A transformação climaticamente neutra das indústrias é essencial para vencer alguns dos desafios do século: reduzir as emissões globais e transformar os negócios para atingir os objetivos de descarbonização. Os principais especialistas globais da Deloitte, em estreita colaboração com clientes, equipas do setor público e em cooperação com a comunidade científica, criaram uma coleção de insights para partilhar a perspetiva da Deloitte sobre os possíveis caminhos para a descarbonização dos principais setores que têm um dos maiores impactos nas emissões de carbono a nível global.
As emissões combinadas das indústrias difíceis de eliminar, que incluem, entre outros, os setores siderúrgico, químico, automóvel e alimentar (ver figura 1), representaram aproximadamente 82% do total das emissões globaisde CO2eqem 2021. A redução das matérias-primas fósseis e das emissões de carbono destes setores é um desafio global que deve ser enfrentado à escala mundial.
Embora muitos obstáculos tendam a estar enraizados na diversidade de regulamentos, na insegurança em torno dos avanços tecnológicos e nas influências geopolíticas, existem também duas soluções abrangentes que podem ser os principais facilitadores para todos os setores: a eletricidade verde e o hidrogénio verde. Por conseguinte, dedicámos uma secção ao importante tema do hidrogénio verde, que delineia a via facilitadora que será provavelmente fundamental para os esforços de cada um dos setores.
A ambição da Deloitte é não só fornecer uma descrição da situação, mas também oferecer a nossa experiência e conhecimentos sobre possíveis soluções e ações necessárias que devem ser tomadas. O nosso objetivo: apoiar os clientes da Deloitte a nível global ao longo desta transformação com análises baseadas em evidências, perspetivas únicas e a amplitude e profundidade do conhecimento da Deloitte.
Cada secção inclui:
Com base na nossa análise das necessidades e requisitos destas indústrias difíceis de ultrapassar, desenvolvemos um conjunto de ofertas e soluções prontas a implementar para ajudar a apoiar os intervenientes globais nos seus percursos individuais. Explore as respetivas secções para saber mais.
Referências