Skip to main content

As empresas devem considerar estes passos práticos para a preparação para o Quantum Cyber

O Quantum Readiness Toolkit, desenvolvido pela World Economic Forum em colaboração com Deloitte, disponibiliza aos líderes empresariais e governamentais orientações práticas sobre como iniciar a sua jornada para se tornarem Quantum Cyber Ready

Além do seu vasto potencial positivo para a modelação e simulação matemática avançada, prevê-se que os computadores quânticos consigam quebrar as medidas de protecção de dados que sustentam a economia digital. Os líderes precisam de agir, mas muitas vezes não sabem por onde começar. O Quantum Readiness Toolkit, que assenta em cinco princípios-chave, disponibiliza passos práticos para os ajudar a avaliar o grau de preparação quântica da sua organização e a identificar e dar prioridade a acções futuras. Os líderes orientados para o futuro devem estar conscientes: o momento de actuar sobre o risco quântico é hoje.

Apresentação do Quantum Readiness Toolkit


No futuro, poderosos computadores quânticos serão capazes de quebrar alguns dos algoritmos criptográficos utilizados para proteger grandes quantidades de dados todos os dias. Para atenuar este "risco quântico", as organizações terão de implementar tecnologias de segurança quântica, uma tarefa complexa e assustadora. Os líderes podem achar que têm tempo, mas os hackers podem já estar a recolher os seus dados para os desencriptar no futuro, e a transição para se tornarem Quantum Cyber Ready pode demorar anos. Para os ajudar nesta importante transição, Deloitte e World Economic Forum trabalharam com uma comunidade global de especialistas para criar o Quantum Readiness Toolkit — este Toolkit disponibiliza acções para as organizações que estão preparadas para dar o próximo passo na Transição para uma Economia Quantum-Secure.

No centro do Quantum Readiness Toolkit estão cinco princípios fundamentais. Os líderes devem tê-los em mente ao embarcarem na sua jornada de segurança quântica. Abrangem tópicos como a forma de educar os líderes seniores e as equipas operacionais, a forma de incorporar a gestão do risco quântico nas estruturas de governação e a forma de seleccionar e implementar tecnologias com êxito. Para cada um dos princípios, o Quantum Readiness Toolkit fornece práticas accionáveis e actividades que os líderes podem realizar hoje. A Deloitte já está a adoptar estes princípios ao ajudar os seus clientes a tornarem-se Quantum Cyber Ready.

O risco quântico é apenas um dos muitos riscos que os líderes devem ter em conta. Para agravar ainda mais a situação, ninguém sabe exactamente quando é que os computadores quânticos capazes de quebrar a criptografia actual serão comercialmente viáveis. No entanto, é claro o consenso de que ninguém quer chegar demasiado tarde quando começar a tratar do assunto. Uma conclusão importante do Quantum Readiness Toolkit é, por conseguinte, que os líderes devem integrar o risco quântico nas suas abordagens mais amplas de gestão do risco para os ajudar a conseguir uma organização orientada para o futuro que seja resistente aos riscos emergentes.
 

Considerações para dar o pontapé de saída na sua viagem de Quantum Cyber Readiness

Para criar com sucesso uma organização Quantum Cyber Ready, os líderes devem considerar vários pontos, incluindo

  • Concentre-se em criar consciência da necessidade de mitigar o risco quântico agora. Apesar da sua conotação técnica, tornar as organizações preparadas para o Quantum Cyber continuará a ser um negócio de pessoas. Os líderes e as equipas têm de estar conscientes de como o Quantum Cyber Readiness pode permitir que uma organização prospere.
  • Nenhuma tecnologia implementada isoladamente pode resolver o problema. Tornar-se Quantum Cyber Ready e tornar-se e manter-se resistente aos riscos criptográficos de hoje e de amanhã exigirá uma transição coesa que alavanque mudanças nas pessoas, na governação e na tecnologia.
  • Tornar-se Quantum Cyber Ready será complexo, e terá pela frente desafios inesperados. Comece agora a experimentar, a aprender e a adiantar-se quando a ameaça quântica se tornar iminente.


Leia a versão completa do Quantum Readiness Toolkit aqui.
Pode também ler a nossa perspectiva sobre o relatório do ano passado Transitioning to a Quantum-Secure Economy aqui.

"À medida que as organizações de todo o mundo formulam os seus planos para mitigar os aspectos de risco cibernético da computação quântica, estes cinco princípios permitir-lhes-ão traçar um percurso que está em linha com a ameaça real colocada pela tecnologia e consistente com as suas práticas mais gerais de gestão do risco cibernético."

— Colin Soutar, Managing Director, Deloitte US

Deloitte refere-se a uma ou mais empresas da Deloitte Touche Tohmatsu Limited (DTTL), a sua rede global de firmas-membro e as suas entidades relacionadas (coletivamente, a "organizaçãoDeloitte "). DTTL A Touche Tohmatsu Inc. ( também referida como "Deloitte Global") e cada uma das suas firmas-membro e entidades relacionadas são entidades legalmente separadas e independentes, que não podem obrigar ou vincular-se mutuamente em relação a terceiros. DTTL e cada firma-membro e entidade relacionada de DTTL são responsáveis apenas pelos seus próprios actos e omissões, e não pelos de cada uma das outras. DTTL não presta serviços a clientes. Para mais informações, consulte www.deloitte.com/about.

Esta comunicação contém apenas informação geral e nenhuma das empresas da Deloitte Touche Tohmatsu Limited ("DTTL"), da sua rede global de firmas membro ou das suas entidades relacionadas (coletivamente, a "organização Deloitte") está, através desta comunicação, a prestar aconselhamento ou serviços profissionais. Antes de tomar qualquer decisão ou ação que possa afetar as suas finanças ou o seu negócio, deve consultar um consultor profissional qualificado. Não são dadas quaisquer representações, garantias ou compromissos (expressos ou implícitos) quanto à exatidão ou integridade das informações contidas nesta comunicação, e nenhum dos DTTL, as suas firmas-membro, entidades relacionadas, funcionários ou agentes serão responsáveis por qualquer perda ou dano que surja direta ou indiretamente em relação a qualquer pessoa que confie nesta comunicação. A DTTL e cada uma das suas firmas-membro, e as suas entidades relacionadas, são entidades legalmente separadas e independentes.

© 2023. Para mais informações, contacte a Deloitte Global.

Did you find this useful?

Thanks for your feedback

If you would like to help improve Deloitte.com further, please complete a 3-minute survey