O Global Powers of Construction (GPoC) analisa as perspectivas do sector da construção a nível mundial e discute as estratégias e o desempenho dos grupos de construção mundiais mais representativos do ano anterior.
O GPoC 2023 examina os principais indicadores financeiros dos principais intervenientes do sector e fornece informações para ajudar as empresas a compreender e avaliar os desafios e oportunidades relacionados. Também explora certas tendências do sector, que têm vindo a moldá-lo nos últimos anos ou que se espera que venham a ter um grande impacto no futuro.
Principais conclusões:
- Em 2023, as vendas agregadas em dólares do Top 100 GPoC aumentaram 3,4%, enquanto a capitalização do mercado aumentou 18,3%.
- Em 2023, as receitas obtidas pelo nosso Top 30 GPoC com as vendas internacionais aumentaram para 18,4% das vendas totais, contra 17,1% no ano anterior, ainda abaixo do rácio de 19% pré-pandemia alcançado em 2019.
- Nenhuma das empresas do nosso Top30 GPoC registou perdas de construção em 2023 ou 2022.
- As perspectivas a longo prazo continuam a ser positivas, uma vez que se espera que o sector cresça de 10,4 biliões de dólares em 2023 para 16,1 biliões de dólares em 2030, com um CAGR de aproximadamente 5,9% durante o período.
- Tendências globais, como a rápida urbanização e a descarbonização da economia, representam uma enorme oportunidade para as empresas de construção irem para o estrangeiro, mas também para acrescentarem novas actividades ao seu portfólio, além do negócio tradicional da construção.