Skip to main content

Impulsionar o valor da empresa com uma estratégia tecnológica tridimensional, possibilitada pela cloud

Aumente o valor da sua transformação digital

O que é necessário para efetuar uma transformação digital bem sucedida? É mais do que apenas a tecnologia certa - é necessário um alinhamento em toda a sua empresa, desde a estratégia à tecnologia e à capacidade de mudança. O nosso novo relatório analisa a abordagem em três vertentes, possibilitada pela cloud, que proporciona valor empresarial e ROI ao transformar o seu cenário digital.

Três estratégias tecnológicas que impulsionam o valor e o ROI da empresa

De acordo com a investigação da Deloitte Global, as organizações que realizam transformações digitais bem sucedidas reúnem estratégia, tecnologia e uma forte capacidade de mudança. No entanto, muitas organizações - cerca de 66% das empresas da Fortune 500 - ainda não alinharam os objetivos tecnológicos e comerciais, deixando uma margem considerável para um melhor alinhamento da estratégia comercial e tecnológica. Esta análise descobriu que uma estratégia tecnológica tridimensional - composta por um foco tecnológico maduro; uma estratégia de plataforma; e investimento em tecnologias como IA, nuvem e cibernética - pode ajudar a gerar valor empresarial e aumentar o ROI da sua transformação digital.

Neste relatório, examinamos a relação entre estas três dimensões, a capitalização bolsista e a rendibilidade das ações.

  • Maturidade tecnológica: Explora a forma como a utilização de tecnologias estabelecidas versus tecnologias mais recentes tem um impacto no valor da empresa e na transformação digital, agrupando as demonstrações financeiras em duas categorias:
    • as que modernizam as suas infra-estruturas tecnológicas, abandonando as tecnologias mais antigas e investindo em mainframe, ERP tradicional, dados e análises e outras abordagens para modernizar as estratégias herdadas; e
    • mais centradas na utilização de novas tecnologias como a IA, a IoT, a cloud, a cadeia de blocos, o ERP baseado na cloud e outras para impulsionar estratégias inovadoras.
  • Tema/categoria de tecnologia: Considera o valor da empresa visto a partir de cinco temas comuns de transformação digital: perceções, experiências, plataformas, conetividade e integridade. Descobriu que as tecnologias de plataforma, como cloud quantum têm uma relação altamente positiva com o aumento do valor de mercado.
  • Tecnologias individuais: Aprofunde-se num nível mais profundo para entender como tecnologias específicas e discretas como IA, cloud, cyber, ERP, IoT e blockchain se relacionam individualmente com o valor da empresa. A análise mostrou oportunidades de valor distintas relacionadas a cada tecnologia, com ciclos de tendência de valor e variações claras por setor.

Três fatores de valor da estratégia tecnológica analisados na análise de correlação da capitalização de mercado de 10K de mais de 4.500 organizações

Definição :- A medida em que a organização se modernizou, abandonando as tecnologias antigas e adotando a inovação.

Use case de utilização e tecnologia
Uma empresa global de produtos de consumo pode utilizar uma combinação de tecnologias novas e inovadoras, como a IA, a cloud, a cibernética e a IoT, para gerir a proveniência dos ativos em toda a cadeia de abastecimento, a fim de gerar valor de mercado.

Correlação com a capitalização bolsista
Correlação elevada para tecnologias inovadoras.

Definição :- A medida em que a organização reuniu um conjunto de tecnologias funcionais relacionadas entre si na sua estratégia.

Use case de utilização e tecnologia
Uma empresa de fabrico pode melhorar a sua infraestrutura de computação com tecnologias de plataformas de cloud, edge e blockchain para impulsionar o valor de mercado.

Correlação com a capitalização bolsista
Correlação elevada para as tecnologias de plataforma e outras categorias.

Definição : - A medida em que a organização adotou e adquiriu o domínio de uma tecnologia específica e dos respetivos serviços imediatamente e ao longo do tempo.

Use case de utilização e tecnologia
Uma empresa farmacêutica pode desenvolver uma aplicação nativa de cloud para interagir com os pacientes e registar informações relacionadas com a saúde.

Correlação com a capitalização bolsista
Correlação mais elevada para a cloud, que é 3x mais cyber a longo prazo (3 anos).

Investimentos em cloud geram valor para a empresa e permitem a inovação

Juntos, estes elementos podem criar uma estratégia tecnológica mais tridimensional - e a estratégia e os investimentos na nuvem podem ser um facilitador considerável de cada um deles.

Quer esteja a abandonar os sistemas de mainframe, a modernizar a sua estratégia de ERP ou a utilizar dados e análises para criar uma nova inteligência empresarial, a nossa análise mostra que estas iniciativas são a base para alcançar o valor da empresa (em capitalização de mercado e retornos de ações). Em vez disso, os líderes de valor estão mais concentrados em investir e inovar com tecnologias adicionais, como IA, nuvem, cibernética, blockchain e IoT, vendo até 3x a capitalização de mercado de outros.

É importante salientar que descobrimos que as estratégias de transformação digital centradas na modernização das plataformas e/ou nos investimentos em inovaçãodestinados a melhorar o fluxo de informação na organização e/ou no seu ecossistema - quer adotem a cloud, a IoT, a tecnologia periférica ou quantum - registaram o maior aumento da capitalização bolsista nos quatro temas de iniciativas digitais. Dos cinco imperativos digitais que constituíram o foco desta análise, as plataformas -tecnologiasque permitem o fluxo de informação através da organização ou da sua rede - têm a relação positiva mais significativa com a capitalização bolsista, com uma relação quase três vezes mais positiva com a avaliação, em comparação com os conhecimentos. Isto sublinha a importância que a modernização do núcleo, a migração para a cloud e as iniciativas nativas desempenham na vantagem da engenharia para a sua organização.

Ao analisar tecnologias individuais, os investimentos em cloud estão relacionados aos aumentos mais significativos de capitalização de mercado, com a IA e a cibersegurança também a contribuir para avaliações positivas. A nossa análise mostra que os investimentos em migração para a cloud, programas nativos de cloud e ciber serviços e de ML relacionados com a cloud impulsionam o valor da empresa e resultam em ~3x o valor da capitalização de mercado em comparação com os investimentos cyber isolados a longo prazo (três anos) e ~2x o valor da capitalização de mercado comparativamente a curto prazo (imediato). De acordo com o 2023 Global Future of Cyber Survey, os investimentos em cibersegurança também acrescentam um valor significativo para as organizações por si só, mas uma estratégia sólida de cloud é importante para qualquer transformação digital.

Manter o valor da empresa através da implementação

Uma estratégia tecnológica centrada no valor ou nos resultados pode ser decisiva para uma transformação digital e para o valor de mercado que uma organização obtém dos seus investimentos. Os líderes que não investem na inovação, pensam horizontalmente em todas as categorias tecnológicas e ligam os programas tecnológicos individuais aos objetivos estratégicos podem estar a perder oportunidades de gerar mais valor de mercado. É importante salientar que as estratégias de cloud podem reunir estas três dimensões para ajudar a gerar um valor de mercado significativo para as organizações que estão a passar por uma transformação digital.

Did you find this useful?

Thanks for your feedback

If you would like to help improve Deloitte.com further, please complete a 3-minute survey