Skip to main content

Usufrua do poder de um local de trabalho digital ligado e produtivo

Para prosperar, a sua força de trabalho tem de estar equipada com tecnologia que crie uma experiência consistente e que permita aos colaboradores trabalhar autonomamente e colaborativamente.

O futuro do trabalho está aqui.

Onde quer que esteja na sua jornada de local de trabalho digital, a Deloitte e a ServiceNow podem ajudar a criar roadmaps para o sucesso, para que esteja equipado para reter talento, melhorar a produtividade, aumentar o envolvimento e continuar a adaptar-se — independentemente da evolução do local de trabalho.

Evoluir a experiência dos colaboradores juntos

A Deloitte e a ServiceNow podem ajudar as organizações a conectar o local de trabalho digital com velocidade, escala e perceção. Apresentamos uma vasta experiência numa série de indústrias e questões para construir a base de uma força de trabalho conectada e produtiva. Juntos, ajudamos as empresas a melhorar as experiências dos colaboradores — preparando a empresa para o futuro e gerando valor comercial significativo com um conjunto de estruturas proprietárias, aceleradores pré-construídos e ferramentas.

Como ServiceNow's Global Partner of the Year 2022, a Deloitte disponibiliza uma profunda experiência de implementação ServiceNow juntamente com uma vasta experiência de indústria para permitir que os nossos clientes transformem a sua experiência digital.

Um investimento em tecnologia é um investimento nos seus colaboradores. Potencie a sua empresa com um local de trabalho digital mais <em>human-centred</em>.

Um lugar onde vamos em busca de trabalho e significado

À medida que o trabalho se torna cada vez mais disperso através da organizações, o mercado de trabalho mais competitivo e as equipas mais dependentes da hiperconectividade para realizarem as suas tarefas, construir um local de trabalho digital a par das experiências que os colaboradores têm como consumidores é uma parte essencial da sua estratégia empresarial. As empresas com locais de trabalho digitais não amadurecidos correm o risco de diminuir a produtividade, a retenção e a capacidade de se manterem competitivas.

Quanto mais maduro for o ambiente digital, mais a sua empresa pode elevar a experiência da força de trabalho, impulsionar resultados bem-sucedidos e maximizar a resiliência nos próximos anos. Investir no local de trabalho digital ajuda-o a criar um ambiente no qual os colaboradores podem prosperar — e a sua empresa pode tornar-se future-proof.

Explore melhor o local de trabalho digital

O modelo de maturidade assenta em quatro dimensões da maturidade digital.

  1. Resultados comerciais: Objetivos mensuráveis e quantificáveis que uma organização pretende alcançar.
  2. Experiência no local de trabalho: A soma das experiências vividas por uma pessoa no trabalho e a forma como a força de trabalho se sente em relação à sua organização. Essencialmente, a forma como o trabalho afeta a vida e as perspetivas, incluindo o trabalho em si, os colegas de trabalho, a missão, o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e o crescimento pessoal.
  3. Competências tecnológicas: Com uma noção clara dos resultados comerciais pretendidos — e uma profunda compreensão do local de trabalho ideal através de experiências vividas — as empresas podem implementar e manter os sistemas ou plataformas que sustentem o local de trabalho digital.
  4. Mentalidade e adoção digital: As empresas compreendem que, para definir e cumprir eficazmente os objetivos comerciais, o seu local de trabalho digital deve estar equipado para amadurecer, adotando uma mentalidade ágil de melhoria contínua.

Para avaliar o ponto de situação de uma empresa e ajudá-la a determinar os próximos passos para melhorar o local de trabalho digital, o modelo de maturidade digital da Deloitte utiliza um continuum que inclui quatro níveis. Cada um considera os resultados comerciais, as experiências no local de trabalho, as capacidades tecnológicas e a mentalidade digital de uma organização.

  1. Básico: O local de trabalho digital de uma organização não está concebido para produzir os resultados desejados e a experiência do colaborador e as capacidades tecnológicas tendem a ser isoladas e desarticuladas.
  2. Em desenvolvimento: As capacidades da organização estão a desenvolver-se através da utilização de menos plataformas, mas algumas ferramentas podem ser redundantes. A experiência do colaborador está de alguma forma ligada entre silos.
  3. Expansão: A experiência da força de trabalho é integrada em toda a empresa e a tecnologia é simplificada, proporcionando experiências de utilizador intuitivas, integradas e personalizadas. Os colaboradores têm maior conetividade e a experiência é mais personalizada.
  4. Liderança: Os colaboradores estão totalmente conectados e a organização é capaz de alcançar resultados complexos no seu ambiente digital. A experiência é perfeita, hiper-personalizada e continuamente melhorada.

Tão importante como os quatro níveis em si são os espaços intermédios e as empresas devem percorrer estes espaços para crescer em maturidade digital. Conforme uma empresa viaja de um nível para outro, procurando caminhos e abordando potenciais armadilhas ao longo do percurso, pode, em última análise, melhorar a retenção, o envolvimento e a produtividade.

O nosso relatório descreve em pormenor os percursos que as empresas podem seguir para passar de um nível para o outro e o que esses percursos representam a nível granular para os colaboradores e as equipas, mas eis alguns exemplos de estados antes e depois da passagem das empresas de um nível para o outro.

Do básico ao desenvolvimento

  • Básico antes: A equipa do gestor está dividida em silos, o que faz a faz sentir desconectada da organização como um todo, o que diminui o seu entusiasmo, produtividade e empenho no trabalho diário.
  • Desenvolver depois: O gestor pode dar um passo atrás e concentrar-se na formação de equipas e na definição de objetivos, o que o coloca em melhor posição para criar ativos que melhorem os resultados.

Desenvolver para Expandir

  • Desenvolver antes: Uma organização de serviços financeiros dispõe de soluções de trabalho em equipa com muitas ferramentas sociais e de colaboração, mas a redundância e as funcionalidades limitadas dificultam o sentimento de inclusão ou pertença de um novo colaborador. Sente-se sobrecarregado e não sabe para onde dirigir as suas perguntas.
  • Expandir depois: A sua integração é rápida e torna-se um colaborador empenhado, porque foram implementadas tecnologias e práticas ideais. Isto encoraja a conexão e promove uma cultura positiva no local de trabalho, transversal a toda a empresa.

Expandir para liderar

  • Expandir antes: O conteúdo é focado e personalizado, mas a organização do agente de RH ainda tem silos, o que o impede de oferecer o nível de apoio multifuncional que melhor serve os colaboradores e os candidatos a emprego.
  • Liderar depois: Uma vez que o agente de RH está a fazer o trabalho para o qual está exclusivamente qualificado a par de outros colaboradores empenhados, sente-se mais empenhado. Entretanto, a sua produtividade aumenta e os colaboradores reportam uma maior satisfação na interação com os RH.

Ao capacitar a força de trabalho, um local de trabalho digital robusto permite uma série de resultados comerciais positivos — objetivos mensuráveis que ajudam as organizações a dar prioridade às iniciativas e a clarificar o que é o sucesso. Além disso, amplifica a experiência no local de trabalho para melhorar a forma como as pessoas trabalham:

  • Aumentar a capacidade de trabalhar de forma flexível em locais físicos e digitais
  • Providenciar insights e ligações à missão da sua organização
  • Conectando-as às pessoas com quem trabalham
  • Incentivando o seu crescimento e desenvolvimento
  • Apoiando o seu bem-estar e sentimento de pertença
  • Aumentar a produtividade e o envolvimento para promover um trabalho significativo

Saiba mais sobre o local de trabalho digital: Faça download do PDF

Utilizar a tecnologia para acelerar a maturidade digital

A tecnologia correta pode ser um fator de mudança para melhorar a experiência da força de trabalho. E saber como maximizar as suas capacidades pode tornar a sua empresa suficientemente resistente para suportar os atuais desafios do mercado e prosperar no futuro. Quer a sua organização esteja a melhorar a infraestrutura existente ou a implementar uma nova, prepare-se para explorar a tecnologia para beneficiar os seus colaboradores e fazer avançar o seu negócio.

Resultados do poder das pessoas. A tecnologia deve facilitar-lhes o trabalho.

A tecnologia correta promove uma experiência de trabalho que parece:

  • Personalizada e intuitiva
  • Conectado
  • Focado nas pessoas
  • Proactivo e inteligente
  • Inovação contínua
  • Centrada no serviço para os colaboradores

O local de trabalho digital conecta os colaboradores à missão da sua organização e aumenta a colaboração entre espaços físicos e digitais.

A tecnologia ajuda os colaboradores:

  • Realize tarefas básicas sem complicações
  • Conecte-se à sua equipa e acabe com os silos
  • Melhore o bem-estar e o sentimento de pertença

O que isto alcança para a sua força de trabalho — e para a sua empresa

Força de trabalho

  • Self-service para funções de apoio (por exemplo, RH e TI)
  • Um único ponto de entrada para fazer o seu trabalho, comunicar e ligar-se
  • Mais tempo gasto em trabalho significativo, colaborativo e "profundo"

Negócio

  • Aumento da produtividade em toda a organização, incluindo RH, TI e outros
  • Força de trabalho mais produtiva e empenhada
  • Os clientes são servidos melhor e mais rapidamente

O bem-estar dos colaboradores dita o resultado final.

53% dos colaboradores têm mais probabilidades de dar prioridade à saúde e ao bem-estar do que ao trabalho do que antes da pandemia.

Quase metade das pessoas que abandonaram o emprego apontaram como principais razões o bem-estar pessoal, a saúde mental ou o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Sem competências tecnológicas a nível de consumo, as empresas arriscam-se a:

  • Brain-drain
  • Baixar o envolvimento dos colaboradores
  • Perder receitas

A tecnologia certa incentiva relações significativas para incentivam o sucesso empresarial.

Em comparação com os colaboradores com relações de equipa "fracas", os colaboradores com relações "prósperas" reportaram

  • Quase 20% de melhoria no bem-estar
  • Produtividade14% superior
  • 22% maior probabilidade de permanecer na empresa atual durante mais um ano

A sua estratégia para o local de trabalho digital é um roadmap para navegar na evolução da relação colaborador-empregador.

Os melhores colaboradores vão para onde possam ter as melhores experiências de trabalho.

Eis como apoiar os seus colaboradores:

  1. aproveitar a tecnologia para proporcionar experiências digitais nível de consumidor que atraiam e fidelizem o melhor talento
  2. aumentar o tempo que as suas equipas dedicam ao trabalho de elevado valor

Invista agora no seu local de trabalho digital para promover a resiliência futura.

Comece agora mesmo

Faça a nossa avaliação rápida para analisar a maturidade do local de trabalho digital da sua empresa.

Deloitte Digital Workplace Maturity Assessment

Mais para explorar