Skip to main content

O potencial catalisador da inteligência artificial para a observação da Terra

Um novo documento informativo, desenvolvido pelo World Economic Forum em colaboração com a Deloitte, descreve como a inteligência artificial (IA) pode criar economias de escala para a Observação da Terra (OT), com o objectivo de informar acções decisivas tanto para a mitigação do clima como para o crescimento sustentável

O nosso mundo está a atravessar crises ecológicas e climáticas de enorme escala. Com um imperativo de transformação da sustentabilidade nos sectores público e privado, dados e ferramentas fiáveis que possam ajudar a tomar medidas decisivas, são vitais para a atenuação das alterações climáticas e para o crescimento sustentável. A observação óptica por satélites, aeronaves e sensores terrestres gera um rico fluxo de dados com um enorme potencial para ajudar nesta transformação. Com casos tão abrangentes como a reflorestação, a detecção de emissões de gases com efeito de estufa, a elaboração de análises actuariais e a otimização das redes de abastecimento, a proposta de valor dos dados da Observação da Terra parece convincente, tanto do ponto de vista climático como empresarial.

Os satélites comerciais são uma mais-valia para a recolha de dados sobre a Terra

A OT refere-se à recolha de informações sobre actividades e características da Terra, tanto naturais como artificiais. Os dados OT são utilizados para monitorizar e medir o estado e as alterações do ambiente e o impacto da atividade humana no ambiente.

A escala e a qualidade dos dados disponíveis comercialmente aumentaram exponencialmente na última década, impulsionados em grande parte por novos satélites EO. Mais de 1 170 satélites EO estão atualmente em órbita - 51% dos quais foram lançados desde 2019.

A bordo destes satélites, sensores avançados oferecem melhorias drásticas na resolução e nos tipos de medições que podem ser efectuadas à escala do espaço. O volume resultante de imagens da Terra pode ser difícil de compreender, centenas de terabytes por dia que aumentam de dia para dia. Acrescente a isso os dados disponíveis a partir de dispositivos como o GPS e o IoT, e a escala dos dados criados ultrapassa exponencialmente a capacidade de os analisar.

A IA é uma ferramenta essencial para extrair informações com valor acrescentado para a ação climática

Em termos práticos, o valor dos dados OE (como o de qualquer forma de informação) não é intrínseco. A extensão do seu valor está ligada ao modo e à amplitude da sua utilização. Por exemplo, os dados de OT utilizados para identificar os riscos de incêndios florestais tornam-se valiosos quando essas informações conduzem a ações para atenuar os impactos negativos.

Até há pouco tempo, a complexidade associada à análise dos dados de OT limitou a sua utilização a aplicações relativamente específicas por parte de agências governamentais, universidades e organizações sem fins lucrativos. No entanto, a utilização da IA associada a uma computação de baixo custo e de elevado desempenho tem-se revelado promissora tanto para o sector público como, cada vez mais, para o sector privado. À semelhança do que os recentes avanços nos modelos de linguagem de grande dimensão (LLM) fizeram para os conteúdos baseados em texto, o alargamento da utilização da IA para a OT pode permitir um crescimento significativo do valor derivado dos dados da OT.

O impacto da IA na OT será profundo:

  1. As ferramentas de IA podem responder a questões complexas com dados EO. As capacidades de IA permitem que mais dados sejam processados de forma rápida e precisa, ajudando a permitir a transformação de vastas resmas de medições EO em bruto em conhecimentos acionáveis.
  2. A IA com interfaces de utilizador (IU) intuitivas pode tornar a OT acessível a utilizadores não especializados. Da mesma forma que o ChatGPT despertou o mundo para o poder dos LLMs, o desenvolvimento de uma IU mais intuitiva ajudará a colocar os conhecimentos da OT com IA nas mãos dos utilizadores empresariais e não apenas dos cientistas de dados.
  3. A IA para a OT pode impulsionar a inovação do modelo de negócio. À medida que a IA torna a OT mais acessível, a aplicação em escala torna-se viável para organizações de quase todos os sectores e indústrias, preparando o terreno para a disrupção nos modelos de negócio comerciais e centrados na sustentabilidade.

Coletivamente, estes efeitos não só ajudam a multiplicar o valor derivado dos dados OT, como também proporcionam uma maior confiança e transparência nas acções que estão a ser tomadas para fazer a transição para uma economia de net-zero. A capacidade de introduzir medições objectivas e consistentes nas acções positivas para o clima e nas divulgações ambientais, ajuda a estabelecer uma fonte de verdade comum e verificável.

Conclusão

As melhorias em termos de velocidade, custo e precisão da informação derivada da OE, especificamente dos modelos de IA e da computação avançada, podem criar uma nova classe de aplicações para um conjunto crescente e diversificado de novos utilizadores.

No entanto, embora as lacunas tecnológicas estejam a diminuir, é provável que ainda sejam necessárias acções colectivas e um investimento significativamente maior para concretizar os potenciais benefícios. Estes são fundamentais para alcançar os objectivos climáticos e, mais especificamente, as metas do Acordo de Paris. Uma concentração prioritária na administração, nas normas, nas soluções de fonte aberta e na inovação do modelo empresarial é também fundamental para uma adopção equitativa à escala mundial. O resultado pode ajudar a criar uma nova fronteira para a criação de valor em todos os sectores e indústrias, incluindo um futuro mais sustentável para a Terra.

O World Economic Forum, em colaboração com Deloitte, reuniu um conjunto de fornecedores líderes de dados da Observação da Terra, utilizadores e especialistas , para promover o potencial transformador da OT para as empresas, as pessoas e o planeta. Clique aqui para saber mais sobre a iniciativa.

Did you find this useful?

Thanks for your feedback

If you would like to help improve Deloitte.com further, please complete a 3-minute survey