Skip to main content

Os laços que unem: William Welch Deloitte, os caminhos-de-ferro e o nascimento da contabilidade profissional

O fundador William Welch Deloitte tornou-se um líder no florescente campo da contabilidade, precisamente quando a industrialização de Inglaterra deu origem à necessidade urgente de disciplina financeira. A sua reputação e ligações entre indústrias e geografias ajudaram a colocar a organização no caminho para o seu sucesso atual.

Junte-se a nós para celebrar 175 anos a causar um impacto relevante.

A 1 de dezembro de 1856, chegou uma carta a 4 Lothbury, na cidade de Londres, para informar William Welch Deloitte de que tinha sido nomeado contabilista da Great Northern Railway. Deloitte, que tinha 38 anos na altura, foi encarregado de investigar uma das maiores crises financeiras da Inglaterra do século XIX.

Não havia ninguém melhor preparado para a tarefa.

Deloitte nasceu em fevereiro de 1818, em Londres. Abandonou a escola aos 15 anos, numa altura em que os jovens de 12 anos trabalhavam legalmente 12 horas por dia, para ingressar no Official Assignee in Bankruptcy of the City of London . Depois de aperfeiçoar o seu ofício durante uma dúzia de anos, abriu uma loja na Basinghall Street como contabilista independente em 23 de abril de 1845.

Era uma altura auspiciosa para um jovem contabilista. A economia britânica estava a expandir-se rapidamente e com ela o número de pessoas em dificuldades financeiras. Durante o seu primeiro ano de atividade, a Deloitte teve cerca de 100 clientes, muitos dos quais enfrentavam o seu dia no tribunal de falências. Mas a Deloitte também estava envolvida em assuntos mais substanciais: Um colega de turma era sócio da empresa que construiu o primeiro cabo telegráfico transatlântico. Como resultado, a Deloitte passou a servir como contabilista de várias grandes empresas de distribuição de cabo.

Em 1849, Deloitte foi nomeado contabilista da Great Western Railway, uma das primeiras sociedades anónimas da Grã-Bretanha. A nomeação, que teve lugar quando o valor das ações da empresa estava a vacilar, destinava-se a "inspirar confiança geral" na gestão dos caminhos-de-ferro. Deloitte foi o primeiro contabilista independente de uma empresa pública.

A Deloitte utilizou a nomeação para conquistar negócios noutros sectores em crescimento, incluindo docas, minas de carvão, siderurgia, hotéis, bancos, companhias de seguros, jornais e outros caminhos-de-ferro, incluindo a Great Northern.

Deloitte não se preocupou apenas com o seu sucesso e o da sua empresa. Ajudou a estabelecer os formulários exigidos nas contas dos caminhos-de-ferro após a Lei das Empresas Ferroviárias de 1867 e foi membro do conselho inicial do Instituto de Contabilistas. Foi também o quarto vice-presidente e o quinto presidente do seu sucessor, o Institute of Chartered Accountants in England and Wales.

Deloitte reformou-se em 1897, um ano antes da sua morte, como "o mais antigo contabilista vivo" e como diretor de uma das principais firmas de Londres, com cerca de 70 funcionários. A sua organização - e o seu nome - perduram.

Sou contabilista dos auditores da Great Western, Lancashire & Yorkshire, South Wales e outras empresas ferroviárias importantes, o que espero que seja considerado garantia suficiente da minha integridade e qualificações. Posso obter testemunhos do mais elevado carácter.

-William Welch Deloitte, 27 de fevereiro de 1855