Mobility-MaaS (as-a-Service) é um conceito que liga vários serviços de mobilidade numa interface unificada, apresentando possibilidades de transformação em termos de comportamento de mobilidade e benefícios ambientais. Tem atraído uma atenção significativa, especialmente nas zonas urbanas, uma vez que proporciona aos consumidores um acesso único aos serviços de mobilidade.
É também evidente que um número crescente de habitantes urbanos está a exigir mais soluções MaaS para satisfazer as suas necessidades de mobilidade. Consequentemente, o mercado de MaaS e as oportunidades de lucro associadas estão preparados para um crescimento contínuo no próximo ano, chamando a atenção dos mercados de capitais. Chegou o momento de definir a sua estratégia para não perder o barco. O conjunto de dados e o projecto MaaS-NLP (Natural Language Processing (NLP)) são recursos valiosos para compreender o panorama actual do MaaS e a sua trajectória futura. Oferecem um ponto de partida para outras investigações e discussões neste domínio em rápida evolução e em constante mudança, funcionando também como um roteiro para a próxima geração de fornecedores de MaaS.
Nesta análise abrangente, examinamos o panorama global das soluções MaaS existentes, incorporando uma metodologia de NLP para identificar construções essenciais nos ecossistemas de MaaS, tais como a proposta de valor abrangente, a plataforma técnica, os factores de valor e os mecanismos de governança. Além disso, aprofundamos as especificidades do modelo de funcionamento dos actores e das relações e dos mecanismos de governança, para delinear um plano preliminar para uma solução MaaS rentável de futuro. É importante reconhecer que não existe uma solução única para todos os desafios multifacetados dos ecossistemas MaaS.
A colaboração subjacente a esta análise, foi liderada por uma equipa luso-alemã da Deloitte, activa nos sectores público e automóvel e, especializada em soluções de mobilidade digital, trabalhando em estreita colaboração com os clientes do sector automóvel e os seus departamentos de financiamento cativo/mobilidade. A equipa foi apoiada por investigadores da Chair of International Automotive Management da Universidade de Duisburg-Essen, centrada nos ecossistemas, entre os quais, os ecossistemas MaaS, em conjunto com as autoridades locais, os OEM do sector automóvel e os fornecedores.