Obrigado por se juntar a nós na sensibilização para as consequências causadas pela sub-representação das mulheres na IA. Há duas mensagens importantes que estamos a tentar transmitir através deste esforço.
Em primeiro lugar, estamos a assistir a um aumento da procura de talentos em IA. No entanto, pelo menos um grupo de talentos que poderia ajudar as empresas a concretizar as suas ambições em matéria de IA tem permanecido largamente inexplorado: as mulheres!
Isto leva-nos à segunda mensagem. Desbloquear o potencial das mulheres para colmatar o fosso de talentos da IA pode também ajudar-nos a corrigir uma das maiores falhas da IA. Para construir um sistema de IA eficaz - incluindo a definição de um problema para a IA resolver, a conceção de uma solução, a seleção e preparação dos dados de entrada, e a construção e treino dos algoritmos - uma equipa de IA deve ser tão diversificada como as populações que a sua IA irá ajudar.1 Uma força de trabalho mais diversificada está melhor equipada para identificar e eliminar os preconceitos da IA à medida que esta interpreta os dados e testa as soluções, e toma decisões.
Nesta página, irá encontrar vídeos e pequenos perfis que lhe dão a conhecer o trabalho excecional das mulheres na área da IA na Deloitte. Tem sido emocionante ouvir as suas paixões pela IA, os seus percursos no mundo da IA e as suas opiniões sobre o papel das mulheres nesta área. Independentemente da diferença dos seus percursos, todas partilham uma convicção comum: A diversidade, tanto em termos de género como de demografia, é especialmente importante no domínio da IA. Abordar esta importante preocupação e inspirar mais mulheres a entrar no campo da IA e a permanecer nele é um dos nossos principais compromissos na Deloitte.
"Sou particularmente entusiasmada por abrir caminho para uma IA que seja para todos, independentemente do género, cor da pele, demografia ou outros fatores. O núcleo do nosso sucesso sempre veio dos nossos colaboradores, com a diversidade de pensamento da nossa equipa na Deloitte." - Beena Ammanath, Diretora Executiva, Deloitte Global AI Institute
"Ésimples... A IA tem a ver com humanos a trabalhar com máquinas. Trata-se de alargar as possibilidades da Humanidade, para a Humanidade. É como o direito de voto. Porque é que as mulheres têm pouca ou nenhuma palavra a dizer na eleição da IA que as deve representar?" - Costi Perricos, Deloitte Global AI & Líder da oferta de dados
A IA beneficia, em muitos aspetos, da diversidade das pessoas que a desenvolvem e promovem. Convidamo-lo a ver os vídeos e a ler os perfis abaixo para saber mais sobre o tema e sobre as nossas mulheres em IA na Deloitte. A IA pode ser para quase todas as pessoas. Esperamos que estas histórias despertem o seu entusiasmo e que, quem sabe, um dia venha a ser uma das próximas pioneiras da IA connosco na Deloitte.
Beena Ammanath - Diretora Executiva, Global Deloitte AI Institute
Costi Perricos - Deloitte Global AI & Data Offering Leader
Nós somos as mulheres da IA - as mulheres que estão na vanguarda da transformação. Olhamos para os desafios de um ângulo diferente, impulsionamos a inovação com impacto e somos apaixonadas pela IA que defende a diversidade e a justiça. Somos as mulheres da IA - mas representamos apenas 26% dos cargos de dados e IA no mercado de trabalho2. Deveria haver mais de nós. Se está atualmente na área da IA, deixe-nos ajudá-la a crescer. Se não está, junte-se a nós.
Neste vídeo, os líderes globais de Data & AI, Jas Jaaj, Heather Stockton, Costi Perricos e Beena Ammanath, debatem como a Deloitte está a liderar pelo exemplo através da modernização de produtos, ativos e serviços e como estamos a promover um ambiente de criatividade e inovação através de vários programas, como o Women in AI - Global AI Leadership & Development Program.
1Ronit Avni and Rana el Kaliouby, Here’s why AI needs a more diverse workforce , World Economic Forum, September 21, 2020.
2 World Economic Forum, Relatório sobre as disparidades mundiais entre homens e mulheres 2020