Skip to main content
Black Data Center IT Technician Walking Through Server Rack Corridor with a Laptop Computer. He is Visually Inspecting Working Server Cabinets.; Shutterstock ID 1319513816; purchase_order: TMT - Nidiana + Gretchen

Incorporação de software de gestão de dados de terceiros para impostos

Identificar soluções para reforçar as capacidades de dados da sua equipa Tax quando uma transformação ERP de nova geração está mais avançada no roteiro de TI.

A necessidade de maiores capacidades de dados fiscais é cada vez mais urgente. As autoridades fiscais estão a exigir uma maior transparência das organizações empresariais e a mudar para a administração fiscal digital. As regras específicas de cada país estão a mudar no âmbito dos esforços globais de reforma fiscal e é provável que a função fiscal veja crescer a necessidade de funcionalidades do sistema e de granularidade dos dados que possibilitem a elaboração de relatórios a nível nacional, entre outros novos requisitos.

Deloitte mostra que os líderes de Tax vêem novos desafios a chegar rapidamente. Num inquérito a mais de 300 executivos financeiros de grandes empresas, 70% afirmaram esperar que as autoridades fiscais tenham acesso mais direto aos seus sistemas nos próximos três a cinco anos.

Muitas empresas estão a abordar as suas necessidades de dados fiscais em evolução através da implementação de um sistema de Planeamento de Recursos Empresariais (ERP) de última geração, baseado em cloud. Para algumas empresas, no entanto, uma transformação ERP tão abrangente não está no horizonte imediato, deixando-as à procura de outras soluções. À medida que os requisitos fiscais avançam, correm o risco de ficar para trás. Das empresas inquiridas que ainda não implementaram um sistema ERP de última geração, quase um quarto afirmou que a sua capacidade de fazer um planeamento de cenários - para avaliar o impacto das reformas do Pilar 1 e 2 da OCDE nas regras fiscais internacionais - era "um pouco" ou "muito fraca"

Perante este cenário, qualquer organização fiscal que ainda não tenha avançado com uma atualização do ERP precisa de um plano para manter o ritmo. A Deloitte ajuda os clientes a criar soluções de gestão de dados para o presente e para o futuro, incluindo opções de outsourcing flexíveis e centradas nas operações.

Esta infografia útil pode ajudá-lo a avaliar as opções da sua empresa no que diz respeito a soluções de gestão de dados fora de uma implementação de ERP de próxima geração a curto e médio prazo.

Opções para avançar com intenção

Uma opção para acompanhar o ritmo dos desenvolvimentos é criar um armazém de dados pertencente ao departamento de Tax. Isto pode aumentar as capacidades de forma relativamente rápida, mesmo quando não é viável uma atualização completa do ERP. O data warehouse fiscal pode otimizar a gestão dos dados ERP existentes e alinhá-los para fins fiscais, fornecendo um armazenamento central para todos os dados de origem, resultados calculados e valores reportados. Pode melhorar os processos dentro da função fiscal e reduzir significativamente a quantidade de tempo necessário para otimizar os dados vitais para cálculos fiscais, análises e relatórios.

A opção preferida por muitas organizações fiscais é implementar um data warehouse utilizando uma solução de gestão de dados de terceiros. Estas soluções prontas a utilizar incluem aceleradores que permitem implementações simplificadas, sem grande envolvimento da função de IT, normalmente exigida com soluções de gestão de dados personalizadas. As soluções de terceiros incluem um front-end de fácil utilização, que racionaliza e simplifica as tarefas de gestão de dados, juntamente com a governação e os controlos.

Com uma solução de dados de terceiros, o departamento Tax obtém acesso a qualquer momento e em qualquer lugar aos principais dados e informações necessários para Tax o planeamento e a conformidade regulamentar. Um armazém de dados Tax também melhorará a visibilidade global do departamento Tax sobre as obrigações jurídicas e Tax e permitirá uma resposta mais ágil ao escrutínio regulamentar.

Algumas empresas não permitem o alojamento dos seus dados por terceiros, o que pode impossibilitar a implementação de uma solução de dados de outros. Nessa situação, um armazém de dados desenvolvido internamente pode ser uma opção, utilizando uma infraestrutura de serviços na cloud existente e aprovada. É provável que esta abordagem demore mais tempo a ser criada e testada e exija um grande envolvimento em IT.

De olhos postos no futuro

A combinação de alterações regulamentares, um impulso para uma maior transparência e uma procura mais alargada de informações baseadas em dados, cria a justificação comercial para equipar a função fiscal com melhores capacidades de gestão de dados. Para muitas organizações, a implementação de um sistema ERP de última geração resolve muitos dos seus problemas de dados de origem - e quanto mais cedo melhor. Para as empresas onde isso não é possível, as soluções de gestão de dados de terceiros podem trazer valor e vantagens significativas.

Os benefícios de um armazém de dados fiscais continuam a fazer-se sentir, quer um sistema ERP de próxima geração esteja a quatro ou mais anos de distância, quer a organização decida implementá-lo mais cedo do que o previsto. Cada passo dado hoje para melhor compreender e gerir os dados fiscais pagará dividendos no futuro, ajudando a definir os requisitos de dados fiscais e a influenciar a conceção do ERP da próxima geração desde o início. Além disso, um armazém de dados fiscais pode ser o ambiente ideal, onde as regras fiscais em constante mudança são geridas e aplicadas aos dados, sem exigir modificações dispendiosas no ERP.

Para uma gestão de dados fiscais bem sucedida, as organizações devem criar um roteiro tecnológico claro que estabeleça o calendário para a transformação, o estado final ideal e as soluções provisórias que podem ser necessárias ao longo do caminho. A identificação dos fatores de negócio para os dados fiscais e uma abordagem orientada, através da utilização de um roteiro tecnológico fiscal, ajudará os líderes fiscais a fazer a melhor utilização dos recursos internos e dos parceiros de outsourcing ao longo do seu percurso de transformação. Ao considerar o papel do outsourcing, os líderes fiscais devem analisar processo a processo para determinar qual a abordagem que mais contribuirá para acelerar a transformação da sua equipa.

Como é que a Deloitte pode ajudar:

A Deloitte é um líder global reconhecido em Tax technology e gestão de dados, com uma rede estabelecida de profissionais experientes em todo o mundo. Ajudamos as organizações a conceber e gerir a sua função fiscal e modelo operacional através de um ecossistema de tecnologia fiscal alinhado com a visão da empresa. Para saber mais sobre como a Deloitte pode ajudar a sua organização a tomar decisões sobre gestão de dados fiscais, visite Tax Technology Consulting & Support | Deloitte.

Contactos

Jen Deutsch
Global Tax Technology Consulting Leader
Deloitte Tax LLP
jdeutsch@deloitte.com | Ler biografia

Sharad Jha
Tax Managing Director
Deloitte Tax LLP
shajha@deloitte.com

Travis Lanz
Tax Senior Manager
Deloitte Tax LLP
trlanz@deloitte.com

Jan De Clercq
Tax Technology Consulting Leader (EMEA)
Deloitte Países Baixos
jadeclercq@deloitte.nl | Ler biografia

Piyus Vallabh
Tax Technology Consulting Leader (Asia-Pacific)
Deloitte Singapura
piyvallabh@deloitte.com | Ler biografia

Did you find this useful?

Thanks for your feedback

If you would like to help improve Deloitte.com further, please complete a 3-minute survey