Skip to main content

The digital workplace reimagined

Elevar a experiência humana para desbloquear a produtividade+

Os empregadores têm investido em formas de trabalho mais digitais, mas há poucas provas de que estas soluções tecnológicas estejam a contribuir para a produtividade da força de trabalho+. Ao redesenhar o local de trabalho virtual e híbrido com os seres humanos no centro, as organizações podem melhorar a experiência do trabalhador e obter resultados comerciais reais.

O local de trabalho digital é mais do que simplesmente fornecer aos trabalhadores acesso online a aplicações de escritório. Leia o relatório da Deloitte com a pesquisa da Gartner®, para saber mais.

Ler o relatório

Uma mudança histórica no futuro do trabalho

No mundo atual, as ferramentas digitais são utilizadas para ligar toda a força de trabalho. Além disso, para grande parte da mão de obra especializada, a sua experiência digital é a sua experiência profissional. Mas, num mundo hiperconectado em que os trabalhadores podem afetar o desempenho do mercado tanto quanto os clientes, muitas organizações ainda não se debruçaram sobre a forma como a sua força de trabalho pode realizar o seu trabalho de forma otimizada - e como isso afeta as suas perspetivas - no ambiente digital que lhes é proporcionado.

Acontece que o local de trabalho digital é mais do que simplesmente fornecer aos trabalhadores acesso online a aplicações de escritório. Embora a maioria das organizações tenha sido capaz de se adaptar rapidamente ao trabalho remoto - o que não foi um grande feito, dadas as circunstâncias adversas com que estavam a lidar - para muitas delas, tratou-se de uma atividade normal, sobreposta a soluções digitais fragmentadas.

Para passar de uma aparência digital para uma vida digital, o local de trabalho tem de ser redesenhado para funcionar em sincronia e ligar todos os trabalhadores àqueles com quem trabalham quando, onde e como precisam - independentemente da localização, dispositivo ou fuso horário. Para fazer a mudança, é necessário ligar a experiência do trabalhador aos resultados comerciais. Ao colocar os trabalhadores no centro da conceção, torna-se possível criar um local de trabalho digital que transforma a forma como as pessoas colaboram, trabalham e, em última análise, fazem negócios.

Produtividade+ refere-se à gama de resultados empresariais que um local de trabalho digital moderno permite. Estes incluem a produtividade, bem como a inovação, a inclusão, a ligação, a colaboração, o objetivo, o envolvimento, o bem-estar e muito mais.

Veja o relatório

De parecer digital a viver digital

Um local de trabalho digital robusto permite obter resultados comerciais e amplifica a experiência da minha força de trabalho, aumentando a minha capacidade de trabalhar, aumentando a minha capacidade de colaborar em locais físicos e digitais, fornecendo informações e ligações à missão da minha organização, ligando-me às pessoas com quem trabalho, apoiando o meu crescimento e desenvolvimento e melhorando o meu bem-estar e sentimento de pertença.

Os resultados empresariais são objetivos mensuráveis e quantificáveis que a organização pretende alcançar. Fornecem orientação, ajudam as organizações a dar prioridade às iniciativas e clarificam o que é o sucesso. Todos na organização devem conhecer os resultados empresariais a atingir e o seu papel pessoal na concretização desses resultados.
 

Ao centrar-se nos resultados, pode evitar a adição reactiva de tecnologias aos processos existentes. Em vez disso, pode concentrar-se em fornecer resultados comerciais intencionais, significativos e mensuráveis através de soluções contínuas e integradas.

A experiência da força de trabalho reflete a soma das experiências vividas por um ser humano no trabalho e a forma como a força de trabalho se sente em relação à sua organização. Para proporcionar um local de trabalho digital eficaz, as organizações têm de se concentrar nos fatores que conduzem a uma excelente experiência da força de trabalho. Estes fatores incluem:

  • O trabalho que faço
  • As pessoas com quem trabalho
  • Os locais onde trabalho
  • Como o trabalho afeta a minha vida
  • A missão da empresa
  • O sentimento de pertença que sinto
  • Como cresço como ser humano

O resultado é um local de trabalho que reflete as interações digitais na vida pessoal dos trabalhadores - a pedido, social e abrangente - na sua experiência de trabalho online.

Enquanto colaborador, poderá dizer: "Um local de trabalho digital sem falhas fornece soluções integradas para mim, para a minha equipa e para o meu trabalho." Mais especificamente:

  • As soluções para mim permitem um autosserviço personalizado para que possa realizar rapidamente tarefas por si próprio, como aceder a benefícios ou abrir um pedido de apoio informático
  • As soluções para o meu trabalho permitem-lhe aceder de forma rápida e segura às ferramentas digitais de que necessita para desempenhar as suas funções. Pense no acesso a um sistema de registo de saúde eletrónico se for um médico ou no acesso ao sistema de gestão da relação com o cliente se for um representante de vendas
  • As soluções para a minha equipa ligam-no sem problemas aos seus colegas e à sua organização. Os exemplos incluem ferramentas de utilidade empresarial geral, como videoconferência, gestão de projetos e colaboração

Technology É importante compreender as capacidades porque permitem as soluções que fornece para o seu local de trabalho digital. Os fornecedores tendem a descrever as suas capacidades de forma diferente, por isso, aqui está uma taxonomia comum para o ajudar a classificá-las.

  • Entrada sem falhas: Fornecer-lhe acesso a ferramentas digitais, quer esteja no local ou à distância
  • Sprinting e partilha: Aumente a sua produtividade e inovação, proporcionando-lhe uma forma rápida, contínua e coesa de interagir com os outros
  • Deteção e sentimento: Aplique a inteligência empresarial, a automatização e as informações de dados para ajudar a organização a responder melhor às suas necessidades
  • Serviço e apoio: Fornecer orientação e atenção personalizadas, simplificar a experiência do trabalhador, permitir o acesso a espaços físicos e potenciar o bem-estar em toda a organização
  • Especialidade: Permita operações comerciais essenciais e empregos específicos do sector para uma experiência personalizada e sem descontinuidades

Definir a visão

Quando se trata de um local de trabalho digital produtivo, uma coisa é compreender os elementos arquitectónicos. Outra coisa é combinar esses elementos em algo que seja sólido, durável, adequado à finalidade e agradável para o utilizador.

Um local de trabalho digital sólido cumpre estes critérios:

Comece com os resultados comerciais específicos que pretende alcançar com o local de trabalho digital.

O modelo de maturidade do local de trabalho digital

Um modelo de maturidade é uma forma de medir o progresso. Permite que as organizações determinem em que ponto se encontram atualmente e que mudanças precisam de fazer para atingirem níveis de desempenho mais elevados.

O modelo de maturidade do local de trabalho digital tem quatro níveis de experiências da força de trabalho e capacidades tecnológicas:

Ao nível mais básico, o local de trabalho digital de uma organização não foi concebido para produzir os resultados comerciais desejados. A experiência do trabalhador e as capacidades tecnológicas tendem a ser isoladas e desarticuladas, com apenas uma funcionalidade limitada para colaboração, análise e autosserviço dos funcionários.

As capacidades da organização estão a desenvolver-se. Existem menos plataformas, mas algumas ferramentas podem ser redundantes. Além disso, a experiência dos trabalhadores está de certo modo ligada entre os silos organizacionais.

Quando a organização chega ao ponto em que o seu local de trabalho digital está a expandir-se, isso significa que a experiência da força de trabalho está integrada em toda a empresa. TA tecnologia proporciona uma experiência de utilizador intuitiva, integrada e personalizada. Os trabalhadores têm maior conetividade e a sua experiência é mais personalizada.

As organizações tornam-se líderes em termos de local de trabalho digital quando atingem o nível mais avançado do modelo de maturidade. Os trabalhadores estão totalmente ligados e a organização é capaz de alcançar resultados complexos no seu ambiente digital. A experiência é perfeita, hiper-personalizada e continuamente melhorada.

À medida que as organizações se adaptam a uma nova normalidade, começam a perguntar-se se o ambiente virtual é tão eficaz como poderia ser para ajudar a sua força de trabalho a ser produtiva. Não se trata apenas de ter a tecnologia correcta. Um local de trabalho digital tem de ser concebido em função das necessidades das pessoas que o integram, à medida que estas realizam a atividade da organização. Leia o relatório completo da Deloitte com a investigação da Gartner®

Ler o relatório

Did you find this useful?

Thanks for your feedback

If you would like to help improve Deloitte.com further, please complete a 3-minute survey

Recomendações

Filter by region:
All
  • All