimentos e agir antecipadamente.

IA Cibernética: Defesa real

Resumo

As equipas de segurança podem em breve ficar sobrecarregadas com o elevado volume, sofisticação e dificuldade de detectar ciberataques. As áreas de ataque a empresas estão a expandir-se vertiginosamente. A utilização do 5G está em crescimento, em conjunto com o número de dispositivos ligados à rede; o trabalho remoto está a ganhar terreno; e os ataques de terceiros tornaram-se cada vez mais perniciosos. É tempo de chamar pelo backup de IA. A IA cibernética pode ser um multiplicador de força, permitindo às organizações não apenas responder mais rápido do que os atacantes se movimentam, mas também antecipar estes movimentos e agir antecipadamente.
A IA pode ser expandida para além dos aplicativos criados, tal como utilizá-la para acelerar a análise de dados, identificar anomalias e detectar ameaças. Estas técnicas emergentes de IA podem ajudar os analistas humanos a concentrarem-se na prevenção, na reparação e no desenvolvimento de uma postura de segurança mais proactiva e resiliente. E, à medida que a IA é adoptada em todo o negócio, pode também ser impulsionada para ajudar a proteger os recursos valiosos de IA e combater ataques alimentados por IA. Leia a tendência completa para saber mais.

17-minutos de leitura | 8 de dezembro de 2021

Lições da linha da frente

Leia os insights dos líderes de pensamento e histórias de sucesso de organizações líderes.

Sapper Labs Cyber Solutions | Sapper Labs combate o software com software

Adam Nucci, diretor adjunto de operações estratégicas, US Army

Mike Chapple, líder de segurança da informação e professor de análise e operações de TI, University of Notre Dame

Materialização física da stack tecnológica

A explosão de dispositivos inteligentes e o aumento da automatização das tarefas físicas estão a aumentar a missão das TIs para incluírem equipamentos de fabrico inteligente ligados à rede, robôs industriais, drones, dispositivos de sensores incorporados e inúmeros outros recursos fundamentais para o negócio.

A pilha tecnológica torna-se física

Resumo

Com a explosão de “dispositivos inteligentes” e o aumento da automatização de tarefas físicas, a missão da TI está a crescer de novo, estendendo-se para além dos computadores portáteis e telefones. Os CIOs devem agora analisar como integrar, gerir, manter e proteger os activos físicos fundamentais para os negócios, tais como equipamentos de fábrica inteligentes, robôs de cozinha automatizados, drones de inspecção, monitores de saúde e inúmeros outros.
Como as interrupções podem ameaçar os negócios ou a vida, os dispositivos na crescente pilha tecnológica física requerem os mais elevados níveis de disponibilidade e resiliência do sistema. E pode ser necessária uma nova abordagem para controlo e supervisão de dispositivos para ajudar a TI a gerir padrões desconhecidos, órgãos reguladores e questões de responsabilidade e ética. Finalmente, os CIOs deverão analisar como adquirir os talentos de tecnologia necessários e requalificar as actuais equipas de trabalho. Leia a tendência completa para saber mais.

21-minutos de leitura | 8 de dezembro de 2021

Lições da linha da frente

Leia os insights dos líderes de pensamento e histórias de sucesso de organizações líderes.

Southwest Airlines | O céu é o limite: Como é que a IdC pode entender melhor os dados da aviação

Southern California Edison | Drones revolucionam as inspeções a infraestruturas

Sheba Medical Center | Sheba Medical Center define o padrão para hospitais inteligentes

Brad Chedister, responsável pela tecnologia e inovação, DEFENSEWERX

Quântico, inteligência exponencial e experienciação ambiental

Analise mais de perto o horizonte das próximas forças macro: quântica, inteligência exponencial e experiência ambiental. Imagine o futuro ambicioso destas forças, baseado nas realidades de hoje.

Anotações do futuro

Resumo

Um futuro ambicioso e tecnologicamente ousado aguarda-nos - isto nós sabemos. Contudo, do nosso ponto de vista presente, não podemos identificar exatamente como será esse futuro ousado ou como podemos prosperar nele. Como podemos planear eventos que são provavelmente, ainda vagamente definidos? Em “Anotações do futuro”, o nosso capítulo final de Tech Trends 2022, examinamos as trajectórias de três tecnologias que provavelmente irão dominar o cenário digital daqui a uma década ou mais: quântica, inteligência exponencial e experiência ambiental.
Apesar de presentemente emergente, cada uma destas tecnologias capturou a imaginação de investigadores e, os dólares de investimento de investidores de risco, startups e empresas, que estão todas de acordo: Algo interessante irá acontecer e, com diligência e planeamento de base, estaremos prontos para agir quando o futuro finalmente chegar. Leia a tendência completa para saber mais.

13-minutos de leitura | 8 de dezembro de 2021

Lições da linha da frente

Leia os insights dos líderes de pensamento e histórias de sucesso de organizações líderes.

Mike Bechtel, responsável futurista, Deloitte Consulting LLP

 

Mantenha-se ligado

Os nossos autores estão disponíveis para se reunirem consigo para uma apresentação personalizada. Contacte-nos para obter mais informações.

CONTACTE-NOS

 

Arquivos

Ver as Tech Trends

SAIBA MAIS 

Did you find this useful?

Thanks for your feedback

If you would like to help improve Deloitte.com further, please complete a 3-minute survey