NOVA IORQUE, NY, EUA, 30 DE JANEIRO DE 2024 - Foi lançada hoje, a 16ª edição anual do relatório da Deloitte Global sobre mineração e metais. Tracking the trends 2024, explora as principais tendências enfrentadas pelas empresas de mineração e metais e como o setor está a desenvolver-se numa complexa matriz de desafios, oportunidades, expectativas e necessidades. Cada tendência baseia-se na experiência da rede mundial de profissionais do setor mineiro e metalúrgico da Deloitte, oferecendo uma visão sobre a forma como a indústria está a abordar questões críticas como a escassez de oferta, ambiente, social e governação (ESG), tecnologia emergente e a incerteza da economia global atual.
"Navegar pela volatilidade na esfera geopolítica, bem como nos mercados de matérias-primas, não será fácil para as empresas mineiras e metalúrgicas nos próximos meses. Mas dado que o setor toca a vida das pessoas em todo o mundo, é imperativo que as empresas trabalhem para enfrentar os desafios que se avizinham, bem como para construir ativamente organizações orientadas para objetivos que cumpram as suas responsabilidades para com a sociedade."
afirma Ian Sanders, Global Mining & Metals sector leader, Deloitte Global
Neste momento, os stakeholders estão a ser fortemente pressionados para assegurar as suas cadeias de abastecimento, uma vez que se aproxima a escassez de certos metais críticos - metais que são vitais para a transição energética. Com alternativas de fornecimento, como a mineração urbana, ainda a dar os primeiros passos, as empresas e até os governos estão a fazer acordos com os mineiros e fornecedores de metais, numa remodelação que viu algumas cadeias de valor tradicionais realinharem-se nos últimos 12 meses.
As organizações também continuam sob pressão para melhorar a eficiência dos ativos e das operações existentes, fazendo com que adotem a inteligência artificial generativa (Gen AI), tirem partido de modelos de prestação de serviços de terceiros com capacidades de back-office especializadas e a desbloqueiem um novo valor nos ativos. Ao mesmo tempo, as empresas do setor mineiro e metalúrgico devem continuar a satisfazer as expectativas ESG nas operações quotidianas.
Collaborating with industry peers, suppliers and competitors can help companies better tackle these pressing matters. And with strong business strategies in place and 2050 sustainability targets as the North Star, now is the time for the mining and metals industry to accelerate growth.
A Deloitte Global identificou dez tendências que poderão afetar a indústria nos próximos 12 a 18 meses. Cada uma destas tendências tem um papel a desempenhar na orientação das empresas para que atinjam os seus objetivos à medida que procuram captar e transmitir o valor que a indústria gera.