LUANDA, 20 de Novembro 2023 — A Deloitte apresentou hoje, em Luanda, a 10.ª edição dos Prémios SIRIUS, uma iniciativa que visa distinguir as boas prácticas de Gestão Empresarial e os projectos com impacto no desenvolvimento económico/social Angolano. As candidaturas estão abertas até 2 de Fevereiro do próximo ano, no portal www.premiosirius.com.
As Organizações poderão apresentar projectos, desenvolvidos em Angola ao longo do ano de 2023, nas seguintes categorias de prémio: Prémio Empresa do Ano - Sector Financeiro; Prémio Empresa do Ano - Sector Não Financeiro; Prémio de Empreendedorismo; Prémio de Responsabilidade Social; Prémio Gestor do Ano; Prémio Programa de Desenvolvimento Digital/ Tecnológico e Prémio Programa de Desenvolvimento do Capital Humano.
O processo de candidatura passa por duas etapas: (i) manifestação de interesse e (ii) posterior submissão de formulário de candidatura. Em primeiro lugar, as Organizações devem efectuar a sua intenção de candidatura no portal www.premiosirius.com. Posteriormente, têm de submeter o formulário de candidatura da respectiva categoria de prémio, até ao termo do prazo referido, no portal da iniciativa. Cada entidade poderá candidatar-se a uma ou mais categorias de prémio, sem limitação do número total de candidaturas apresentadas. Caso a plataforma se encontre comprovadamente inacessível, a respectiva candidatura pode ser submetida directamente para a Deloitte para o seguinte endereço electrónico: aosirius@deloitte.co.ao.
A selecção e atribuição dos Prémios SIRIUS é da exclusiva responsabilidade do Júri dos Prémios SIRIUS, composto por personalidades de reconhecida competência e idoneidade. À semelhança da edição anterior, o Júri da 10.ª edição dos Prémios SIRIUS é presidido por Sua Excelência, a Primeira Dama, Dr.ª Ana Dias Lourenço, e conta com os jurados: Professor Doutor José Octávio Van-Dúnem, Dr.ª Noelma Viegas d’Abreu, Dr. Francisco Queiroz, Dr.ª Paula Simons, Dr. Armando Manuel e Dr.ª Aia-Eza da Silva.
Os Prémios SIRIUS são uma iniciativa independente que promove há uma década a excelência do mercado Angolano. A Deloitte suporta o processo técnico de recepção e validação de candidaturas. Ao Júri cabe a garantia de rigor e transparência de todos os procedimentos e todo processo deliberativo sobre os nomeados e vencedores em todas as categorias de prémio.
Nesta edição, a Presidente do Júri, Sua Excelência, a Primeira Dama, Dr.ª Ana Dias Lourenço, destaca que: “O ambiente económico e social que se vive em Angola é de grande inovação e transformação e com estes Prémios pretendemos promover o que de melhor é feito no País. Esta iniciativa é uma oportunidade para apoiar o caminho de desenvolvimento, de autonomia e de capacitação de Angola”.
O Presidente da Deloitte Angola, José António Barata, refere igualmente que: “Nesta edição, em que se assinala uma década de atribuição dos Prémios SIRIUS, reafirmamos a importância da partilha das boas prácticas de Governação Empresarial e dos projectos que mais contribuíram para o progresso económico e social do País durante o ano de 2023. Esta iniciativa é dirigida a Pequenas, Médias e Grandes Empresas de todas as províncias. Desafiamos assim todas as Organizações, independentemente da sua localização geográfica, com projectos elegíveis, a apresentar candidatura”.
A Cerimónia de Entrega de Prémios, na qual irão ser revelados os vencedores da 10ª edição dos Prémios SIRIUS, irá realizar-se em Abril de 2024, em Luanda.
A 10ª edição dos Prémios SIRIUS rege-se por um regulamento, disponível no portal da iniciativa www.premiosirius.com, no qual estão dispostos os critérios de eligibilidade e principais requisitos. No portal dos Prémios SIRIUS é ainda possível obter mais informações sobre o corpo de jurados, as categorias de prémios e o processo de candidatura.