Os actuais dispositivos digitais e móveis proporcionam um acesso sem precedentes a informações, produtos e serviços por uma variedade de canais digitais.
As empresas precisam de criar uma experiência de marca sem falhas, projectando a sua marca claramente nos muitos pontos de contacto, canais e dispositivos que os seus clientes utilizam. Também precisam de tirar partido da análise e do manancial de dados disponíveis na empresa e à sua volta para detectar e moldar as oportunidades de mercado antes da concorrência. Esta estratégia digital é um passo importante para se tornar uma empresa intuitiva.
No entanto, muitas organizações executam a transformação digital através de iniciativas autónomas — muitas vezes desenvolvidas em silos organizacionais — que prejudicam a sua capacidade de proporcionar uma experiência omnicanal consistente ao cliente e de tirar partido da análise de dados. Essas organizações podem ser reactivas às necessidades dos clientes ou, na melhor das hipóteses, responder às mesmas. Uma abordagem empresarial à estratégia digital, por outro lado, pode ajudar a criar uma experiência de cliente sem falhas que apoie a marca de uma empresa, independentemente do ponto de contacto, canal ou dispositivo. Também promove a transparência e a agilidade necessárias para tomar decisões informadas para responder rapidamente às rápidas mudanças do mercado. Estas são as características de uma empresa intuitiva, uma vez que detecta e molda os mercados para redefinir continuamente a fronteira digital.