Skip to main content

Climate Check Survey 2022 da Deloitte: Ação climática antes da COP27

Desde a COP26, em novembro de 2021, o mundo foi abalado pela guerra na Ucrânia, pelo aumento da inflação e pela incerteza económica global, entre muitas outras crises geopolíticas. Cada uma destas situações representa um risco para enfrentar a crise climática com ações forma sustentada. Antes da COP27 deste ano no Egipto, a Deloitte realizou um inquérito a 700 executivos para entender a perspectiva dos líderes empresariais sobre o estado da ação climática .

 

 

 

O mais recente relatório da Deloitte sobre o clima, realizado em agosto e setembro de 2022, dá uma nova perspectiva sobre as principais preocupações dos executivos em relação à crise climática, as acções que estão a tomar e as que gostariam que os governos tomassem e a diferença que deve ser colmatada entre o sentimento e a acção para avançar para um futuro mais sustentável.

  • Os executivos estão optimistas. 75% concordam que a COP27 irá gerar os resultados necessários para cumprir o Acordo de Paris - e 87% dizem que investir em práticas ambientalmente sustentáveis tem benefícios económicos a longo prazo.
  • Cerca de 40% das organizações vão acelerar os esforços de sustentabilidade no próximo ano. No entanto, fatores externos como a inflação e questões geopolíticas estão a ter impacto em algumas estratégias de sustentabilidade e clima empresarial.
  • Opiniões mistas sobre o apoio governamental. Enquanto 55% dos executivos apoiam novas regulamentações e políticas governamentais, apenas 27% dizem que querem que os governos deem prioridade à aplicação das regulamentações e políticas existentes.
  • A maioria das organizações iniciou estratégias de atenuação e/ou adaptação às alterações climáticas. 69% estão a executar estratégias de atenuação e 68% estão a executar estratégias de adaptação, mas algumas indústrias estão atrasadas.
  • Os riscos de segurança relacionados com as alterações climáticas lideram a lista de preocupações globais. Os executivos também apontam o greenwashing e a garantia de uma transição justa como questões fundamentais que requerem maior atenção a nível mundial.

Did you find this useful?

Thanks for your feedback

If you would like to help improve Deloitte.com further, please complete a 3-minute survey