Skip to main content

Digital supply networks

Transforme a sua cadeia de abastecimento num diferenciador estratégico "sempre ativo"

As organizações estão a conseguir avanços no desempenho operacional à medida que as redes de abastecimento digitais permitem a visibilidade da rede de abastecimento - e conhecimentos sem precedentes, como mostra este relatório desenvolvido pela Deloitte US.

Sobre os nossos serviços de redes de abastecimento digitais

A oferta Deloitte em Digital Supply Networks ajuda os executivos seniores, incluindo CEOs, CIOs e líderes da cadeia de abastecimento, a identificar e concretizar novas oportunidades de redes de abastecimento, gerindo simultaneamente as suas complexidades inerentes. Juntamente com parceiros do ecossistema, como a Singularity University, a GE Digital e a Kinaxis, mergulhamos os clientes nas perspetivas mais avançadas sobre o futuro da cadeia de abastecimento, incluindo a inteligência artificial, a robótica avançada, o fabrico de aditivos e a IoT.

facade of modern glass office architecture

Veja o vídeo | Digital Supply Networks: a transformação digital das cadeias de abastecimento

Sobre os nossos serviços de redes de abastecimento digitais

A oferta Deloitte Digital Supply Networks ajuda os executivos seniores, incluindo CEOs, CIOs e líderes da cadeia de abastecimento, a identificar e concretizar novas oportunidades de redes de abastecimento, gerindo simultaneamente as suas complexidades inerentes. Juntamente com parceiros do ecossistema, como a Singularity University, a GE Digital e a Kinaxis, mergulhamos os clientes nas perspectivas mais avançadas sobre o futuro da cadeia de abastecimento, incluindo a inteligência artificial, a robótica avançada, o fabrico aditivo e a Internet das Coisas.

A nossa prática oferece um profundo conhecimento do sector em todas as áreas funcionais da cadeia de abastecimento, juntamente com uma sólida experiência de cadeia de abastecimento multifuncional e de ponta a ponta.

Ajudamos as organizações a transformar as suas cadeias de abastecimento, abordando duas áreas fundamentais:

  1. Estratégia. Ajudamos as empresas a criar estratégias de rede de fornecimento e a envolverem-se com parceiros do ecossistema que permitem a concretização da sua visão e aspirações empresariais. Estas estratégias podem diferir consoante a unidade de negócio, o produto e o canal comercial. Também ajudamos os clientes a explorar a "arte do possível" através de sessões de imersão na rede de fornecimento digital.
  2. Execução. Uma vez que a estratégia esteja implementada e/ou uma solução digital que agregue valor seja priorizada e escolhida, nós construímos, pilotamos e implantamos a(s) solução(ões) usando uma abordagem ágil. A digitalização da rede de fornecimento pode envolver a construção de linhas digitais que percorrem cada um dos nós da cadeia de fornecimento existente, esbatendo as linhas entre funções, produtos e divisões tradicionais. Desenvolvemos e executamos roteiros que consistem numa série de "sprints" rápidos e dimensionados para fornecer rapidamente valor incremental enquanto iteramos e melhoramos continuamente.

Como é que as redes de abastecimento digitais podem beneficiar a minha empresa?

A oferta Deloitte Digital Supply Networks pode ajudar a sua equipa a transformar a sua cadeia de fornecimento num diferenciador competitivo com o potencial de alcançar resultados como

Aumento das receitas:

  • Encomendas e recargas. As embalagens inteligentes, as aplicações e os dados podem ser combinados, automaticamente ou com uma intervenção mínima, para impulsionar as encomendas e as recargas.
  • Marketing eficácia. O marketing direcionado, combinado com dados de inventário e preços competitivos, pode facilitar os descontos dinâmicos.
  • Ligação direta aos clientes. Um maior acesso aos clientes pode impulsionar as vendas no ponto exato de consumo, por exemplo, encomendando as compras diretamente no frigorífico.
  • Valor dos dados. A recolha, o acondicionamento e a venda de dados das bases de clientes existentes podem abrir novos canais de receitas.
  • Rapidez de comercialização. A utilização eficaz da gestão do ciclo de vida do produto acelera todas as etapas, desde o desenvolvimento do produto até à entrega, e permite que os produtos inovadores cheguem mais rapidamente aos clientes.

Melhoria das margens:

  • Custo da I&D A prototipagem rápida pode reduzir o custo da I&D.
  • Custo das matérias-primas. Os avanços digitais podem ajudar a identificar materiais substitutos ou podem ligar os compradores a fontes alternativas de baixo custo.
  • Custo da qualidade. O aumento da visibilidade e da monitorização pode diminuir o custo da qualidade. Por exemplo, os sensores podem identificar erros de raiz e conduzir a melhorias no processo que aumentam drasticamente os rendimentos da primeira passagem.
  • Custo do serviço. A recolha digital de dados de produtos e/ou utilizadores e o seu envio para técnicos especializados localizados remotamente diminui o custo do serviço e o custo de transporte dos técnicos de serviço.
  • Custo do transporte. Os robôs de armazenamento automatizados e os camiões sem condutor utilizam a análise e o encaminhamento dinâmico para melhorar a eficiência e reduzir os acidentes e os erros.

Maior eficiência dos activos:

  • Ativos ociosos. A economia de partilha pode ser aproveitada para ativos de elevado custo e de baixa capacidade. Por exemplo, uma empresa que só opera dois turnos por dia pode vender o seu terceiro turno a outra empresa.
  • Supply Chain tempo de inatividade. A manutenção preditiva pode maximizar o desempenho e a fiabilidade dos dispositivos de fabrico.
  • Mão de obra ociosa. A monitorização da mão de obra através de sensores pode otimizar a atribuição e a programação da mão de obra.
  • Tempo "Click-to-ship". A gestão automatizada do inventário pode aumentar drasticamente a eficiência da cadeia de fornecimento.
  • Propagação de erros. A Realidade Aumentada pode ajudar na manutenção e reduzir a propagação de erros e os custos de repetir trabalho.

Satisfazer as expectativas dos acionistas:

  • Capacidade de resposta geográfica. O aumento da conetividade permite respostas rápidas a problemas inesperados, como catástrofes naturais ou paragens de fornecedores.
  • Capacidade de resposta da marca. Uma melhor perceção das preocupações ou problemas dos clientes permite respostas rápidas a eventos como surtos de contaminação alimentar.
  • Mitigação proativa dos riscos. Uma maior transparência exige uma avaliação proativa dos riscos e uma resposta rápida às exigências dos clientes.

Recomendações

A indústria 4.0 e a transformação digital das cadeias de abastecimento

A Indústria 4.0, a quarta revolução industrial, é caracterizada por novas tecnologias que esbatem as linhas entre os mundos físico e digital - impulsionando o acesso em tempo real a fontes de dados novas e existentes. Esta revolução digital está provavelmente a mudar a forma como os produtos são concebidos, criados e entregues aos clientes - e tem implicações tremendas para a cadeia de abastecimento.

Como é que as redes de abastecimento digitais podem beneficiar a minha empresa?

Physical to digital

Digital to digital

Digital to physical

Strategy

Como é que a Deloitte o pode ajudar?

Deixe-nos pô-lo em contacto com os profissionais que o podem ajudar a imaginar, a concretizar e a gerir o seu negócio agora e no futuro. Responda a algumas perguntas e criaremos uma lista de reprodução personalizada para lhe mostrar como podemos resolver os seus desafios mais prementes.

Como é que as redes de abastecimento digitais podem beneficiar a minha empresa?

​As redes de abastecimento digitais estabelecem um "fio digital" através de canais físicos e digitais, ligando informações, bens e serviços de formas poderosas.