O distintivo Ponto Verde da Deloitte surgiu num período de transição para a organização, mas desde então tornou-se um símbolo querido e icónico que personifica a unidade e um objetivo partilhado por pessoas de todo o mundo.
O Green Dot no final do logótipo da Deloitte é um símbolo instantaneamente reconhecível da Deloitte. Mas será que seria tão apreciado se tivesse uma cor diferente?
A Deloitte mudou a sua marca em 2003, depois de o seu plano de venda da atividade de consultoria de gestão ter fracassado. Como a organização enfrentou a difícil tarefa de reintegrar a Deloitte Consulting, que tinha operado de forma mais ou menos independente desde 1995, sentiu que era necessária uma nova identidade de marca para juntar as diferentes peças.
Na altura, duas tendências dominavam o branding. A primeira eram os acrónimos. Três das quatro grandes empresas de contabilidade utilizavam um acrónimo, tal como vários outros concorrentes. A segunda era a abreviatura, como quando a Federal Express se tornou FedEx.
A Deloitte tomou uma direção diferente. "A verdadeira equidade estava na raiz de 'Deloitte'", disse Suzanne Gylfe, diretora-geral de Brand & Marketing da Deloitte LLP. Deloitte é o nome há mais tempo em uso contínuo na profissão de contabilista. "Precisávamos de nos unir e ser Deloitte. . . . Estávamos a emergir mais fortes como uma só Deloitte".
Ficou decidido que o novo logótipo seria uma marca nominativa, mas precisava de algo mais. A agência de publicidade da Deloitte propôs deslocar o ponto sobre o "i" para o fim da palavra.
O desenho original tinha um ponto fúscia no final de um "Deloitte" azul. A equipa tentou uma série de opções, incluindo amarelo, laranja e "bronze claro". Mas a única cor que realmente funcionou foi o verde.
Inicialmente, houve alguma preocupação de que o Green Dot fosse demasiado invulgar - que tivesse demasiada personalidade. Alguns disseram que estavam relutantes em dar cartões de visita com o Green Dot. Mas, com o passar do tempo, o símbolo icónico tornou-se parte integrante do pensamento da Deloitte, sendo utilizado como sinónimo de iniciativas que abrangem toda a Deloitte e fornecendo a base para a identidade visual da Deloitte: um visual que é distinto, consistente e uma representação de 360 graus da oferta altamente conectada da Deloitte.
Agora, disse Gylfe, "se disséssemos às pessoas que nos íamos livrar do Green Dot, provavelmente iriam chorar. Está assim tão enraizado na cultura".
Somos o primeiro e o último nome em serviços profissionais. . . . Ter [um nome] junto de uma pessoa real faz a diferença.
-Suzanne Gylfe, Directora-Geral de Marca e Marketing, Deloitte LLP