Skip to main content

Future of the Store

Como a inovação digital e o 5G estão a impulsionar a experiência de compra presencial

Todos os aspetos da nossa vida quotidiana estão a ser afetados pela digitalização. Embora os consumidores possam facilmente passar horas a planear, programar, socializar e, claro, a fazer compras nos seus telemóveis e computadores, a experiência de retalho na loja ainda não foi superada. Mas a mudança está a surgir. As recentes inovações digitais estão a modernizar a experiência de retalho na loja e a provocar grandes mudanças no retalho presencial.

Nesta série de artigos divididos em três partes, exploramos o futuro da experiência na loja e vemos como os retalhistas podem aproveitar as tecnologias digitais emergentes para "manter o espetáculo a funcionar". Seja qual for a sua abordagem, os retalhistas têm de garantir uma experiência digital rápida, simples e sem falhas. Está pronto para entrar no futuro das lojas?

As tecnologias digitais emergentes estão a impulsionar expectativas de experiências digitais convenientes, personalizadas, de conetividade rápida e permanente. A última geração de tecnologia digital expandiu-se além das compras online, moldando a experiência de retalho presencial. Os retalhistas estão a investir fortemente em ecrãs inteligentes, quiosques interativos, sinalização inteligente e até em experiências de produtos de realidade aumentada (AR) e de realidade virtual (VR).

Neste primeiro artigo da série, analisamos a forma como as tecnologias emergentes podem melhorar as experiências dos consumidores e dos funcionários das lojas. Além disso, discutimos como o 5G tem o potencial de redefinir e revolucionar a experiência na loja. Com a utilização da tecnologia 5G, os retalhistas tradicionais podem interagir com os seus clientes e proporcionar-lhes experiências de compra imersivas, personalizadas e seamless.

Descarregue o pdf

Embora os retalhistas de comércio eletrónico tenham uma maior capacidade para acompanhar o comportamento dos clientes e analisar os dados em tempo real, os retalhistas de lojas físicas ainda enfrentam desafios na captura e utilização eficaz dos dados. Este segundo artigo da série "Future of Store" aborda a forma como a tecnologia 5G e a tecnologia baseada em computação periférica podem ajudar no rastreio e análise de dados na loja, melhorando a experiência de compra e as vendas.

Além dos benefícios de escala e velocidade, a combinação de 5G e edge ajuda as lojas a informar ações imediatas, integrar dados externos, expandir a análise preditiva, apoiar a inovação, aumentar a precisão e melhorar a resiliência. Para começar a utilizar o 5G e a computação periférica, os retalhistas têm de compreender como estas tecnologias podem apoiar a visão a longo prazo das suas lojas e melhorar a experiência dos clientes na loja.

Descarregue o pdf

Embora grande parte da nossa vida quotidiana se tenha digitalizado, a experiência de retalho na loja ainda não conseguiu acompanhar o ritmo. A mudança está a surgir: muitos retalhistas introduziram melhorias em áreas como a experiência de pagamento e a combinação da experiência online e offline. No entanto, até agora, apenas alguns adotaram uma abordagem abrangente e tecnológica da utilização da IoT para ajudar a reduzir custos, simplificar processos e proporcionar experiências em tempo real aos clientes, ao pessoal da loja ou a ambos.

No terceiro artigo da série, exploramos a forma como a tecnologia 5G pode ser utilizada para construir uma infraestrutura preparada para a experiência. Também discutimos a forma como o 5G pode melhorar as experiências dos clientes através de checkout sem colaborador de caixa, promoções personalizadas e recomendações de produtos, bem como inventário em tempo real e controlo de encomendas. Além disso, examinamos como o 5G pode simplificar as operações e melhorar as experiências dos funcionários da loja, utilizando tecnologias de IA e machine learning (ML).

Descarregue o pdf

Did you find this useful?

Thanks for your feedback

If you would like to help improve Deloitte.com further, please complete a 3-minute survey