A criminalidade económica tem um imenso impacto fiscal e social nas nossas comunidades, expondo os cidadãos, os governos e as empresas a redes criminosas implacáveis. Para pôr termo a esta ameaça é necessária uma resposta coletiva coordenada.
A pandemia mundial e as crescentes tensões geopolíticas tornaram urgente o combate a esta ameaça, pondo em evidência a cleptocracia e revelando a sofisticação das redes criminosas que exploram as lacunas das respostas de emergência à COVID-19.
Embora os setores público e privado tenham investido milhares de milhões no combate a estes crimes, a luta contra os crimes financeiros continua a ser um desafio enorme e complexo para o sistema.
A escala da atividade financeira ilícita é vasta e a sua resolução exigirá uma resposta coletiva coordenada em que os governos, as instituições financeiras e as empresas trabalhem em conjunto para desenvolver e aplicar soluções eficazes.
O programa Illicit Finance da Deloitte reúne os principais stakeholders dos setores público e privado para colaborar na criação de estratégias de impacto para combater o crime financeiro. Como parte deste programa, a Deloitte criou o Forum for Tackling Illicit Finance para desenvolver conhecimentos cruciais e trabalhar com as principais organizações do setor, para ajudar a reforçar a resiliência global e interromper o fluxo de financiamento ilícito.
Trabalhando com governos, instituições financeiras e empresas, o programa Illicit Finance e o Forum for Tackling Illicit Finance oferecem perspetivas e orientações acionáveis que podem permitir às organizações navegar na natureza complexa do crime financeiro e tomar medidas para proteger a sociedade.