Skip to main content

Africa Energy Outlook | Mozambique Special Report 2024

 

A Deloitte faz uma análise profunda das perspectivas energéticas de Moçambique e aponta as tendências que irão moldar o mix energético do país durante a próxima década, indicando quais as medidas eficazes para que o país se torne um hub energético na África Austral.

Moçambique pode contribuir significativamente para as necessidades energéticas mundiais, tanto como um key player para a transição energética, quanto estabelecendo fortes competências em toda a cadeia de valor das renováveis, posicionando-se como o hub energético da África Austral. Porém, o país ainda é um forte exemplo do paradoxo energético de África: apesar dos vastos recursos energéticos, a pobreza e o défice de acesso à energia prevalecem a níveis extremos. Este relatório apresenta as conclusões de uma análise profunda do panorama do mix energético de Moçambique e explora quais os desafios e oportunidades associados a ele nos próximos 5 a 10 anos.

É conhecido que as vastas reservas de gás do país podem fazer de Moçambique um dos 10 maiores produtores mundiais, responsável por 20% da produção de África até 2040. Porém, o setor energético no país está em expansão, abrangendo uma gama diversificada de fontes de energia renováveis, como biomassa, hídrica, solar, eólica.

Adicionalmente, as mudanças no modelo de produção, distribuição e consumo de energia durante a transição energética, faz com que o país tenha de definir, de forma estratégica, em quais fontes de energia deve apostar. Apesar dos desafios que serão colocados ao longo deste período de transição, é possível prever as diversas oportunidades associadas ao mesmo. Moçambique pode não só responder às demandas externas, mas também as próprias necessidades energéticas internas. O país tem a oportunidade de aumentar exponencialmente a adoção de tecnologias, de desenvolver as variadas cadeias de valor e assegurar o desenvolvimento das novas competências profissionais, que são fundamentais para satisfazer as necessidades das novas indústrias.

Did you find this useful?

Thanks for your feedback

If you would like to help improve Deloitte.com further, please complete a 3-minute survey

Our Thinking