Skip to main content

Paixão intemporal, relógios sustentáveis e o futuro dos marketplaces de luxo

Uma conversa com o Chrono24’s Chief Executive Officer

A Chrono24, fundada em 2003 e com uma média de 9 milhões de utilizadores mensais, é o principal mercado online de relógios de luxo a nível mundial. Tim Stracke, CEO da Chrono24, partilha as suas opiniões sobre o crescimento, a experiência do cliente e o apelo duradouro de um relógio de luxo.

Global Retail Outlook 2024: perspetiva do sector


Como parte do nosso recente relatório, Global Retail Outlook 2024, pedimos a 200 líderes de retalho de todo o mundo que nos fornecessem as suas expetativas de receitas e margens operacionais para o setor como um todo. Ao longo dos últimos meses, recolhemos também as perspetivas do setor, entrevistando alguns dos nossos clientes e, em seguida, apresentamos um excerto de uma dessas conversas com a Chrono24.

Experiência do Cliente

Mas o Chrono24 não é certamente uma brincadeira de crianças. Tim, que assumiu a direção em 2010, atribui o seu sucesso ao facto de estar no sítio certo à hora certa. "É claro que algumas compras serão sempre feitas numa loja física", diz. "Mas provámos que o mundo digital tem um lugar muito importante na experiência de compras de luxo."

Pessoalmente, Tim admite que a experiência da loja de retalho muitas vezes não o satisfaz. "Claro que exala uma sensação de luxo, mas não acho que seja descontraída. Por vezes, parece mais um tipo de luxo dos anos 90. Pode receber uma taça de champanhe ou um café expresso grátis, mas quando quer falar de relógios, muitos vendedores não têm essa experiência e tentam vender-lhe algo. Não gosto mesmo nada dessa pressão. E no mesmo tempo que o vendedor demora a ir buscá-lo à porta da loja física, pode ver centenas de relógios enquanto navega na nossa plataforma. Acho que isso é um luxo para mim, mesmo que não receba um café expresso grátis".

A ascensão do smartwatch: ajuda ou atrapalha o mercado do luxo?

Tim mergulha depois na discussão entre tecnologia e tradição em torno do impacto dos smartwatches no mercado dos relógios de luxo, sugerindo que, ao contrário do que as pessoas possam pensar, os smartwatches podem de facto ter contribuído para o sucesso dos relógios de luxo nos EUA. "No meio da história de sucesso dos smartwatches, os relógios de luxo parecem estar a manter a sua posição, se não mesmo a prosperar ainda mais."

De facto, de acordo com Tim, a mudança de 44% para 55% das pessoas que ostentam vestuário de pulso é principalmente impulsionada pela tendência dos smartwatches. Ter um smartwatch e um relógio de luxo é uma tendência particularmente proeminente nos EUA neste momento. "A indústria dos relógios de luxo prefere que as pessoas tenham um relógio inteligente do que um pulso vazio. E uma vez que o relógio inteligente tem uma penetração muito elevada nos EUA, é provável que isso também tenha sido um acelrador do sucesso que estamos a ver agora no mercado dos relógios de luxo neste país"

Compreender o panorama dos consumidores da Chrono24

Os consumidores da Chrono24 são predominantemente do sexo masculino, com um ênfase notável no grupo etário dos 18 aos 34 anos. Tim reconhece os desafios de atrair consumidores do sexo feminino, mas regista um aumento do número destes clientes nos EUA, potencialmente alimentado pela crescente disponibilidade de modelos orientados para o sexo feminino. "Estamos a ver mais modelos unissexo no mercado, que agradam às nossas clientes. O interesse entre as nossas clientes mudou, com quase um terço a optar agora por relógios unissexo com um diâmetro de caixa de 40 mm ou superior. Esta preferência tem registado uma tendência consistente de aumento nos últimos cinco anos, mas os estudos mostram que as mulheres também apreciam frequentemente algo que é especificamente para elas."

O papel da confiança nas compras de luxo online

As compras de luxo on-line trazem os seus próprios desafios. Com dois terços do volume de transacções da Chrono24 gerados por relógios usados, os clientes estão particularmente preocupados com a autenticidade. Por isso, Tim sublinha a importância da confiança e o papel dos dados e da tecnologia na obtenção da mesma. "Fazemos um grande esforço para estabelecer a confiança através de transacções seguras e estamos empenhados em salvaguardar os fundos dos clientes até que estejam totalmente satisfeitos com o relógio adquirido."

Tendências, desafios e o futuro

Discutindo as tendências atuais, Tim vê preços estáveis no mercado de relógios de luxo e aplaude a resiliência da Chrono24 durante as disrupções do mercado. Quando discute a estabilidade e o futuro da indústria relojoeira, manifesta um otimismo a longo prazo, apesar de algumas das incertezas a curto prazo. Este otimismo está em parte relacionado com a sustentabilidade dos relógios de luxo. "Os relógios têm um apelo duradouro e provavelmente sobreviverão a si, a mim e até à nossa casa. Provavelmente, a minha coleção de relógios sobreviverá a tudo o que possuo e isso é uma sensação fantástica," conclui.

Leia o nosso relatório completo 2024 Global Retail Outlook para aprofundar melhor e em mais perspectivas do sector.

Tim Stracke, Chief Executive Officer da Chrono24 afirma

"Passei muito tempo a construir Lego técnico e aviões e carros controlados por rádio. A primeira vez que vi um relógio Swatch com fundo de vidro, revelando a sua mecânica fina, fiquei viciado. E agora, na Chrono24, posso juntar esta paixão pela mecânica com as minhas paixões pelo empreendedorismo, pelos relógios e pelos mercados. É como estar num parque de diversões; não parece um trabalho".

Did you find this useful?

Thanks for your feedback

If you would like to help improve Deloitte.com further, please complete a 3-minute survey