Skip to main content

Insights sobre ESG no setor imobiliário

Perspectivas globais sobre sustentabilidade e clima

As questões ambientais, sociais e de governança (ESG) estão no topo da agenda do setor imobiliário e vieram para ficar. Os participantes no mercado, os governos e o público no geral exigem uma ação empresarial eficaz e o setor imobiliário tem de abordar proativamente os temas ESG em todas as dimensões.


O impacto nos intervenientes do setor imobiliário é significativo, com efeitos a nível regulamentar, de tributação, planeamento estratégico, operações, avaliação, gestão de dados, e muito mais. Esta série irá oferecer-lhe as perspetivas das firmas-membro da Deloitte em todo o mundo e analisar as formas como as empresas do setor imobiliário podem querer considerar a gestão de programas ESG para obter resultados.

Esperamos que considere esta série esclarecedora e teremos todo o gosto em discutir o impacto que estes tópicos podem ter na sua organização.

As firmas do setor imobiliário estão a sofrer uma pressão crescente por parte dos stakeholders no sentido de abordarem questões ambientais, sociais e de governança. Mas quando se trata da componente de governança da gestão de ESG, as empresas do setor enfrentam uma série de desafios únicos. Devem trabalhar para encontrar um equilíbrio entre as expectativas dos stakeholders e os objetivos comerciais. Este artigo da Deloitte Israel explora uma estrutura para ajudar a gerir as complexidades.

Faça o download do artigo

Apesar da crescente evidência dos benefícios do ESG, as empresas de Real Estate continuam a adotar uma abordagem passiva centrada na mitigação dos riscos. Um inquérito recente da Deloitte Canadá mostra que os proprietários estão atrasados na atribuição de importância estratégica ao ESG, mesmo quando os inquilinos exigem mais conhecimentos e serviços ESG e estão dispostos a pagar. Neste artigo, discutimos a forma como o ESG oferece uma oportunidade de gerar novas receitas, que podem melhorar diretamente a rentabilidade das iniciativas ESG, tornando mais sólido o negócio dos proprietários e promotores de imóveis comerciais.

Faça download do relatório

A capacidade de fornecer ou receber informações sobre sustentabilidade no âmbito de due diligence no setor imobiliário está a tornar-se mais crítica. As normas e estruturas finais e emergentes fornecem uma linguagem consistente para o envolvimento entre os stakeholders na negociação. Saiba mais neste artigo da Deloitte & Touche LLP.

Faça o download do relatório

Os incumbentes de Real Estate começaram a aperceber-se do impacto das considerações ESG no valor a longo prazo dos seus ativos. Uma forma de obter uma melhor visibilidade dos riscos e oportunidades ESG é através de relatórios ESG integrados. Neste artigo de Deloitte Luxemburgo, discutiremos os benefícios da utilização de software para a elaboração de relatórios ESG e os aspetos que os intervenientes do setor imobiliário devem ter em conta ao considerarem e implementarem uma ferramenta de software ESG.

Descarregue o relatório

A perda global da natureza representa um desafio significativo para o setor imobiliário, dada a sua elevada dependência dos recursos naturais e dos serviços dos ecossistemas. Se as organizações do setor imobiliário quiserem garantir a sua resiliência a longo prazo e diferenciar-se da concorrência, terão de reimaginar a sua relação com a natureza. Neste artigo, a Deloitte Austrália explica as medidas que as empresas do setor podem tomar para se tornarem positivas em relação à natureza.

Descarregue o relatório

Existe um valor intuitivo na incorporação da sustentabilidade num projeto imobiliário. Neste artigo da Deloitte Central Europe, procuramos evidências dos fluxos de entrada e saída no cashflow de um projeto sustentável, em oposição a um projeto não sustentável. Estes definirão a capacidade de criar cashflows mais longos, com maiores entradas, ou ambos.

Descarregue o relatório

O impacto das alterações climáticas na resiliência dos ativos - e, por conseguinte, no potencial de valor e desempenho - está a avançar a um ritmo acelerado. Como podem os intervenientes do setor imobiliário definir estratégias para identificar, quantificar e mitigar o "valor em risco" das carteiras de ativos através de estratégias de gestão eficazes? Explore este artigo da Deloitte Portugal.

Descarregue o relatório

O que significa para a sua empresa a Corporate Sustainability Reporting Directive? Saiba mais sobre este novo requisito e como as empresas podem considerar a gestão de dados e outros relatórios necessários neste artigo da Deloitte Alemanha.

Descarregue o relatório

A economia circular é uma obrigação de resultado ou uma obrigação de meios? Os intervenientes têm efetivamente de provar que os seus resíduos foram reciclados ou simplesmente mostrar que separaram os fluxos de saída? Este artigo da Deloitte França explora as respostas a estas questões.

Descarregue o relatório

É frequente ouvirmos falar dos impactos ambientais negativos do setor imobiliário e de como os podemos reduzir. Mas neste artigo da Deloitte África do Sul, analisamos o impacto socioeconómico positivo do desenvolvimento e operação imobiliária em África e a forma como o setor pode impulsionar o crescimento económico e o desenvolvimento sustentável em todo o continente.

Faça o download do relatório

Did you find this useful?

Thanks for your feedback

If you would like to help improve Deloitte.com further, please complete a 3-minute survey