Ao criar uma coligação de organizações, incluindo empresas em fase de arranque, fornecedores de tecnologia e clientes pioneiros, estamos a ajudar a resolver desafios difíceis na sociedade, na indústria e no ambiente. Com origem na Austrália e no seu primeiro ano no Reino Unido, o Gravity Challenge ajuda a nossa equipa de inovadores a resolver problemas do mundo real de novas formas - utilizando tecnologias espaciais como as comunicações por satélite, imagens de satélite de alta resolução e outros conjuntos de dados geoespaciais. As tecnologias espaciais oferecem potencial para resolver desafios numa variedade de setores - desde ajudar as organizações de serviços financeiros a detetar melhor a fraude, até permitir que a tripulação das ambulâncias aéreas tome decisões mais precisas utilizando dados de satélite e móveis.
Para esta ronda do Gravity Challenge, concentrámo-nos especificamente numa questão que nos afeta a todos - as alterações climáticas. O nosso planeta está a enfrentar um momento crítico na sua mudança climática e o governo do Reino Unido comprometeu-se a fazer a transição para emissões agrícolas net-zero até 2040, sem deixar de produzir alimentos nutritivos suficientes para alimentar uma população em crescimento. Trata-se de um objetivo ambicioso e o acompanhamento dos nossos progressos em relação a esse objetivo exigirá uma medição e monitorização precisas do carbono em todo o mundo.
Uma das organizações com quem estamos a trabalhar este ano para enfrentar este desafio é a Bardsley England, uma empresa de fruticultura. Dado que os pomares são locais de armazenamento natural de carbono, a Bardsley pretende maximizar as formas como os seus pomares podem ter um impacto ambiental positivo. Como primeiro passo, quer descobrir a quantidade de carbono armazenada nos seus pomares. A partir desta base de referência, pretendem aumentar o carbono armazenado nos pomares ano após ano para poderem efetuar operações neutras em termos de carbono e apoiar a redução do carbono, ajudando na luta contra as alterações climáticas. Trabalhando com a Treeconomy, esta colaboração procura combinar dados de Deteção e Localização por Luz com dados de satélite, para permitir a medição remota do carbono, bem como o sequestro e as emissões.
Dado o foco deste desafio específico, a equipa está também a ser apoiada pelo nosso especializado Climate Change & Environment Studio, da Deloitte Ventures.