Skip to main content

Como pode a empresa ganhar a confiança dos investidores através da divulgação de informações sobre sustentabilidade?

 

A Deloitte e a The Fletcher School da Tufts University embarcaram num estudo global, realizado entre janeiro e dezembro de 2023, para compreender como as empresas podem aumentar a confiança dos investidores nas suas divulgações de sustentabilidade, investigando as mentes dos...1

  • Directores de Sustentabilidade que navegam em ambientes regulamentares cada vez mais complexos, que exigem divulgações de sustentabilidade
  • Directores Financeiros que pretendem compreender o impacto na organização dos compromissos de sustentabilidade e detalhes sobre o comportamento dos investidores
  • Proprietários de activos, gestores de investimentos e consultores de investimentos que procuram aceder a dados de sustentabilidade fiáveis

Os investidores estão a incorporar mais factores de sustentabilidade nas decisões de investimento e estão à procura de oportunidades. A estimativa é de 43 biliões de dólares de crescimento económico global entre 2021 e 2070, caso a economia mundial se transformar para atingir emissões net-zero.2

  • 83% dos investidores inquiridos incorporam informação sobre sustentabilidade nas análises fundamentais
  • 79% dos inquiridos têm políticas de sustentabilidade em vigor, em comparação com 20% há cinco anos

Apesar da crescente procura de informações sobre sustentabilidade, os investidores referem a existência de barreiras significativas na clareza, consistência e fiabilidade dos dados. Embora estejam a surgir medidas regulamentares e normas a nível mundial para promover a coerência dos dados, estes ainda não foram implementados de forma suficientemente ampla para fornecer dados totalmente fiáveis aos investidores. Por conseguinte, é mais provável que os investidores utilizem as informações, os dados e as fontes em que confiam, que incluem sistemas de dados internos e divulgações auditadas ou garantidas. 

Construir estrategicamente uma relação de confiança com os investidores é fundamental para as empresas que procuram manter-se competitivas, aumentar o valor de mercado e obter acesso ao capital. Por conseguinte, os líderes empresariais têm uma oportunidade estratégica de reforçar a sua relação com os investidores à medida que os mercados de capitais atingem um ponto de inflexão impulsionado pela transição para um mundo mais sustentável. Continue a ler para aceder a informações interactivas por região e país e faça o download dos relatórios globais e dos EUA para uma análise mais aprofundada.

Para interagir com os dados, certifique-se de que tem os cookies ativados no seu dispositivo.

Panorama do investimento sustentável

fallbackimage

Integrar factores de sustentabilidade nas decisões de investimento

fallbackimage

Obstáculos à integração dos dados de sustentabilidade

fallbackimage

Confiança nas fontes de dados e na sua utilização

fallbackimage
O que aumenta a desconfiança dos investidores é o facto de [os investidores] considerarem [ESG] um risco material e de as empresas o utilizarem, por vezes, como um esforço de marketing.

- Antigo Director Global dos Mercados de Capitais ESG, do Banco Europeu

Quatro acções que podem ajudar a ganhar a confiança dos investidores nos compromissos de sustentabilidade das empresas

Cada líder tem um papel crítico e único a desempenhar para que uma organização cumpra de forma fiável os seus compromissos de sustentabilidade. Embora o Director de Sustentabilidade (CSO) possa conduzir a estratégia de sustentabilidade da organização, todos os líderes executivos e do conselho de administração têm um papel a desempenhar.

O investimento em sistemas de informação e em soluções de cumprem as regras de compliance, pode permitir resultados com maior qualidade. Estabelecer a confiança dos investidores não é apenas um único objectivo a concretizar. Muitas das grandes empresas já começaram a desenvolver capacidades sofisticadas de apresentação de relatórios para se anteciparem aos requisitos regulamentares iminentes. As empresas que continuarem à espera do momento para agir, correm o risco de ficar para trás e de ficar em desvantagem competitiva. 

Os investidores confiam nas divulgações auditadas e garantidas tanto quanto nos seus próprios dados de propriedade.
As divulgações auditadas ou certificadas proporcionam a transparência na informação sobre sustentabilidade que os investidores procuram. Não só estas fontes são mais fiáveis, como também os investidores de sustentabilidade mais experientes segundo o relatório têm maior probabilidade de utilizar dados auditados ou assegurados. Este facto sugere que, à medida que outros investidores forem ganhando experiência, também eles recorrerão cada vez mais a estas fontes de dados.

Conte a sua história de sustentabilidade, interagindo proactivamente com os investidores sobre as suas acções de sustentabilidade.
À medida que o investimento sustentável cresce, as empresas podem esperar que mais investidores procurem envolver-se com as empresas para compreender as suas estratégias e resultados em matéria de sustentabilidade. Os inquiridos no nosso estudo com um mínimo de dois anos de implementação de uma política de investimento sustentável afirmam que têm 1,5 vezes mais probabilidades de utilizar regularmente uma estratégia ativa de investimento em sustentabilidade, o que significa que podem votar nos seus votos, dialogar com os líderes empresariais e apresentar propostas aos acionistas.
A participação dos investidores dá às empresas a oportunidade de resolverem potenciais problemas, promoverem a transparência e a responsabilização e ganharem confiança.

Did you find this useful?

Thanks for your feedback

If you would like to help improve Deloitte.com further, please complete a 3-minute survey