Skip to main content

Projetos apoiados

8ª edição do PACT Fund

O PACT Fund já apoiou mais de 52 projectos, criando um impacto positivo na vida de cerca de 18 mil pessoas.

Integrada na estratégia de responsabilidade social e corporativa – WorldClass –, a última edição do PACT Fund centra-se no apoio aos seguintes projectos:


Capacita-TE! | Acreditar - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro

 

A Acreditar tem como missão garantir a qualidade de vida das crianças e jovens com cancro, bem como das suas famílias, desde o momento do diagnóstico, acompanhando-os em todos os momentos da doença.

Este projecto pretende orientar e capacitar para a (re)definição de projectos de vida, entre 15 a 20 jovens sobreviventes de cancro pediátrico (SCP) em situação de vulnerabilidade, seja através da orientação vocacional (jovens SCP que se querem candidatar à Universidade ou a curso profissional) ou através do desenvolvimento profissional (jovens SCP maiores de 18 anos desempregados ou com vontade de mudar de emprego). É igualmente promovido o desenvolvimento pessoal, transversal a qualquer idade e situação académica ou profissional. Pretende-se que exista um acompanhamento individual a cada participante; uma avaliação final e também um follow-up de forma a perceber a quantos SCP foram transmitidas competências e, principalmente, a importância na (re)definição dos projectos de vida.


Destino Emprego Porto | Associação Salvador

 

A Associação Salvador tem como missão promover a inclusão das pessoas com deficiência motora na sociedade e melhorar a sua qualidade de vida, potenciando os seus talentos e sensibilizando para a igualdade de oportunidades. Com este projecto pretende-se promover a empregabilidade das pessoas com deficiência motora da área metropolitana do Porto, através do seu acompanhamento, orientação e capacitação, bem como da sensibilização e acompanhamento das entidades empregadoras.

O projecto tem vindo a evoluir e a incorporar as melhorias e oportunidades que vão sendo identificadas, nomeadamente os acompanhamentos em grande proximidade, a prospeção direcionada, a manutenção da dedicação ao candidato e empresa na pós-colocação, a criação de rede e, para 2022, a aposta em identificar proactivamente os potenciais candidatos através de diferentes canais de captação, a adopção de um modelo misto entre o online e o presencial que permitirá usufruir do melhor de cada um (chegar a quem tem mais dificuldade de sair de casa, facilitar a participação das empresas nas ações, diminuir custos de deslocações e tempos de afetação, sendo que simultaneamente serão progressivamente retomadas atividades presenciais quando e para quem fizer sentido).


Mãe + Digital | Ajuda de Mãe

 

A Ajuda de Mãe tem como principal objectivo apoiar cada mãe e cada família para que o nascimento do bebé seja um factor de melhoria da sua vida e da vida familiar. Este apoio será feito através de acompanhamento psicossocial, acolhimento, formação e reintegração profissional. Apoia também a construção e consolidação do projecto da gravidez e maternidade de cada mãe e ainda a sua inserção laboral com vista a uma melhor vida com a sua família.

O projecto “Mãe + Digital” tem como objectivo a criação de uma formação modular que promova a literacia digital e o empreendedorismo feminino. Tendo por base o quinto pilar dos objectivos de desenvolvimento e sustentabilidade da ONU, procura-se aumentar o uso de tecnologias de base, em particular as tecnologias de informação e comunicação, para promover o empoderamento das mulheres, a qualidade de vida da família e o maior acompanhamento dos menores.


IntegrarTE - Programa de treino de competências laborais para integração no mercado de trabalho | AAMA - Associação de Atividade Motora Adaptada

 

A AAMA tem como missão apoiar as populações com deficiência e outras necessidades especiais e suas famílias, no âmbito desportivo, terapêutico, recreativo, educacional e formativo promovendo a sua qualidade de vida e o exercício pleno da sua cidadania, de forma a desenvolver o empowerment e a capacitação individual e promover uma maior igualdade de oportunidades.

O objectivo do projecto passa por ensinar tarefas laborais a jovens com necessidades especiais, em contexto laboral real protegido, para que possam estar mais preparados para futuramente poderem ser integrados no mercado de trabalho. Para além desta formação, todas as competências inerentes à entrada no mundo laboral (ainda que de forma parcial) são estimuladas ao máximo, tais como o sentido de responsabilidade, a autoestima, a capacidade de decisão, a motivação, o comportamento social, a adequação da linguagem e acima de tudo a capacidade de adaptação a novas situações.


Spot Games | Epic Student

 

A Epic Student é uma associação sem fins lucrativos que promove a capacitação académico-profissional de jovens, com vista à sua inclusão de maneira sustentável na sociedade. Para a realização deste objecto, a Epic Student promove projectos sociais que promovem a capacitação e inclusão social de jovens a viver em realidades de exclusão, bem como a capacitação académico-profissional de jovens universitários.

O projecto consiste no desenvolvimento de uma ferramenta gamificada digital, que permitirá aos professores de 1.° CEB motivar todos os seus alunos - independentemente do seu contexto e nível inicial de conhecimentos - para a aquisição e recuperação de competências de matemática, previstas nas Aprendizagens Essenciais da disciplina (cf. definidas pela DGE).


Hackathon de Ideias | PEEP – Educar para Empreender

 

Esta instituição apoia a formulação de políticas baseadas em evidências em pesquisa, educação e inovação como parte das transições duplas para um futuro verde e digital. Trabalha com actores públicos e privados em diferentes níveis territoriais para co-desenhar políticas que respondam positivamente aos desafios da sociedade.

O projecto “Hackathon de Ideias para Jovens Empreendedores Angolanos” é uma forma de encontrar novas soluções para problemas, ao mesmo tempo em que mostra o que há de melhor no trabalho em equipa. Os jovens reúnem-se para construir, lançar e vencer com as suas ideias originais. O objectivo é que os jovens criem e desenvolvam uma oportunidade de usar as suas competências para realizar ideias inovadoras. No caso deste projecto, e considerando o contexto pandémico, tudo se passará no espaço digital, em casa das pessoas e nos locais de acesso online indicados (a Rede de Mediatecas).


PRO(F)LITERACY | PROACTING - Associação para a Promoção do Empreendedorismo e Empregabilidade

 

Esta associação nasceu no Porto, em 2019, e pretende ser um agente facilitador da interacção entre empresas e entidades do SCTN, potenciando assim a dinâmica empreendedora de oportunidade em detrimento da dinâmica empreendedora de necessidade e a qualificação do emprego jovem. Mais do que fomentar interacções, a PROACTING pretende ser um agente activo no fomento de um HUB que reúna as diferentes sensibilidades num único ecossistema de inovação, com uma forte influência na inovação social.

O problema social principal que o projecto pretende resolver é o conjunto de dificuldades socio-económicos fracturantes das sociedades actuais, relacionados com o baixo nível de literacia financeira das famílias e a incapacidade dos sistemas (nomeadamente do sistema educativo, social e famílias) em o resolver, contribuindo para o aparecimento e/ou perpetuidade de fenómenos de exclusão social, desigualdade social, desemprego, situações de carência, dependência dos sistemas sociais e outros.

 

Todas as crianças merecem uma excelente educação | Teach For Portugal

 

A Teach for Portugal é uma organização portuguesa sem fins lucrativos que pertence à rede internacional Teach For All. Tem como objectivo diminuir a desigualdade educativa e proporcionar às crianças de meios mais desfavorecidos a oportunidade de atingirem o seu máximo potencial, colocando-os num caminho de oportunidades que trará impacto nas suas vidas a curto prazo e nas escolhas que farão para o futuro.

O projecto desenvolve-se em duas grandes etapas: a introdução de um elemento disruptor (mentor) na sala de aula e nas comunidades, permanentemente imersos no contexto destas crianças, e onde permanecem durante 2 anos, desde o início do ano lectivo. Com uma intervenção inovadora na forma de leccionar irão dar aulas em par com os professores, desenvolver relações de proximidade com os pais, de forma a promover o envolvimento de todos. Fora da sala de aula e na comunidade trabalham diferentes projectos de acordo com o projecto educativo da escola. O conhecimento e vivência desta realidade gera nos mentores necessidade de ser parte da solução, combatendo a desigualdade educativa no seu percurso profissional.

 

Conheça os projectos anteriormente apoiados: