Skip to main content

Empresas mais bem geridas do mundo

Histórias de excelência global

Na Deloitte, o nosso objetivo é causar um impacto importante. Sabemos que as empresas privadas são a espinha dorsal da maioria das economias em todo o mundo. O nosso programa Best Managed, operado globalmente com os nossos muitos patrocinadores, foi concebido para inspirar, celebrar e construir um ecossistema de empresas privadas excepcionais. Ao fazê-lo, acreditamos que podemos ajudar a criar um futuro mais risonho para todos, partilhando as características comuns das empresas mais bem geridas, iluminando estas empresas líderes e inspirando outras a segui-las.

Com base em observações recolhidas junto de milhares de empresas que concorreram à designação de Best Managed a nível mundial, o programa assenta em quatro pilares: Estratégia, Capacidades e Inovação, Cultura e Compromisso, e Governance e Finanças. Em cada área, os candidatos foram cuidadosamente avaliados por um painel de juízes independentes no seu país.

"Para além de reconhecermos estas organizações, orgulhamo-nos da nossa capacidade, enquanto maior empresa de serviços profissionais do mundo, de construir um ecossistema de empresas extraordinárias e de oferecer exemplos de práticas líderes que dão vida a estes pilares de avaliação. Um fabricante de tijolos checo. Um promotor imobiliário chinês. Uma transportadora aérea de resgate chilena. Dentro de cada uma das empresas mais bem geridas deste ano há uma história tão única como os indivíduos que as fundaram. Quer as suas empresas tenham sido criadas há décadas ou gerações, quer sejam criações relativamente recentes, cada uma delas pode apontar para momentos ou decisões específicas na sua história que as colocaram no caminho do sucesso."

- Peter Brown, Global Best Managed Companies Programme Leader, Deloitte Private

"No interior de cada uma das empresas mais bem geridas deste ano há uma história tão única como os indivíduos que as fundaram."

bmc

Strategy

As empresas mais bem geridas têm um enorme sentido de orientação, enraizado na missão e na visão, e cada vez mais inspirado pelo objetivo, à medida que o mundo procura uma definição mais ampla de capitalismo. Esta estratégia proporciona uma orientação para a empresa no contexto de uma economia em rápida evolução. Estas empresas investem extensivamente no planeamento, dispõem de uma metodologia formal para o desenvolvimento da estratégia, asseguram que a estratégia reflete todas as partes interessadas, têm a disciplina de execução correta para dar vida à sua estratégia e comunicam eficazmente a estratégia a todos os níveis da organização. Mesmo perante desafios agudos, mantêm uma perspetiva de longo prazo.

Capacidades e inovação

As empresas mais bem geridas aperfeiçoam o seu "ingrediente especial", criando um conjunto único de capacidades e recursos que as diferenciam no mercado. Estão altamente empenhadas na adaptabilidade e inovação, abordam a produtividade através de uma lente de melhoria contínua e esforçam-se por contratar as pessoas certas para executar o seu modelo e estratégia empresariais. Por outras palavras, desenvolvem um conjunto diferenciador de capacidades internas que lhes permite serem inovadoras e empreendedoras sem medo de falhar, e colocam constantemente as suas operações sob o microscópio com vista a uma melhoria constante.

Cultura e compromisso

As empresas mais bem geridas investem desproporcionadamente nos seus colaboradores. Constroem uma cultura e um legado empresarial fortes, desenvolvem ativamente as suas equipas de pessoal e de liderança, proporcionam um sistema de compensação holístico reconhecendo que as pessoas procuram mais do que apenas dinheiro pelo seu tempo e abordam as preocupações de continuidade dentro da empresa, assegurando que a geração seguinte é formada e equipada para ter sucesso. Cada vez mais, as empresas mais bem geridas estão a abraçar a diversidade, a equidade e a inclusão para libertarem todo o seu potencial.

Governance e Finanças

As empresas mais bem geridas fazem bem o básico no que diz respeito à governação e às finanças - utilizando uma definição muito moderna do que o básico implica. Cada vez mais, estas empresas recorrem a conselhos consultivos formais que ajudam a elevar o seu jogo e a alargar os seus horizontes. Utilizam os dados para orientar a tomada de decisões, dispõem de relatórios exaustivos sobre o que é relevante para a gestão e para as partes interessadas, utilizam a tecnologia para apoiar a gestão de dados e os relatórios financeiros, utilizam indicadores-chave de desempenho (KPI) para gerir o seu progresso, mantêm um balanço sólido e aplicam a disciplina financeira necessária para impulsionar o crescimento das receitas, melhorar a margem operacional e aumentar a eficiência dos ativos.