O relatório Global Powers of Retailing 2023 mostra que as 250 maiores empresas registaram um crescimento anual de 8,5% nas receitas do retalho, acima dos 5,2% do ano anterior. O sector do vestuário e acessórios obteve o maior crescimento anual de vendas, com 31,3%. Os 250 maiores retalhistas obtiveram uma margem de lucro líquido média de 4,3%. Com 73% dos CXOs do sector do consumo a aumentarem os investimentos em sustentabilidade no último ano, esta continua a ser uma prioridade. O relatório completo analisa ainda os retalhistas com crescimento mais rápido, os novos operadores e o futuro da loja.
A Walmart volta a liderar o ranking dos retalhistas mundiais, mas verificam-se algumas mudanças no top 10. O especialista em retalho online da China, JD.com, por exemplo, entrou no top 10 na posição 9, no ano passado. Este ano, subiu para a posição 7 em resultado do seu crescimento de 25,1% nas receitas de retalho, o que a torna no retalhista do top 10 com o crescimento mais rápido. Pelo segundo ano consecutivo, os retalhistas latino-americanos registaram a maior taxa composta de crescimento anual a cinco anos e o maior crescimento anual das receitas de retalho.
Os retalhistas digitais beneficiaram da mudança para as compras digitais, durante e após a pandemia. De facto, a maioria dos 10 maiores retalhistas aumentou activamente as suas capacidades digitais, quer através da implementação de tecnologias na loja, quer através do reforço das suas ofertas omnicanal.
Como muitos retalhistas continuam a investir em iniciativas de sustentabilidade, vemos quatro pontos fulcrais nos seus esforços, sendo estes:
O programa Like New da Lululemon, por exemplo, permite que os clientes comprem e vendam os seus produtos ligeiramente usados. Numa entrevista, a Ahold Delhaize partilhou como trabalha para reduzir as emissões scope 3 a nível do grupo e a nível local nas suas lojas de retalho.
Leia mais sobre as estratégias de sustentabilidade dos principais retalhistas do mundo.
O relatório completo Global Powers of Retailing 2023 da Deloitte identifica os 250 maiores retalhistas de todo o mundo, com base em dados publicamente disponíveis para o ano fiscal de 2021, e analisa o seu desempenho em todas as regiões geográficas e sectores de produtos. Também faz uma aproximação aos 10 maiores, analisa os que crescem mais rapidamente e os novos operadores, bem como investiga o que os retalhistas estão a fazer no domínio da sustentabilidade e a na criação do futuro da loja.
Inspirado por estas histórias de crescimento, sustentabilidade e inovação? Estamos ansiosos por entrar em contacto consigo.