É fácil fixar-se na mecânica dos relatórios de sustentabilidade - perdendo-se nas ervas daninhas das métricas detalhadas. Este foco é compreensível e válido. Mas os relatórios de sustentabilidade não são, e nunca devem ser, vistos como um fim em si mesmo. Pelo contrário, é um meio para ultrapassar a desconexão entre ambição e ação.
Os relatórios de sustentabilidade têm vários objectivos. A forma como são utilizados depende, em grande medida, das prioridades e da perspetiva das partes interessadas. Para os investidores, a informação sobre sustentabilidade pode oferecer uma visão dos riscos materiais ocultos e da liderança empresarial. Para os decisores políticos e as entidades reguladoras, a divulgação pode ser utilizada para incentivar a mudança de comportamento no sentido dos objetivos políticos declarados. Para os consumidores, trabalhadores, ONG e outras partes interessadas, a transparência constitui uma alavanca para melhorar o desempenho ético, social e ambiental.
A Deloitte conduziu entrevistas com líderes de todo o mundo, recolhendo perspetivas sobre os desafios no fornecimento de informação ESG e as ações necessárias para catalisar mudanças comportamentais e sistémicas. As perspetivas variam, imitando a falta de alinhamento no panorama dos relatórios ESG e as diversas prioridades dos grupos de partes interessadas.
A Deloitte consolidou o feedback destas entrevistas, onde identificou seis condições necessárias para passar da atual posição de dados inconsistentes e pouco fiáveis para um ponto em que a tomada de decisões sustentáveis produza realmente ações demonstráveis a curto prazo. Este documento resume os pontos de vista dos entrevistados.
Numa tentativa de harmonizar estes pontos de vista e passar à ação, a Deloitte reuniu o que aprendemos e desenvolveu um plano para a mudança. As conversas identificaram seis temas ou condições recorrentes que precisam de ser implementados para passar da atual posição de dados incomparáveis e pouco fiáveis para uma posição em que os relatórios ESG catalisem realmente ações demonstráveis a um ritmo acelerado.