Skip to main content

Um novo começo: colmatar o défice de competências digitais na Austrália

Como o programa Digital Career Compass da Deloitte Austrália está a capacitar as mulheres e as diversas comunidades para atingirem o seu potencial num mundo digital.

Katherine, de 43 anos, teve conhecimento do programa Digital Career Compass da Deloitte Austrália no ano passado, apenas um ano depois de um acontecimento familiar que a deixou numa situação económica significativamente desfavorável. Um amigo disse-lhe que o programa se destinava a pessoas que estavam a passar por grandes mudanças ou desvantagens e que estavam a tentar traçar novos caminhos. A Deloitte Austrália e a Salesforce, líder mundial em Customer Relationship Management (CRM), juntaram-se para desenvolver o programa e ajudar os participantes a iniciar uma carreira na área da tecnologia.

"Este trabalho tornou possível a minha independência".

- Katherine, profissional da Deloitte AU e aluna do Digital Career Compass

Katherine foi aceite no programa de formação de 12 semanas, onde recebeu formação e orientação sobre competências técnicas e comerciais da Salesforce. Teve um bom desempenho e foi convidada para uma entrevista de emprego na Deloitte Austrália.

"Pedi-lhe um emprego de nível de entrada", disse. Mas tendo em conta os seus resultados no programa, as suas competências e qualificações e o seu bom desempenho na entrevista, a Deloitte Austrália ofereceu-lhe um lugar de senior consultant. 

Katherine tem agora a sua própria casa; o cargo na Deloitte ajudou-a a colocar-se firmemente no caminho da reconstrução de um futuro melhor para si e para os seus filhos. "Este trabalho tornou possível a minha independência", disse. Planeia mudar-se do campo para mais perto de Melbourne quando os seus filhos terminarem o ensino secundário. Mas, por enquanto, sente-se fortalecida pelo progresso que fez.  

"Nasci numa família onde a educação de uma rapariga é considerada uma despesa e não um investimento. Enquanto crescia, disseram-me que uma carreira na área da tecnologia era para rapazes - [Digital Career Compass] motivou-me a aumentar o meu interesse pela tecnologia e pelo software."

- Aluna do Digital Career Compass

A Deloitte Austrália desenvolveu o programa Digital Career Compass para ajudar a colmatar a crescente lacuna de competências no sector tecnológico da Austrália, capacitando comunidades diversas e frequentemente desfavorecidas para prosperarem no mercado de trabalho digital. Mais de metade dos australianos tem poucos ou nenhuns conhecimentos de programação, blockchain, inteligência artificial ou análise de dados e a pandemia de COVID-19 parece ter conduzido a uma maior escassez de competências em termos de talentos tecnológicos. Até 2025, a Austrália precisará de mais 150.000 trabalhadores em tecnologia digital - o que representa um em cada quatro empregos criados durante esse período.

O programa trabalha com uma série de organizações comunitárias sem fins lucrativos em todo o país. O programa atrai um leque diversificado de candidatos, incluindo mulheres como a Katherine, que querem regressar ao mercado de trabalho, muitas vezes devido a circunstâncias adversas. Os participantes incluem pessoas de comunidades culturalmente e linguisticamente diversas, pessoas com deficiências físicas, atletas profissionais no ativo e reformados e veteranos e respetivos cônjuges. Os candidatos selecionados podem aceder a futuras oportunidades de emprego em alianças, ecossistemas tecnológicos e clientes da Deloitte Austrália.

Katherine estava entre os 31 participantes que concluíram o programa no ano passado. Este ano, participaram 60 pessoas de diferentes faixas etárias, das quais 68% se identificaram como mulheres. O programa é gratuito e permite que os candidatos o concluam ao seu próprio ritmo, o que proporciona flexibilidade para acomodar compromissos profissionais e familiares.

"Nasci numa família onde a educação de uma rapariga é considerada uma despesa e não um investimento", disse uma mulher que concluiu recentemente o programa. "Enquanto crescia, disseram-me que uma carreira na área da tecnologia era para rapazes - isto motivou-me a aumentar o meu interesse pela tecnologia e pelo software."

O Digital Career Compass é apenas um dos muitos programas em que a Deloitte Austrália trabalha com organizações comunitárias sem fins lucrativos em toda a região para ajudar a apoiar a educação e o desenvolvimento de competências - o que contribui para o compromisso global da Deloitte de afetar 100 milhões de pessoas até 2030.