Skip to main content

A Deloitte e a Contabilidade Africana

Akintola Williams fundou a empresa antecessora da Deloitte, Akintola Williams & Co. em 1952 em Lagos, Nigéria. Os esforços de Williams, bem como os de outro visionário em África, Howard Pim, ajudaram a colocar África no mapa do mundo da contabilidade. O seu legado continua vivo na Deloitte África.

Akintola Williams, o fundador da empresa antecessora da Deloitte, Akintola Williams & Co., teve uma carreira de estreias. Williams, filho de um funcionário colonial britânico, deixou a sua Nigéria natal em 1944 para estudar banca e finanças em Londres e tornou-se o primeiro nigeriano a qualificar-se como contabilista no Reino Unido. Regressou à Nigéria em 1950 e trabalhou por um breve período na função pública britânica antes de fundar a primeira empresa nigeriana de revisores oficiais de contas em Lagos, em 1952.

Após a independência da Nigéria em 1960, o país começou a fazer investimentos significativos nas suas infraestruturas e indústria, abrindo caminho para que a Akintola Williams & Co. estabelecesse relações com clientes poderosos nos setores de seguros, serviços públicos, caminhos-de-ferro e portos.

A prática expandiu-se fora da Nigéria para os Camarões, Costa do Marfim, Suazilândia, Gana, Egipto e Quénia. Na viragem do século XXI, a Deloitte reconheceu que o conhecimento institucional e as raízes profundas da Akintola Williams & Co. tinham um valor significativo e a empresa nigeriana tornou-se Akintola Williams Deloitte em 2004.

Além da Akintola Williams & Co., as ligações africanas da Deloitte remontam ao século XIX. A empresa original, sediada em Londres, fez as suas primeiras incursões na África do Sul em 1888. Outro antecessor da Deloitte e importante empresa sul-africana, Howard Pim, foi lançado em 1893. Pim iniciou a sua carreira como auditor conjunto de uma empresa líder na extração de diamantes, o que o ajudou a adquirir clientes nos setores mineiro e empresarial e a preparar a sua empresa para um século de crescimento. Enquanto Howard Pim & Hardy se tornava um alicerce da contabilidade sul-africana, a Deloitte expandiu-se rapidamente por toda a África no século XX, abrindo escritórios na África do Sul, no atual Zimbabué, no Quénia e no Uganda. A empresa de Pim, atualmente conhecida como Pim Goldby, fundiu-se com a Deloitte Haskins & Sells em 1990.

Estas empresas e os seus líderes ajudaram a estabelecer a profissão de contabilista em África. Na década de 1940, Williams tinha de seguir uma formação no estrangeiro, mas os estudantes nigerianos de hoje trabalham com mentores e recebem uma formação prática em gestão no programa Young Impact Makers da Deloitte Nigéria. Reconhecida em 2019 pela Great Places to Work como a melhor empresa para trabalhar na Nigéria, a Deloitte África continua a ter um impacto positivo nas comunidades nigerianas e em todo o continente africano, com 27 escritórios em 17 países.

Os pontos de vista de Pim sobre o papel de um auditor seriam muito aclamados no mundo moderno... Acreditava piamente que cada homem tinha o dever de servir a sua comunidade e a sociedade em geral, e envolveu-se ativamente em inúmeras atividades para melhorar e enriquecer a vida dos indivíduos e dos grupos que a compõem.

- Hendrina Westoll, Of Ledgers and Legends: A História da Deloitte África do Sul