Skip to main content

Connected Everything: 5G Apresentar às empresas o seu futuro

Perspetiva Deloitte: Uma revolução na conetividade

No início deste ano, partilhámos a nossa perspetiva sobre o futuro do 5G no Mobile World Congress (MWC) em Barcelona. Acreditamos que nos próximos cinco anos a IoT, o edge computing e as capacidades de rede avançadas, IoT habilitada para 5G, transformarão mercados inteiros. O nosso entusiasmo é claramente partilhado: As despesas de capital em infraestruturas 5G são elevadas e a "co-opetição" entre hiperescaladores, fornecedores de serviços e a entrada de intervenientes não tradicionais no 5G e no edge computing sugere que a tecnologia de rede móvel de quinta geração está a aproximar-se de um importante ponto de inflexão. Alguns indicadores notáveis:

  • Os analistas acreditam que o 5G terá um enorme impacto económico - muitos prevêem que contribuirá com mais de 1,7 biliões de dólares para a economia global na próxima década.
  • Os executivos também estão envolvidos. No nosso inquérito sobre o futuro da conetividade, 80% dos inquiridos acreditam que o 5G e a computação periférica irão transformar o seu sector nos próximos um a três anos.
  • Prevemos também uma enorme adoção simultânea do Wi-Fi 6 e do 5G. No estudo 2021 Global Advanced Wireless da Deloitte, 98% dos executivos de redes esperavam que a sua organização utilizasse ambos dentro de três anos.

5G e tecnologias da próxima geração

A rápida inovação tecnológica condicionou muitos de nós a receber a Next Big Thing desta semana com um bocejo. Então, o que é que torna o 5G tão especial? Como pode estar à altura do seu hype?

Bem, para começar, o 5G é poderoso - suporta velocidades ultra-rápidas, maior volume de dados, mais dispositivos ligados, resposta em tempo real e deteção de localização precisa. Até aqui, tudo impressionante. Mas o que muda o jogo é a capacidade do 5G potenciar a virtualização, a IA, a análise, a automação e outras tecnologias da próxima geração com a capacidade de transformar empresas e indústrias. Em suma, ligar tudo - instantânea e constantemente.

Contribuição do 5G para a economia global

Vejamos um pouco mais de perto os efeitos económicos do 5G. Embora afecte todos os sectores e regiões do mundo, as TI e as telecomunicações, a energia, os serviços públicos e a indústria transformadora são os mais beneficiados.

4Análise Deloitte baseada em vários relatórios disponíveis no domínio público, incluindo Grand View Research, 5G Services Market Size, Share & Trends Analysis Report, Feb. 2022.

Aplicações 5G aparentemente intermináveis

Nestes sectores-chave, a baixa latência, a elevada largura de banda e a elevada densidade de ligação do 5G podem suportar um número quase infinito de casos de uso. A linha unificadora: conetividade mais profunda entre os domínios digital e físico. Apenas uma amostra de casos de uso de elevado potencial por sector:

  • Energia e serviços públicos: Contadores inteligentes, automatização de redes inteligentes, operações de perfuração offshore, vigilância por drones
  • Fabrico: Fábricas inteligentes, AR, monitorização e controlo de precisão, robótica colaborativa, manutenção preditiva avançada
  • Governo e serviços públicos: cidades inteligentes, portos inteligentes, transportes públicos interactivos, rastreio da cadeia de fornecimento em tempo real, drones de segurança pública, gestão inteligente do estacionamento;
  • Retail: Entregas otimizadas na loja, rastreio e reposição automatizada de produtos perecíveis, preços e promoções dinâmicos e personalizados na loja
  • Logística: Armazém inteligente, monitorização de activos, robôs móveis autónomos, alerta de violação, rastreio de inventário, monitorização ambiental, realidade aumentada;
  • Health Care: Monitorização remota de doentes, consultas virtuais, diagnóstico remoto, cirurgia robótica, deteção de quedas
  • Serviços financeiros: Deteção de fraudes, transacções seguras, processos baseados em blockchain, contratos inteligentes, trabalho em equipa/colaboração empresarial, formação;
  • Agricultura: Agricultura inteligente, drones agrícolas com IA, monitorização do rendimento das culturas, monitorização dos solos e dos nutrientes.

Explorar o 5G na sua organização

Dado o número avassalador de potenciais casos de uso, se a sua equipa executiva ainda não identificou várias oportunidades para transformar a conetividade na organização, está atrasado em relação à curva. Para recuperar o atraso, comece por considerar a forma como pode utilizar as soluções compatíveis com 5G para:

  • Coordenar e ligar os aspetos físicos e digitais da organização
  • Faça a gestão de fontes de dados díspares para gerar informações em tempo real
  • Expanda a conetividade para além das paredes da empresa
  • Crie e mantenha um ecossistema de parceiros sólido
  • Apoie o pessoal e garanta que as funções essenciais não são negligenciadas face à escassez de mão de obra

O 5G de tudo

Para as empresas, a combinação de 5G e computação periférica reunirá dados e activos para produzir conhecimentos accionáveis, dando início a uma era de fábricas inteligentes, cidades inteligentes, prateleiras inteligentes, entregas inteligentes, quintas inteligentes. E à medida que os processos inteligentes proliferam, o mesmo acontece com o número de dispositivos ligados e o volume de dados disponíveis - pondo em marcha um ciclo de feedback acelerado com o potencial contínuo de transformar todas as indústrias a todos os níveis.

Para saber mais sobre como o 5G pode transformar o seu negócio, visite Deloitte.com/5G ou contacte-nos em Global5G@deloitte.com.