Num cenário de preços de transferência em mutação, com uma maior regulamentação e controlo fiscal por parte das autoridades, nunca foi tão importante ter uma implementação e monitorização eficazes e contínuas das políticas de preços de transferência em toda a organização.
Os Preços de Transferência Operacionais ("PTO") centram-se nos pormenores da implementação prática destas políticas na sua empresa e na melhor forma de o fazer. Com isto em mente, reunimos uma série de pequenos vídeos onde os profissionais de preços de transferência da Deloitte descrevem os pontos-chave que deve saber em relação aos OTP e como a Deloitte pode ajudar a sua organização a encontrar uma solução bem-sucedida.
Apresentador: Sophie Brown, Tax Partner, UK
O Operational Transfer Pricing ("OTP") proporciona a confiança de que as políticas de preços de transferência acordadas são efectivamente aplicadas no terreno, em todo o mundo. Isto permite não só que a empresa implemente estas políticas, mas também que confirme a sua consistência em todos os registos da empresa.
Esta área está a ser cada vez mais analisada devido ao projecto BEPS e autoridades fiscais de todo o mundo que testam, em pormenor, os resultados reais das políticas de TP. Sem um sistema de POT sólido, as organizações podem não conseguir aplicar as políticas de TP de forma coerente nem responder adequadamente às auditorias da TP.
Para muitas empresas, os preços de transferência representam o maior risco se a empresa e a autoridade não conseguirem chegar a acordo sobre o preço de plena concorrência adequado. Esta situação pode resultar em grandes penalizações por parte das autoridades, o que tem implicações não só ao nível financeiro, mas também ao nível da reputação no mercado.
Apresentador: Mark Carlton, Tax Director, Australia
Muitas firmas e empresas confiam no conhecimento de indivíduos, folhas de cálculo desactualizadas e processos mal definidos. A possibilidade de auditorias, sanções, danos na reputação e custos elevados devido à ineficiência são apenas algumas das razões pelas quais poderá estar a pensar em OTP agora, com a pressão crescente para garantir que as suas políticas de TP são correctamente implementadas.
Na Deloitte, reconhecemos que lidar com as pessoas, processos, controlo e dados subjacentes às OTP pode ser uma tarefa assustadora numa área complexa, global e em constante mudança. No entanto, com um forte enfoque, a tecnologia certa e bons conselhos da nossa equipa Deloitte, é possível racionalizar e simplificar, com benefícios tangíveis em termos de custos, risco de preços de transferência e tempo. A Deloitte pode trabalhar consigo para rever, desenhar e testar processos inter-empresas que ajudem a simplificar a sua execução, bem como criar um aconselhamento estratégico TP personalizado que proporcione benefícios organizacionais.
Apresentador: Ronan Ferry, Tax Partner, Ireland
Embora possa ser tentador apressar-se a adoptar uma solução tecnológica, qualquer solução baseada em tecnologia só será tão boa como os processos que lhe estão subjacentes, os quais, para muitas organizações, podem não ser tão simplificados ou eficazes como se esperava. Quando ajudamos grupos a implementar eficazmente a tecnologia para apoiar o seu PTO, nunca olhamos para a tecnologia isoladamente. Precisamos sempre de compreender também a componente "pessoas e processos". Desta forma, não só fica claro o que é "bom", como também se torna mais claro qual poderá ser a melhor solução tecnológica adequada.
A Deloitte pode fornecer uma comparação e análise aprofundadas das soluções tecnológicas, os prós e os contras de cada uma, dependendo dos requisitos de cada grupo individual, e também pode ajudar a gerir e apoiar a implementação do início ao fim.
Apresentador: Rahul Tomar, Tax Principal, US
Actualmente, muitos países impõem a obrigação jurídica de apresentar P&L segmentados no âmbito da documentação de TP ou de auditorias fiscais, enquanto outros países estão a fazer a transição para esta obrigação ou podem já exigir que as empresas apresentem segmentações numa base ad hoc. Além disso, as autoridades fiscais controlam igualmente a conciliação entre os valores divulgados na documentação relativa à TP e as demonstrações financeiras.
A parte mais difícil consiste em preparar uma segmentação atempada e exacta dos resultados do exercício, uma vez que esta é necessária em várias dimensões e requer um centro de custos e informações fundamentais provenientes de várias fontes. A capacidade de preparar contas de resultados segmentadas permite um melhor controlo dos lucros e da afectação dos custos que, em última análise, estabelecem a base do quadro de controlo fiscal.
Apresentador: Annelies Dieusaert, Tax Partner, Belgium
O quinto vídeo da série sobre OTP aborda o problema comum que muitas organizações enfrentam, a dificuldade em produzir P&Ls segmentados e discutimos como ajudámos um cliente multinacional a automatizar este processo, permitindo-lhe ter visibilidade durante o ano da implementação das políticas de TP.
Apresentador: Mudit Kapoor, Tax Partner, US
A utilização de ajustes no final do ano ou após o final do ano para gerir a política de preços de transferência está a tornar-se cada vez menos aceitável. As autoridades fiscais podem autorizar pagamentos adicionais, mas não a recuperação de impostos pagos em excesso. Além disso, estes ajustes podem criar custos irrecuperáveis em termos de direitos aduaneiros e de IVA adicionais e dão também a impressão de que a empresa não controla devidamente as suas disposições em matéria de preços de transferência.
Cálculos exactos e atempados da rendibilidade são a melhor ferramenta disponível para controlar os preços de transferência ao longo do ano.
Apresentador: Stephen Losavio, Tax Partner, US
No último vídeo da série OTP, apresentamos outro case study que analisa a monitorização dos lucros, outro problema comum das OTP, e como ajudámos uma organização multinacional a implementar uma solução integrada que permite a monitorização durante o ano e a capacidade de determinar os ajustamentos de TP de forma mais atempada.