Na Deloitte, acreditamos que todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. O nosso compromisso para com os direitos humanos é inerente ao nosso Propósito, para causar um impacto que importa, e é sustentado pelos nossos Valores Partilhados que definem as expectativas que temos para os nossos colaboradores. Em 2023, solidificámos o nosso compromisso com o avanço dos direitos humanos em toda a nossa organização, lançando uma Declaração de Direitos Humanos ("Declaração"). Os direitos humanos são universais e, através dos compromissos que estabelecemos nesta declaração, reconhecemos a nossa responsabilidade em toda a nossa organização e para além dela.
A nossa Declaração baseia-se nos valores e princípios enunciados na Carta Internacional dos Direitos Humanos e é ainda orientada pelos Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos (UNGP) e pelas Diretrizes da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) para as Empresas Multinacionais.
Comprometemo-nos a promover os seguintes direitos humanos na nossa organização através de
Cada um destes direitos humanos é acompanhado por uma política ou iniciativa específica que nos permite incorporar o respeito pelos direitos humanos na nossa organização - tais como ética; inclusão; WorldClimate; WorldClass; políticas e programas anti-corrupção, anti-assédio e privacidade; e princípios orientadores de tecnologia ética. Cada um deles é supervisionado por um líder da Deloitte Global responsável pela sua estratégia e implementação.
Os Princípios Globais de Conduta Empresarial da Deloitte ("Código Global") articulam os padrões que os colaboradores da Deloitte devem respeitar e refletem os nossos Valores Partilhados e a nossa convicção de que a ética e a integridade não são negociáveis. Estes princípios são incorporados nos nossos programas de formação obrigatórios, que ajudam a capacitar os nossos colaboradores, a todos os níveis, com os conhecimentos e competências necessários para cumprir o nosso Código Global. Através destas e de outras abordagens, trabalhamos ativamente para prevenir e mitigar os impactos sobre os direitos humanos.
Esperamos que as organizações com as quais temos uma relação de negócio mantenham o nosso compromisso com os direitos humanos e práticas empresariais responsáveis. O Código de Conduta para Fornecedores da Deloitte define as nossas expectativas em relação aos fornecedores, incluindo o tratamento dos trabalhadores com dignidade e respeito e a não sujeição a condições degradantes. O Compromisso da Deloitte com Práticas Empresariais Responsáveis articula as nossas crenças e compromissos com a tomada de decisões empresariais responsáveis e descreve a nossa abordagem às nossas relações empresariais, incluindo com quem trabalhamos e o trabalho que fazemos.
Em jurisdições onde a legislação nacional e os nossos compromissos em matéria de direitos humanos entrem em conflito, cumpriremos a legislação nacional e usaremos a nossa influência para respeitar e promover os direitos humanos internacionais.
Para reportar as nossas iniciativas de direitos humanos, baseamo-nos em indicadores-chave de desempenho (KPIs) que estão incluídos ao longo deste relatório. Esta abordagem integrada assegura que os indicadores utilizados para medir o progresso noutras áreas, tais como ambiental, social e de governação, são também utilizados para medir o avanço da Deloitte em matéria de direitos humanos. Os KPIs ao longo do relatório fornecem uma avaliação dos nossos esforços e afirmam a interligação dos direitos humanos com a estratégia da nossa organização.
Os nossos colaboradores desempenham um papel importante no apoio aos nossos esforços em matéria de direitos humanos e são encorajados a falar sempre que tenham preocupações relativamente a uma questão de direitos humanos. A linha de apoio Speak Up da Deloitte (e equivalentes) e os responsáveis de ética das firmas da Deloitte estão à disposição dos colaboradores da Deloitte para consulta sobre preocupações ou para reportar má conduta observada relacionada com colaboradores da Deloitte, clientes ou terceiros. O canal de reporte público da Deloitte está disponível para terceiros externos. O processo de diligência devida em matéria de direitos humanos da Deloitte tem como objetivo identificar, prevenir, mitigar e remediar impactos em toda a nossa organização. A monitorização contínua e a gestão de risco estão integradas em toda a nossa organização.
De acordo com a nossa política de não retaliação, proibimos a retaliação contra aqueles que denunciam ou que de outra forma participam em investigações relacionadas.
O Diretor Global de Ética e o Deloitte Diretor Global de Pessoas e Propósito da Deloitte supervisionam a nossa Declaração de Direitos Humanos e a declaração é apoiada por líderes das empresas. Ambos os líderes da Deloitte Global apresentam relatórios anuais ao Conselho de Administração da Deloitte Global sobre as suas respetivas áreas de responsabilidade. Externamente, comunicamos os nossos impactos e progressos em matéria de direitos humanos anualmente neste Global Impact Report e na nossa Comunicação sobre o Progresso do Pacto Global das Nações Unidas.
A Deloitte está empenhada em liderar o caminho na sociedade como um modelo de mudança positiva. Somos signatários fundadores do United Nations Global Compact (UNGC) e estamos comprometidos com os seus Dez Princípios. Estamos também empenhados em respeitar e promover os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que visam concretizar a igualdade de direitos humanos para todos através do desenvolvimento económico, social e ambiental.
As questões relacionadas com os direitos humanos podem ser difíceis de identificar, tratar e remediar. Estamos empenhados em adaptar e melhorar os nossos processos e procedimentos no futuro, bem como em continuar a desenvolver esta declaração e os nossos compromissos.
Uma governação forte e eficaz ajuda a Deloitte a corresponder à confiança dos nossos clientes, a operar o nosso negócio de forma ética, a equilibrar os interesses das nossas partes interessadas e a servir o interesse público.
Opens in new window