Skip to main content

FAQ's

Ainda tem dúvidas? Consulte as nossas FAQ's

  1. Qual a importância dos Prémios SIRIUS em Angola?
    A 10ª edição dos Prémios SIRIUS visa reconhecer as boas práticas na gestão das empresas e na actuação dos empresários, empreendedores e gestores, contribuindo para a criação de uma cultura institucional e empresarial de excelência.
  2. A partir de quando estará aberto o período de validação de elegibilidade e candidatura?
    Desde 20 de novembro de 2023, o site dos prémios – através do endereço www.premiosirius.com –, está pronto a receber as candidaturas das organizações às diversas categorias de prémio. As organizações que queiram apresentar a sua candidatura poderão fazê-lo até dia 2 de Fevereiro de 2024.
  3. Quem define os nomeados e vencedores dos prémios?
    A lista de nomeados para as diversas categorias de prémios e os respectivos vencedores é decidida pelo Júri, tendo em conta os critérios de selecção previamente definidos e que constam no regulamento da 10ª edição dos Prémios SIRIUS.
  4. Como é que feita a selecção de nomeados e vencedores de cada categoria?
    À semelhança das edições anteriores, o processo divide-se em três fases:
        - Numa primeira fase, o Júri reúne as candidaturas submetidas na plataforma e identifica um universo alargado de entidades públicas e privadas, de personalidades, empresários, gestores, profissionais e organizações não governamentais elegíveis para o prémio;
        - Numa segunda fase, é elaborada uma lista mais curta com os potenciais nomeados para as diversas categorias. As organizações e as personalidades que constam nesta lista são objecto de uma análise mais profunda, sendo recolhida informação mais detalhada, garantindo que o Júri tem acesso a informação comparativa qualitativa;
        - Numa terceira e última fase, o Júri delibera quanto aos nomeados para cada categoria e posteriormente define os vencedores.

    O processo de seleção consta do regulamento definido e disponível no site dos Prémios SIRIUS.
  5. De que forma podem as organizações validar a sua elegibilidade e submeter a sua candidatura?
    As organizações devem seleccionar a(s) categoria(s) de prémio(s) a que pretendem candidatar-se e enviar uma manifestação de interesse para o seguinte endereço electrónico: aosirius@deloitte.co.ao.

    Após prepararem a(s) sua(s) candidatura(s) e os documentos necessários, devem submeter a(s) mesma(s) através da página web www.premiosirius.com.

    Caso a plataforma se encontre comprovadamente inacessível, as candidaturas podem ainda ser submetidas directamente para a Deloitte para o seguinte endereço electrónico: aosirius@deloitte.co.ao.

    Para apoiar o processo de candidatura, está também disponível no site dos Prémios SIRIUS a brochura da 10ª edição e o Regulamento.

    Os Prémios SIRIUS são de âmbito nacional, e não circunscritos às empresas com actividade em Luanda, razão pela qual esta plataforma permite agilizar o processo.
  6. Quais as principais responsabilidades do Júri no processo de selecção dos vencedores?
    A selecção e atribuição dos Prémios SIRIUS é da competência de um Júri, composto por pessoas de reconhecida competência, conhecimento da realidade económica/social e idoneidade, convidados pela Deloitte.

    Ao Júri compete:   
        - Garantir o rigor e a transparência de todos os procedimentos relacionados com os processos de recolha de informação, análise e atribuição dos Prémios SIRIUS;
        - Validar o calendário proposto para cada edição dos Prémios SIRIUS;
        - Participar no processo de definição de métodos e processos de recolha de informação, tendo em vista a elaboração de relatórios, sínteses e outro material informativo de suporte às análises e deliberações que lhe caiba tomar;
        - Proceder à definição e revisão dos critérios para selecção de candidatos nas diversas categorias;
        - Deliberar, de forma competente e independente, sobre a atribuição dos Prémios SIRIUS;
        - Deliberar, se assim o entender adequado, não atribuir um ou mais prémios, bem como, atribuir menções honrosas nos casos particulares;
        - Resolver, de uma forma clara e justa, eventuais situações de conflitos de interesses; e
        - Fazer recomendações que contribuam para a melhoria da qualidade da iniciativa e para o melhor cumprimento dos respectivos objectivos.O Júri actua de forma isenta e independente, não sofrendo qualquer interferência no exercício da sua função, incluindo as suas deliberações, votações e atribuições dos Prémios SIRIUS.
  7. Quando serão conhecidos os nomeados para cada categoria?
    Os nomeados nas várias categorias dos Prémios SIRIUS serão conhecidos no início do mês de Abril de 2024. O processo de identificação e análise das personalidades e organizações elegíveis para efeitos de nomeação, e que suporta a decisão do Júri, é realizado por uma equipa de profissionais da Deloitte e tem por base os critérios inscritos no Regulamento da 10ª edição dos Prémios.
  8. Haverá novamente o Prémio Especial nesta edição?
    O Prémio especial não é anunciado previamente e resulta de uma deliberação directa do Júri. Recorde-se que esta distinção não tem necessariamente de ocorrer, já que tem o intuito de enaltecer ocasiões ou personalidades muito especiais.
  9. Em que data serão anunciados os vencedores?
    A Cerimónia de Entrega de Prémios será o momento de revelação de todos os vencedores da 10ª edição dos Prémios SIRIUS e está agendada para Abril de 2024, na cidade de Luanda.
  10. Existem factores impeditivos/eliminatórios para que uma empresa se candidate?
    Os Prémios SIRIUS regem-se por um regulamento, disponível permanentemente para consulta no site oficial da iniciativa. Existem, de facto, determinadas condições que poderão impedir ou eliminar de imediato uma candidatura aos prémios, caso a mesma não esteja de acordo com os pressupostos definidos no regulamento aprovado.
  11. Está salvaguardado que a informação que será pedida/disponibilizada pelas empresas se mantém confidencial?
    A confidencialidade dos dados das organizações é um dos pilares pelos quais os Prémios SIRIUS se regem desde a sua fundação. Como disposto no regulamento da iniciativa, os dados pessoais presentes nas candidaturas, bem como a recolha de informação e preparação do processo final de avaliação, são mantidos em estrita confidencialidade e tratados exclusivamente para o efeito da atribuição dos prémios.
  12. Qual o papel da Deloitte?
    À Deloitte cabe todo o processo de aceitação, verificação de elegibilidade e avaliação de candidaturas apresentadas, de forma a garantir transparência em todo o processo. Tendo em consideração os critérios de elegibilidade presentes no regulamento da 10ª edição dos Prémios SIRIUS, a Deloitte irá avaliar as candidaturas e verificar se se enquadram nos critérios previamente definidos.
  13. As Empresas/organismos Públicas/os podem candidatar-se?
    Sim, o regulamento prevê que as organizações e entidades da administração pública, central e local possam submeter uma candidatura, que será avaliada com base nos critérios de selecção e elegibilidade definidos.
  14. Poderá haver algum tipo de reconhecimento a organizações que (não vencendo o Prémio) se destaquem de igual modo em certas categorias? Género de Menção Honrosa?
    Em cada edição, o Júri tem a possibilidade de criar categorias especiais de prémio com o intuito de assinalar ou distinguir acontecimentos com impacto comprovado no País ou em determinadas organizações, ou ainda destacar personalidades de referência. Estas distinções são decididas e atribuídas pelo Júri sem necessidade de comunicação prévia ao mercado, sendo que têm um carácter único e excepcional.