A Blockchain continua a ser o conceito mais polarizador da tecnologia - com os seus defensores e críticos a defenderem fervorosamente o potencial e a necessidade da tecnologia, ou a sua loucura e desperdício. No entanto, é consensual que a "blockchain" é relevante.
Em suma, a cadeia de blocos continua a desenvolver-se para além do seu caso de utilização inicial de criptomoeda, em áreas como "tokens não fungíveis", "organizações autónomas descentralizadas" e finanças descentralizadas - muitas vezes com pouco respeito pelo status quo. Para os defensores da cadeia de blocos, estes casos de utilização são avassaladores e estão em curso. Para os críticos, são demasiado cozinhados e pouco satisfatórios. Em todo o caso, cabe-nos prestar atenção e compreender o "quê", o "como" e o "porquê" da cadeia de blocos, uma vez que a sua relevância parece estar destinada a continuar.
O presente documento apresenta uma visão de alto nível da tecnologia de cadeias de blocos, os seus aspectos práticos e a forma como pode ser aplicada ao sector jurídico, analisando também as oportunidades futuras para esta tecnologia.
Saiba mais sobre blockchain
Este documento está dividido em secções que exploram o que é a cadeia de blocos e o seu impacto no ambiente jurídico. O esquema abaixo resume brevemente cada secção do documento.