Inflação e taxas de juro
A inflação subiu para 10% ou mais em muitos mercados ocidentais e os bancos centrais estão a responder com aumentos das taxas de juro — os mercados norte-americanos e europeus estão a fazer os maiores aumentos das taxas de juro em muitos anos.
Pressão sobre o fundo de maneio
Juntamente com as contínuas consequências das perturbações na cadeia de abastecimento na China e noutros países — com até um quinto dos navios porta-contentores parados nos portos nos últimos meses — a situação dos nossos clientes alterou-se. Os clientes empresariais e de capital de risco estão a assistir a uma crescente pressão sobre os lucros e os fluxos de caixa, em particular, à medida que os stocks de segurança aumentam e o aumento do custo da energia e das matérias-primas inflaciona os custos das existências.
Os aumentos das taxas de juro e as preocupações do mercado da dívida estão a aumentar os custos de financiamento desse capital de exploração e qualquer deterioração potencial do comportamento de pagamento dos clientes agravará a situação.
Beyond cash
Para muitos clientes, uma vez aliviadas as pressões imediatas sobre a tesouraria, deve haver oportunidades de expansão para temas mais amplos de previsão e tesouraria ou cobertura. Isto pode integrar e apoiar o controlo contínuo do capital de exploração e permitir que os clientes se concentrem em medidas de melhoria dos lucros.