Os líderes fiscais e financeiros estão concentrados nos dados, no compliance, na gestão de custos, na automatização e IA, e em encontrar a combinação ideal de recursos — um equilíbrio entre outsourcing, serviços partilhados e funções fiscais essenciais.
O Tax Transformation Trends 2025 da Deloitte foi realizado num contexto de aceleração das mudanças geopolíticas e de um cenário global de comércio em rápida transformação. É necessário tomar decisões para equilibrar custo e compliance com a resposta de longo prazo, que pode incluir uma potencial estruturação de PI (propriedade intelectual), a reestruturação da cadeia de fornecimento/valor e uma mudança fundamental nos modelos operacionais. Os líderes fiscais estão a preparar-se para este momento — ao realizar tarefas críticas, ao dar prioridade ao planeamento e ao abraçar a oportunidade de criar um novo valor para a empresa.
dos inquiridos escolheram o outsourcing como abordagem principal para pelo menos um processo fiscal
considera as competências em IA como essenciais para a tax workforce actualmente
considera a redução dos custos operacionais como uma vantagem do outsourcing
com receitas superiores a US$20B, dê prioridade à redução do custo da provisão fiscal global e da documentação de preços de transferência