Skip to main content

Conheça Abhik Banerjee

Consultant, Roterdão, Países Baixos

Faces of Industry é uma série de artigos que exploram as histórias pessoais dos nossos profissionais, partilhando as principais experiências que definiram os seus valores e explorando a razão pela qual fazem o que fazem. Nesta história, Abhik Banerjee conta-nos como o trabalho na indústria ajudou a construir a sua rede de contactos Deloitte.

As pessoas são muito acessíveis, e pode ver a sua paixão pelo sector e pelos seus clientes.

Abhik Banerjee sempre foi um apaixonado pela indústria do consumo. O consultor baseado em Roterdão chama-lhe "uma indústria muito tangível - você toca nos produtos todos os dias". Também gosta do seu rápido ritmo de mudança, em comparação com a maioria das outras indústrias, porque as mudanças são impulsionadas por todos nós, consumidores. "Estas organizações precisam sempre de estar à frente do jogo e antecipar o comportamento", observa. "É isso que me entusiasma."

Abhik cresceu em Calcutá, na Índia, e entrou para a Deloitte na indústria de consumo. Mudou-se para o escritório de Roterdão, onde descobriu que a comunidade de profissionais dessa área nos Países Baixos é, ao mesmo tempo, muito grande e muito unida. "As pessoas são muito acessíveis", diz ele, "e é possível ver a sua paixão pelo sector e pelos seus clientes, em particular." De facto, pode dizer-se que a rede internacional da Deloitte é uma família para ele - literalmente. Embora não estejam no mesmo sector, o irmão mais velho e a cunhada de Abhik estão ambos na Deloitte Consulting no Canadá.

Ocupado com os clientes, Abhik continua a trabalhar na sua certificação industrial e considera que a aprendizagem é fundamental para manter os consultores actualizados, seja qual for o sector ou indústria. Também encontra tempo para trabalhar com a equipa de recrutamento e orientar os estudantes sobre consultoria.

Diz que fazer parte da indústria do consumo o ajudou a crescer pessoalmente e a tornar-se um consumidor mais consciente. "Quando vou ao mercado tento comprar coisas que são de origem local, em vez de algo que viajou 1.000 milhas para chegar ao supermercado local".

Profundamente preocupado com o desperdício alimentar, Abhik pergunta-se regularmente, por exemplo: "Porquê comprar dois destes artigos só porque estão em promoção quando só preciso de um?" Embora veja as contradições no comportamento do consumidor, entre querer conveniência e agir de forma sustentável, Abkik está encantado por fazer parte do processo. "Um facto positivo é que estamos a abordar este tema", diz ele.

Why Industry?

"Sem dúvida", diz Abhik, "a indústria foi a ferramenta que me permitiu construir a rede de contactos Deloitte". Essa rede era, por natureza, global, com muita colaboração entre geografias: muitas empresas de consumo, embora registadas nos Países Baixos, têm a sua sede noutros locais. Cita o trabalho com contas que exigem a colaboração entre profissionais sediados nos Países Baixos, como ele, e colegas Deloitte na Suécia e nos EUA. Está grato porque, quando chegou à Deloitte, os profissionais séniores dos Países Baixos estavam sempre dispostos a integrá-lo em projectos, o que o ajudou a estabelecer rapidamente contactos e a ter uma visão das oportunidades.

Did you find this useful?

Thanks for your feedback

If you would like to help improve Deloitte.com further, please complete a 3-minute survey