Skip to main content

Global Powers of Retailing 2023

Forte crescimento das receitas e foco contínuo na sustentabilidade

O relatório "Global Powers of Retailing 2023" mostra que as 250 maiores empresas registaram um crescimento anual de 8,5% nas receitas do retalho, acima dos 5,2% do ano anterior. O sector do vestuário e acessórios obteve o maior crescimento anual de vendas, com 31,3%. Os 250 maiores retalhistas obtiveram uma margem de lucro líquido média de 4,3%. Com 73% dos CXOs do sector do consumo a aumentarem os investimentos em sustentabilidade no último ano, esta continua a ser uma prioridade. O relatório completo analisa ainda os retalhistas com crescimento mais rápido, os novos operadores e o futuro da loja.

A maioria dos retalhistas do top 10 aumenta as suas capacidades digitais

A Walmart volta a liderar o ranking dos retalhistas mundiais, mas verificam-se algumas mudanças no top 10. O especialista em retalho online da China, JD.com, por exemplo, entrou no top 10 na posição 9, no ano passado. Este ano, subiu para a posição 7 em resultado do seu crescimento de 25,1% nas receitas de retalho, o que a torna no retalhista do top 10 com o crescimento mais rápido. Pelo segundo ano consecutivo, os retalhistas latino-americanos registaram a maior taxa composta de crescimento anual a cinco anos e o maior crescimento anual das receitas de retalho.

Os retalhistas digitais beneficiaram da mudança para as compras digitais, durante e após a pandemia. De facto, a maioria dos 10 maiores retalhistas aumentou ativamente as suas capacidades digitais, quer através da implementação de tecnologias na loja, quer através do reforço das suas ofertas omnicanal.

A tónica na sustentabilidade mantém-se, mas o tipo de investimento está a mudar

Como muitos retalhistas continuam a investir em iniciativas de sustentabilidade, vemos quatro pontos fulcrais nos seus esforços. Estes são:

  • O mercado de revenda
  • a necessidade de incorporar práticas de sustentabilidade em todas as operações da cadeia de abastecimento
  • O papel da tecnologia na sustentabilidade
  • a adesão a regulamentos e quadros relacionados com ESG

O programa like new da Lululemon, por exemplo, permite que os clientes comprem e vendam os seus produtos ligeiramente usados. Numa entrevista, a Ahold Delhaize partilhou a forma como trabalha para reduzir as emissões scope 3 a nível do grupo e a nível local nas suas lojas de retalho. Leia mais sobre as estratégias de sustentabilidade dos principais retalhistas do mundo.

Explore os destaques do Global Powers of Retailing online

Explore a análise completa no relatório

O relatório completo Global Powers of Retailing 2023 da Deloitte identifica os 250 maiores retalhistas de todo o mundo, com base em dados publicamente disponíveis para o ano fiscal de 2021, e analisa o seu desempenho em todas as regiões geográficas e setores de produtos. Também faz uma aproximação aos 10 maiores, analisa os que crescem mais rapidamente e os novos operadores, e investiga o que os retalhistas estão a fazer no domínio da sustentabilidade e a criar o futuro da loja.

Conecte-se conosco

Inspirado por estas histórias de crescimento, sustentabilidade e inovação? Estamos ansiosos por entrar em contacto consigo.

Did you find this useful?

Thanks for your feedback

If you would like to help improve Deloitte.com further, please complete a 3-minute survey