O tempo está a esgotar-se para agir sobre as alterações climáticas. Mas, em vez de a ação climática ser um sorvedouro para a economia, o nosso relatório sobre o continente europeu mostra que existe uma janela de oportunidade para agir agora e aumentar significativamente o PIB, acelerar o crescimento e proporcionar novas oportunidades de emprego aos cidadãos.
A redução das emissões da Europa trará benefícios económicos globais, uma vez que ajuda a limitar o aquecimento global a um valor tão próximo quanto possível de 1,5°C, reduzindo os prejuízos económicos de um aquecimento contínuo.
O continente possui as tecnologias, os quadros regulamentares e as capacidades necessárias para atingir emissões líquidas nulas. Se agirmos rapidamente, podemos acelerar a transformação e avançar para uma prosperidade económica sustentável. As indústrias emergentes criarão novas profissões para os trabalhadores de hoje e uma economia europeia transformada estará bem posicionada para tirar partido dos novos mercados mundiais de exportações descarbonizadas.
Os investimentos efetuados agora serão recuperados muitas vezes através da prevenção de potenciais danos climáticos extremos, da minimização do impacto económico e da criação de uma transição equitativa para todos os países do continente europeu.
Acelerar o novo crescimento no caminho para net zero