Mesmo as empresas mais bem sucedidas necessitam, por vezes, de alienar ou liquidar ativos com fraco desempenho ou não essenciais.
A gestão destes ativos implica, muitas vezes, a definição de uma forma de fazer um corte limpo, normalmente dentro de um calendário acelerado. A Deloitte oferece soluções abrangentes para ajudar as empresas a avaliar as suas opções nesta situação. Recorremos ao poder da análise de dados, bem como à vasta experiência da nossa rede de equipas de serviços globais e jurisdições, para orientar os clientes no sentido de obterem os melhores resultados de saída.
Como podemos ajudar
A saída de um ativo sem um plano bem pensado e cuidadosamente estruturado pode ter um impacto negativo em muitos aspetos da atividade principal. A empresa pode ter de lidar com questões relacionadas com o risco para a sua reputação e gastar tempo e dinheiro para concluir a saída. Principais cenários:
Resolva. Se a retenção for uma opção, colaboramos com a nossa equipa de Value Creation Services para desenvolver estratégias. Também podemos fornecer acesso aos especialistas em turnaround da Deloitte, especializados em ajudar os clientes a identificar e implementar estratégias para melhorar os lucros.
Venda. Quando um ativo tem um fraco desempenho ou não é essencial, as empresas preferem frequentemente um resultado rápido. É aqui que a nossa equipa especializada em Accelerated M&A apoia os clientes que pretendem alienar rapidamente a totalidade ou parte de uma operação não essencial ou de fraco desempenho.
Encerramento. Os nossos especialistas em gestão de saídas preparam o processo de encerramento, começando com um planeamento de alto nível para identificar os custos e riscos associados. Em seguida, ajudamos a desenvolver um plano de saída detalhado e fornecemos serviços de gestão de projetos e de implementação prática para concluir a eliminação.
Quando uma entidade empresarial precisa de ser liquidada, a nossa equipa de Corporate Simplification pode aconselhar sobre o planeamento e a implementação após o encerramento das operações.