Skip to main content

Das máquinas de escrever à IA: a Deloitte, os governos e a Comissão Dockery

A reputação da Deloitte como consultora de governos na implementação de novas tecnologias remonta a um período anterior à fundação da Haskins & Sells (antecessora da Deloitte LLP) nos EUA.

A Indústria 4.0 está a revolucionar os negócios, as comunicações, a nossa vida quotidiana - e os nossos governos. E tal como acontece há mais de um século, o sector público recorre à Deloitte para obter conhecimentos sobre como utilizar a tecnologia para melhor servir os cidadãos.

De facto, a Deloitte nos EUA poderia não existir se não fosse o trabalho do sector público. No seu primeiro discurso de tomada de posse, em 1885, o Presidente Grover Cleveland apelou a uma "reforma na administração do governo e à aplicação de princípios empresariais aos assuntos públicos". Em resposta a este apelo à ação, o Congresso criou a Comissão Dockery, que contratou os auditores Charles Waldo Haskins e Elijah Watt Sells para investigarem os sistemas de registo do governo federal e fazerem recomendações para a sua melhoria. Foi a primeira vez que o governo dos EUA contratou contabilistas públicos.

Haskins e Sells encontraram edifícios cheios de registos, que transbordavam para os corredores. Encontraram departamentos e gabinetes com anos de atraso no seu trabalho. E viram como os funcionários copiavam cartas à mão, cerca de duas décadas após a introdução da máquina de escrever comercial.

Como parte da Comissão Dockery, Haskins e Sells fizeram várias recomendações, incluindo a revisão de um sistema de contabilidade em vigor desde que Alexander Hamilton foi o primeiro Secretário do Tesouro. Algumas das medidas mais eficazes incluíram uma redução drástica das cópias e um aumento do número de máquinas de escrever. Estas alterações contribuíram para uma poupança anual de mais de $600.000.

Depois de passarem dois anos em Washington, os dois homens fundaram a Haskins & Sells em Nova Iorque em 1895. Os seus primeiros clientes incluíam entidades governamentais federais, incluindo os Correios dos EUA (também cliente da Deloitte, Plender, Griffiths & Co.) e os governos municipais de Chicago, Brooklyn, Atlanta, Houston e Havana, Cuba.

Mais de 50 anos após a Comissão Dockery, o sócio-gerente da Haskins & Sells, Arthur H. Carter - genro de Elijah Sells - fez parte da sua sucessora, a Comissão Hoover. E à medida que o computador transformou o local de trabalho durante a Terceira Revolução Industrial, os governos acorreram à prática de consultoria pioneira da Touche, Ross, Bailey & Smart, estabelecendo a empresa como outro fornecedor líder de conhecimentos especializados para o sector público.

Hoje, no meio da Quarta Revolução Industrial, a Deloitte está a ajudar os clientes da administração pública a adotar as tecnologias mais recentes. Muito para além das máquinas de escrever e dos computadores primitivos das gerações passadas, a Deloitte de hoje está a utilizar blockchain, realidade aumentada e inteligência artificial para acelerar e melhorar o seu trabalho em nome dos constituintes.

A Comissão está a tentar simplificar o trabalho para que este possa ser feito de forma mais rápida e eficaz. . . . Com um sistema diferente, não há razão para que o trabalho não seja atualizado.

-Charles Waldo Haskins, fundador da Haskins & Sells