A disrupção está a afetar simultaneamente a sua empresa e a sua força de trabalho. As organizações enfrentam exigências crescentes por parte dos clientes, uma pressão constante sobre a produtividade por parte dos concorrentes e ameaças de entradas inesperadas nos seus mercados.
A mudança do panorama geopolítico, a digitalização da nossa vida quotidiana, a alteração da demografia e das exigências da mão de obra acrescentam outras forças perturbadoras. As empresas devem, mais do que nunca, antecipar, adaptar-se, manobrar, tomar decisões e mudar de rumo de forma ágil para enfrentar a interminável disrupção.
A necessidade de transformação dos RH evoluiu nos últimos anos das formas tradicionais de funcionamento para o Modelo Operacional de Elevado Impacto. Os RH são a única função com o objetivo e a capacidade de transformar essas perturbações em oportunidades para um desempenho empresarial sustentável.
As organizações precisam que os RH atuem de forma diferente. A prestação eficiente e eficaz de serviços essenciais é um dado adquirido. Os RH têm de se apresentar de forma diferente para definir e concretizar a agenda relativa à força de trabalho e aos talentos, para aplicar a estratégia empresarial, para impulsionar o desempenho e o empenhamento da força de trabalho, para gerir a cultura e melhorar a experiência dos colaboradores da empresa.
Para que tudo isto aconteça é necessário ter coragem:
Comece pelo cliente de RH. O design thinking coloca os clientes dos RH e as suas necessidades no centro das atenções.
Desenvolva as capacidades dos RH. A centralidade no cliente, a prontidão digital, a adaptabilidade, a agilidade, a consultoria estratégica e a perspicácia analítica estão no topo da lista.
Digitalize o local de trabalho. O acesso digital à informação e às ações deve ser incorporado como parte da experiência de envolvimento integrado - tal como os clientes esperam na sua vida quotidiana.
Apodere-se dos dados. Os RH podem estar mais bem equipados do que nunca com dados significativos sobre a força de trabalho para fornecer informações tangíveis que orientem a empresa.
Vá para além da estrutura. Trata-se de novas formas de trabalhar que proporcionam um elevado impacto para a empresa. A conceção organizacional é o resultado de um modelo operacional bem concebido e adequado à sua finalidade.