Skip to main content

Utility Provider

Cloud Transformation Case Study

Grande provedor de serviços públicos reduz o risco de vegetação e inspecciona os activos utilizando tecnologias de drones, cloud e machine learning

Digitalização das inspecções visuais para melhorar a monitorização e reduzir os custos

Os incidentes relacionados com a vegetação são a maior causa de interrupções de serviço nos EUA, de acordo com a Federal Energy Regulatory Commission (FERC). Um grande provedor de serviços de utilidade pública que opera numa região propensa a interrupções de serviço devido a incidentes relacionados com a vegetação precisava de reduzir o potencial de tais riscos. Para além de ter de cumprir objectivos rigorosos de redução de gases com efeito de estufa, o provedor de serviços públicos enfrentava uma pressão crescente para transformar as suas operações, ao mesmo tempo que lidava com os efeitos cada vez mais catastróficos das alterações climáticas na região. Para responder em conformidade, o provedor de serviços públicos recorreu à Deloitte para aproveitar a tecnologia avançada para construir uma solução escalável que ajuda a reduzir o impacto do crescimento da vegetação com manutenção preventiva, incluindo a identificação e remoção da vegetação em risco.

Combinação de aplicações e substituição de processos em papel

Uma vez que a energia do provedor de serviços públicos percorre milhares de quilómetros e chega a cada casa e empresa no seu território, a monitorização da transmissão e distribuição de energia é especialmente difícil e pode ser dispendiosa se forem cometidos erros. Os sistemas anteriores do provedor de serviços públicos combinavam aplicações e processos baseados em papel que resultavam frequentemente em erros, perda de produtividade e atrasos significativos nos relatórios. Ao substituir esses sistemas antigos por uma solução de serviços de campo em cloud SaaS, o provedor de serviços públicos melhorou a fiabilidade e a resiliência, reduzindo simultaneamente os custos.

Implementação de monitorização remota e automatizada

As técnicas convencionais de monitorização da rede envolvem normalmente inspecções visuais a pé, que são dispendiosas, demoradas, trabalhosas e perigosas para os trabalhadores. Para melhorar este processo, a Deloitte ajudou a empresa de serviços públicos a implementar uma monitorização remota e automatizada — utilizando drones, câmaras e ferramentas de alerta — para detectar objectos perto de fios de alta tensão ou em áreas de difícil acesso, minimizando o risco de a vegetação afectar a transmissão de energia.

Monitorização da rede à escala

A empresa de serviços públicos e a equipa da Deloitte implementaram o Salesforce Service e o Field Service Cloud, que permite aos utilizadores planear, agendar ordens de trabalho e gerar relatórios. Integra-se com um Sistema de Informação Geográfica (GIS) para mapas robustos e camadas de dados que podem ser enviados para o terreno em tempo real. A Deloitte ajudou a empresa de serviços públicos a lançar um programa de detecção remota aérea totalmente operacional para monitorizar a rede à escala. O programa incluiu sistemas de aeronaves não tripuladas (UAS), também conhecidos como drones, helicópteros, visualizações baseadas em mapas e aprendizagem automática para processamento de imagens — tudo isto melhorou significativamente os esforços para reforçar a rede e reduzir os incidentes relacionados com a vegetação.

As tecnologias que permitem as inspecções aéreas do provedor de serviços públicos também apoiam uma das capacidades fundamentais descritas na sua visão da rede futura: consciência situacional omnipresente.

O que aconteceu

Conhecimento situacional omnipresente

O provedor de serviços públicos está agora concentrado na recolha e inspecção de imagens da infra-estrutura da rede, incluindo linhas eléctricas, fios, postes, torres de transmissão e outros equipamentos. O objectivo é avaliar melhor o equipamento e determinar onde direccionar as actividades de reforço da rede. Para fazer avançar as operações, o provedor de serviços públicos também está a trabalhar para implementar capacidades UAS de ponta — como a capacidade de pilotar drones para além da linha de visão visual (BVLOS) — que são mais eficientes e menos dispendiosas. No que diz respeito aos dados, a empresa de serviços públicos está a aumentar a capacidade e os conhecimentos através do aumento da aprendizagem automática e da agregação de dados não estruturados e estruturados para fornecer uma visão abrangente dos seus activos. As tecnologias que permitem as inspecções aéreas do provedor de serviços públicos também apoiam uma das capacidades fundamentais descritas na sua visão da rede futura: consciência situacional omnipresente.

As vitórias

1. Melhore a produtividade, o desempenho e a eficiência com uma experiência de utilizador centrada na força de trabalho no terreno.

2. Permitiu que os utilizadores no terreno trabalhassem offline para permitir inspecções em áreas remotas.

3. Estabeleceu a coordenação entre programas através de uma única aplicação para planear o trabalho e acompanhar as métricas.

4. Melhoria da conformidade utilizando capacidades de elaboração de relatórios em tempo real para maior rapidez e precisão.

5. Implementou uma visão de 360 graus dos dados dos activos que inclui detalhes dos activos, imagens, contexto geo-espacial e histórico de ordens de trabalho para uma atribuição de recursos mais eficiente.

Did you find this useful?

Thanks for your feedback

If you would like to help improve Deloitte.com further, please complete a 3-minute survey